O verdadeiro Capitão Nascimento: Rodrigo Pimentel.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Em tempos de Tropa de Elite 2, torna-se ainda mais relevante conhecer o homem por trás do personagem.

Os dois primeiros vídeos desse post são um papo antigo(dica do Pablo Fernandes), gravado para o documentário "Notícias de uma Guerra Particular", quando Rodrigo Pimentel ainda fazia parte do BOPE.

Rodrigo Pimentel foi peça fundamental na construção do roteiro para Tropa de Elite, e é informalmente conhecido coomo o verdadeiro Capitão Nascimento - visto que foi a principal inspiração de Wagner Moura.

Parte I | "Eu sempre quis ser militar."

link vídeo

Parte II | "A nossa guerra se tornou uma guerra particular. A sociedade está alheia a isso tudo. (...) ela não quer saber."

link vídeo

Ainda que a imagem seja de baixa qualidade, a lucidez e eloquência de Pimentel se destacam. O vi palestrando no TEDx Sudeste esse ano e me tornei um admirador do cara. Ele defende que a "pacificação dos morros", no sentido de invasão e matança, é uma tática falida da Polícia. Vale escutá-lo.

Rodrigo Pimentel fala sobre Segurança Pública no TEDx Sudeste

link palestra


publicado em 16 de Outubro de 2010, 19:46
B014a5f3a0e89f0614d90bf20c9235dc?s=130

Guilherme Nascimento Valadares

Interessado em boas conversas, criar negócios que não se pareçam com negócios e em espaços de transformação. Nessa encruzilhada surgiram o PapodeHomem, o Escribas e o o lugar. No Twitter.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura