7 maneiras de aproveitar o espaço em um apartamento pequeno

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Surgiu uma oportunidade de emprego, você entrou para uma universidade, ou apenas optou por viver em um espaço mais simples e reduzido. Seja qual for o motivo, agora você está em um apartamento pequeno, o que pode ser bastante aconchegante, mas ao mesmo tempo, um desafio no que se trata de administrar um espaço com menores dimensões.

A chave para ter um apartamento pequeno e não viver em um mar de desordem é pensar nos detalhes de organização de cada ambiente. Normalmente, os espaços possuem múltiplas funções, como salas e cozinhas agrupadas.

Não se preocupe, pois você não precisará reduzir sua mobília a um colchonete e um micro-ondas se aplicar estas dicas que separamos.

imagem 1

1. Elimine o que não é mais necessário

A primeira coisa que você deve ter em mente é que, se o espaço é reduzido, somente o que for essencial deve estar nele. Acumulação é uma coisa comum para todos nós e, ao longo do tempo, acabamos guardando um monte de coisas que não possuem mais função, ou que talvez nunca tiveram.

Por isso, é importante decidir o que você realmente precisa manter no seu apartamento. Só este exercício já pode liberar um espaço espantoso. Comece pelo seu guarda-roupas e pense em quando foi a última vez que você usou cada peça. Tente se lembrar se a usou no último ano, pelo menos. Se não, dispense-a. A regra também vale para peças que não cabem mais em você. Você pode levar tudo para um brechó e ainda ganhar um dinheiro, ou então, doar.

Faça esse exercícios em outros espaços, por exemplo, na cozinha também juntamos aparelhos desnecessários e que ocupam grandes espaços, analise se cada um é realmente útil e descarte o que não tiver mais uso.

imagem 2

2. Encontre todos os espaços de armazenamento disponíveis

Como já foi dito, a organização é a chave do negócio em apartamentos pequenos. Por isso, evite ao máximo a bagunça, ela deixa um lugar pequeno parecendo ainda menor.

Uma solução é comprar recipientes de armazenagem de plásticos de diferentes tamanhos, para que possam ser colocados embaixo da cama ou em cima do guarda-roupas. Também há pufes, mesas de centro e camas com abertura para armazenar todos os tipos de coisas.

3. Deixe guardado o que você não usa com frequência

Depois de achar espaços onde poderá armazenar as coisas que estão espalhadas, separe aquelas que você não costuma usar frequentemente para deixar guardadas. Por exemplo, em regiões com clima mais quente, as roupas de frio provavelmente só serão usadas no inverno ou em viagens.

imagem 3

4. Tenha móveis com mais de uma finalidade e de tamanhos em escala

Além dos móveis que podem servir como guarda-tudo, procure aqueles que têm mais de uma função doméstica, como sofás-cama ou futons. Os móveis também devem ser condicentes com o espaço, então, prefira os que têm dimensões menores, uma boa ideia é ir à lojas de mobília infantil, pois lá as peças possuem tamanho reduzido.

Escolha móveis que são mais altos que largos, também. E não deixe de explorar suas paredes, principalmente, no alto. Para sua TV, um painel acoplado na parede será muito melhor que uma estante, por exemplo. As prateleiras são suas principais companheiras quando se trata de economizar espaço, nelas você pode incluir pelas de decoração, livros etc.

5. Use prateleiras

O ambiente que costuma ser mais reduzido em apartamentos pequenos é o banheiro, por isso, ele deve ser bem organizado para que não acabe se tornando um grande depósito de bagunça. O uso de prateleiras também é bastante útil neste espaço.

6. Analise cada parede da sua cozinha

Na cozinha, o espaço pode ser aproveitado com gabinetes suspensos e embutidos, mas a vantagem desse ambiente é que as paredes podem se tornar totalmente aproveitáveis sem que se perca a beleza.

Com ganchos e suportes de parede, você pode colocar suas frigideiras e panelas pequenas penduradas, além dos outros acessórios, como conchas e espátulas, porta condimentos etc.

imagem 4

7. Decore o ambiente de forma que pareça mais amplo

Além da disposição dos móveis no ambiente, a decoração influência totalmente na maximação do espaço. Uma dica é investir no uso de espelhos e na iluminação.

A cor das paredes em tons claros também valoriza as dimensões, e o mesmo vale para cortinas, tapetes e todos os móveis. Os tons escuros acabam deixando a impressão de que o espaço é menor.

Essa é só uma alternativa, se você prefere os tons escuros, as dicas anteriores já te ajudarão bastante a aproveitar seu espaço.

e vocês, como aproveitam o espaço nos seus apartamentos?


publicado em 21 de Julho de 2013, 10:51
6aa40c890fc351f45185a20cdb7ef2c8?s=130

Poema Eurístenes

Autora do Como Fazer. Apesar de possuir doutorado em ciência da rua, ainda é universitária e estuda Ciências Sociais. Pernambucana de berço, carioca por vocação, pretende transformar o mundo, nem que seja só o seu. Sua metamorfose ambulante é representada nos cabelos e nos textos que posta em seu devaneio particular.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura