10 Dicas para Falar Muito Melhor - Parte I

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Seja com colegas de trabalho, com sua mulher ou em frente a um auditório lotado, as orientações abaixo vão ajudar você a se comunicar de forma muito melhor.

1. Desenvolva sua voz

Vozes que parecem estar choromingando não indicam nenhum tipo de autoridade. Na realidade, vozes macias demais podem te fazer parecer uma presa para algum(a) companheiro de trabalho que constrói a carreira infernizando a vida dos outros. Comece a fazer exercícios para baixar o tom de sua voz (falar em tom mais grave, popularmente falando: falar mais grosso). Uma dica de exercício é cantar, em um tom que esteja uma oitava abaixo, suas músicas favoritas. Pratique isso diariamente, e depois de algum tempo sua voz irá começar a soar mais grave (mais grossa).

2. Fale mais devagar

Calma, sem pressa, porra!

As pessoas irão perceber que você está nervoso e inseguro se você falar depressa demais. Entretanto, não fale devagar ao ponto de outras pessoas começarem á terminar as sentenças por você só para te fazerem terminar mais rapidamente.

3. Anime sua voz

Cid Moreira é rei da animação, observe e aprenda

Evite falar monotonamente. Use dinâmicas. Seu tom de voz deve subir e baixar. Fale baixo e alto, à fim de dar mais ênfase à certas palavras. Uma boa idéia é observar o apresentador de seu telejornal local, aprenda com ele.

4. Atente à sua dicção

Cuidado com a língua presa

Fale com clareza. Não murmure nem enrole as palavras. Se as pessoas vivem dizendo “hein?”, você está enrolando as palavras.

5. Use uma altura apropriada

Como se soletra paralelepípedo?

Use uma altura de voz que seja apropriada ao local que você se encontra, fale mais baixo e “macio” quando você está próximo de seu interlocutor e o ambiente é silencioso. Fale mais alto e impositivamente quando estiver falando para um grande número de pessoas.

Amanhã, a segunda parte desse artigo com mais 5 dicas pra resolver sua fala.

Desenrolando é site parceiro da PapodeHomem e contém excelentes artigos para ajudar você a desenrolar situações chatas do seu dia-a-dia. Vai lá, deixa de ser preguiçoso!


publicado em 09 de Abril de 2007, 08:49
D67bf7d93e1fe476757b9a9ddb275aaa?s=130

Desenrolando

Desenrolando ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura