13 canais de conteúdo para você parar de perder tempo no Youtube

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Existe realmente uma separação entre a mente e o cérebro? Qual é o processo para um cidadão normal como eu virar papa? Por que o tempo passa mais devagar na velocidade da luz? Como um algoritmo pode criar números randômicos?

Todos temos aquelas dúvidas que ficam sem resposta. Talvez elas não sejam de suma importância para o nosso futuro ou não influenciem diretamente nosso trabalho ou convívio social, mas estão lá.

O Paulo Ribeiro escreveu um texto sobre autodidatismo que me fez ver o quão grande era a possibilidade de aprender coisas que na época de escola, período que eu tinha acesso diariamente a vários tipos de professores, não tive a curiosidade de saber.

Boas aulas!

Por acaso, reunindo os canais para apresentar nesse post, fui olhar um vídeo no canal CrashCourse, e me deparei com o seguinte diálogo entre um aluno e um professor:

 Mr. Green, Mr Green! Isso vai cair na prova?
 Certo, a respeito do teste. Ouça com atenção. O teste irá avaliar se você é informado, engajado e um cidadão produtivo do mundo.
Isso será necessário em escolas, bares, dormitórios e casas de oração. Você será testado em primeiros encontros, entrevistas de emprego, enquanto olha futebol ou navegando no seu Twitter. O teste irá julgar sua habilidade de pensar a respeito de outras coisas além de casamentos de celebridades, se você vai ser facilmente persuadido por uma política retórica vazia, e se você vai estar apto a colocar sua vida e sua comunidade em um contexto mais amplo.
O teste irá durar sua vida inteira e irá abranger milhões de decisões que, tomadas juntas, irão fazer a sua vida ser a sua. E tudo, tudo, irá estar nisso.

Até consigo aceitar que quando eu era o aluno fazendo esse tipo de pergunta, ainda não tinha maturidade. Mas fico muito decepcionado quando vejo que perdi muito tempo com conteúdo que não agrega em nada. Não sou contra olharmos vídeos para dar risada, mas olhar apenas isso enquanto estamos no computador é desperdício.

Pesquisei por perguntas que ainda tinha sobre o mundo, e para a minha felicidade, os canais que as respondiam continham explicações de outras dúvidas que eu nem sabia que poderia ter.

A lista de canais matadores

1. TheNewBostonEsse canal ensina desde sobrevivência na selva até linguagem de programação C++.

2. MinutePhysicsQuanto tempo dura um segundo? O que é o bóson de higgs? Como sabemos realmente que a terra é redonda?

Link Youtube | O universo tem um propósito? (legendado em português)

3. VsauceDe que cor é um espelho? E se o sol desaparecesse?

4. PeriodicVideos: Como é feito ácido sulfúrico? O que compõem uma dinamite? Firewater?

5. PsyFileCanal aberto recentemente, mas que já explica como percebemos a passagem do tempo e se realmente usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro.

6. WordsOfWorldFeminismo? Fidel castro? Modernização? Reich?

7. NurdRage Science ExperimentsApresentação de experimentos para todos os níveis de conhecimento e gostos.

8. NumberphileDe onde vem o famoso 3,14? Por que aquele número que você decorou para a prova de química é 6,02*10^23?

9. AllTime10s Aqui são disponibilizados os Top 10 mais variados. Todos os vídeos, além de classificar, contêm muita informação útil.

Link Youtube | Os dez mais bizarros casos de histeria coletiva

10. Veritasium: Quem pode sobreviver a uma bomba atômica? De onde o sol tira energia?

11. TheOpenUniversityMais de 100 listas de aulas sobre tudo que se pode imaginar.

12. SixtySymbolsO que aconteceria se eu caísse dentro de um buraco negro? O que os óculos 3D tem de diferente? Por que um vidro é transparente?

13. SmarterEveryday: Por que os gatos sempre caem em pé? Como funciona um foguete?

Para o ramo profissional e escolar existe o KhanAcademy, que possui uma versão traduzida de aulas de matemática, física, biologia e química. E as aulas ministradas nos cursos do MIT, quer mais?

Imagino se todo esse tipo de conhecimento disponibilizado em inglês fosse traduzido para o português e disponibilizado para qualquer indivíduo brasileiro com acesso à internet.

Por que todos aqueles que têm condições de traduzir algum vídeo no Youtube, não colocam isso como uma tarefa semanal? Nenhum dono de um canal estrangeiro iria achar ruim a ideia de ter seu conteúdo na linguagem de um país com as dimensões do Brasil.

Ah, não tem como? Não sabe inserir legendas em vídeos no youtube? Pode ser um bom momento para aprender.


publicado em 16 de Abril de 2013, 17:11
0421e3c017318509eccc1c5268c60fce?s=130

Mauro Basquera

Engenheiro em formação, nascido no interior do Rio Grande do Sul, com interesse em filosofia, psicologia, física e música. Com mais dois amigos, criou um site para guardar todo tipo de conteúdo para a posterioridade, o BrainDamage.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura