8 Dicas matadoras para evitar a Procrastinação - Parte I

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

PERGUNTA: Três sapos estavam descansando em um tronco e um deles decidiu pular. Quantos sapos sobraram no tronco?

RESPOSTA: Três.

Oi, eu sou um sapo que cabe na ponta do seu dedo
Explicação: Apesar de a maioria das pessoas responder "dois", a resposta correta é "três". O fato de um sapo ter decidido pular não significa que ele realmente pulou.

Ao dar palestras sobre memorização e técnicas de estudo, eu sempre percebia que alguns alunos já sabiam todas as técnicas para ser um ótimo aluno. No entanto, isso não era a garantia de que seriam realmente bons alunos.

Existe um grande abismo entre saber o que deve ser feito e realmente tomar a atitude correta. A procrastinação é uma das responsáveis pela existência desse abismo. Como evitá-la?

"Farei isso quando tiver a oportunidade"

Você sabe o que essa frase significa, não sabe? Você nunca terá a oportunidade. Abaixo seguem 8 dicas para acabar com o hábito da procrastinação e começar a realmente fazer as coisas.

 
Tudo é uma questão de organização pessoal. Simples.


1. PARTICIONE


Não veja todas suas obrigações como apenas um grande projeto. Particione seus objetivos, projetos ou tarefas em partes pequenas. Estabeleça um prazo (data e hora) para cada parte.


2. ANOTE


Anote suas metas. Quando você as anota, elas se tornam mais concretas e factíveis. Ao anotar, você está assinando um compromisso consigo mesmo.


3. CONTE A ALGUÉM


Diga a algum amigo, colega ou até mesmo a namorada sobre seus planos. Discuta sobre suas decisões quando elas não couberem apenas a você. Às vezes, o apoio de alguém é tudo o que você precisava para começar.


4. COMPROMISSO


Estabeleça um horário fixo diário para mexer em seu projeto.

Apresentação no Caldeirão do Huck - Parte I

Amanhã, a segunda parte do artigo com mais 4 dicas e com o resto da apresentação no Caldeirão do Huck.


publicado em 02 de Maio de 2007, 11:58
8c0e3822481d9f13ed8c280ba3ab8ce1?s=130

Alberto Dell'Isola

Alberto Dell'Isola é recordista latinoamericano de memorização, psicólogo, escritor, jogador de Blackjack e lutador de Muay Thai. Conheça seu site e seu blog.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura