10 falhas absurdas de goleiros

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

As piadas de futebol feitas aqui são apenas para dar um tom de humor ao texto. Não vamos levar a sério, OK? Piadas são sempre bem-vindas. Ofensas, não.

Na quinta-feira passada, enquanto assistia ao jogo entre São Paulo e Internacional-RS entre uma cerveja e outra, pensava comigo qual seria o tema do meu próximo texto aqui no PdH. Pois bem, o goleiro Renan ficou preocupado com minha ausência de ideias e resolveu sugerir uma excelente pauta, ao cometer um erro absolutamente ridículo contra o time do Morumbi.

Vejam a lambança que fez o goleiro do time gaúcho:

Link YouTube

Assim que consegui parar de xingar o goleiro por ter protagonizado um lance de tamanha bizarrice (como bom corinthiano, estava torcendo contra o pessoal lá do Morumbi), mandei um email para a equipe do PdH pedindo que eles me ajudassem com minha próxima pauta. Pedi para que eles me indicassem algumas falhas de goleiros. Para tanto, decidi estabelecer algumas regras, a seguir:


  • Priorizar falhas ocorridas após 1980 no Brasil, pois a probabilidade de que o público do PdH se lembre dos lances é maior.

  • Falhas não são somente aquelas que resultam em gols, embora seja dessa forma que acabam 99.9% dos erros cometidos por goleiros.

  • Não incluir nenhuma falha de algum goleiro do Corinthians, até porque goleiros do Corinthians jamais cometeram falhas e tudo o que vocês falarem não vai me tirar essa certeza.

  • Falhas do Rogério Ceni e de qualquer goleiro do Flamengo valem dois pontos e tem prioridade. (Não, ainda não superei a Libertadores).

  • A lista não é nenhum tipo de ranking onde estão as 10 maiores falhas de todos os tempos. Isto seria muito pretensioso. Apenas selecionei 10 falhas que achei interessantes e sei que existem outras milhares por aí. Aliás, fiquem à vontade de colocá-las nos comentários.

Depois de ter listado centenas de erros e de ter recebido várias sugestões da equipe PdH (razão pela qual deixo a ela os meus sinceros agradecimentos), segue abaixo a lista de 10 falhas absurdas de goleiros que vocês deveriam ver.

1. Júlio Cesar chuta bola na cabeça de Fabinho e a bola volta para o gol.

Vamos abrir a lista com “o melhor goleiro do mundo”:

Link YouTube

2. Goleiro japonês comete erro lamentável

Indicação do nosso glorioso Dr. Health, esse lance me deixou rindo uns 5 minutos. Nas palavras do próprio Doc, nesse lance não cabe nem descrição.

Link YouTube | Algum leitor se dispõe a fazer uma análise do que passou pela mente do goleiro nessa fração de segundo?

3. Rodolfo Rodriguez coloca a bola no chão e Ronaldo marca (Cruzeiro 6 x 0 Bahia, 1993)

Ressalte-se que Rodolfo Rodriguez foi um baita goleiro, daqueles de fazer defesas milagrosas. Não por acaso seu apelido era Gato Rodriguez. Dessa vez, entretanto, após defender um chute cruzeirense, o goleiro uruguaio, ainda ajoelhado, coloca a bola no chão para arrumar sua luva justo na frente de Ronaldo Fenômeno, na época um garoto de 17 anos que começava sua carreira no futebol. O resultado:

Link YouTube

Não consigo descrever o quão irritante é o narrador chamando Ronaldo de “Menino Ronaldo” todas as vezes que ele faz um gol. No caso, foram 5 gols nesse jogo.

4. Valdir Peres engole um frangaço do meio da rua (Brasil 2 x 1 URSS pela Copa de 1982)

Valdir Peres foi um grande goleiro que carregou fama de frangueiro por toda sua carreira, basicamente por causa desse gol.

Link YouTube

5. Jaílson lança a bola para dentro de seu próprio gol (1992)

Tive de incluir esse lance pois lembro exatamente de estar assistindo o Esporte Espetacular quando isso foi ao ar. 15 anos depois, o lance serviu de inspiração para o quadro "Bola Murcha" do Fantástico.

A narração da mulher do técnico é impagável. Não consegui achar a versão completa, onde dá pra escutar todos os nomes dirigidos a Jaílson.

Link YouTube

6. Robert Green recebe as boas vindas da Jabulani (Inglaterra 1 x 1 EUA pela Copa de 2010)

A culpa é da Jabulani. Todas as falhas de goleiros na Copa de 2010 foram culpa da Jabulani. Na verdade, ninguém falhou. A Jabulani é que enganou os goleiros.

Link YouTube

7. O pior jogo da carreira de Marcos (Palmeiras 2 x 7 Vitória em 2003)

Marcão, eu simpatizo com você, mas no seu lugar, tentava proibir a veiculação desse vídeo. O último gol do Vitória foi bisonho e há pelo menos mais duas falhas do Marcos nesse jogo.

Link YouTube

8. Clemer, pelo profissionalismo

Se tem um goleiro que tem uma obra sólida ao longo da carreira, quando o assunto é frango, seu nome é Clemer. Escolhi esses dois, mas tem um monte. Sério, o cara é um profissional do frango.

Link YouTube

Link YouTube

9. Carini (Atlético-MG x Ipatinga)

Como o próprio narrador diz, esse é o frango clássico. Bola baixinha, fácil de defender. Deem uma olhada no que Carini fez.

Ainda bem que agora o Atlético-MG conta com toda a “segurança” e controle emocional de Fábio Costa.

Link YouTube

10. Rogério Ceni, pelo conjunto da obra

Vocês não acharam que eu ia deixar passar, né? Assistam para entender porque Ceni sempre se sentia obrigado a fazer algum gol de falta ou pênalti. Compensação.

Link YouTube | Alguém consegue contar os frangos?

Bom, essa é apenas uma lista. Quero ver outras falhas toscas nos comentários, sempre lembrando que os goleiros do Corinthians nunca cometeram frango algum e que qualquer vídeo nesse sentido é pura montagem.


publicado em 09 de Agosto de 2010, 07:55
4433381927e9cf1c678f84678c5e10d2?s=130

Guilherme Pinheiro

Criado para ser engenheiro, acabou se formando em Direito e terminou como produtor de cinema. Não tem a menor ideia de como chegou até aqui, embora nunca tenha parado para pensar nisso.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura