Como fazer feijão, passo-a-passo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Em primeiro lugar é bom esclarecer que todo esse texto é apenas uma sugestão. Lembrando que, em cada canto do Brasil e do mundo, há um tipo diferente de feijão.

E ele pode ser mais ou menos duro, de maior ou menor tamanho, enfim, de melhor ou pior qualidade. Dica prática: procure sempre informar-se sobre um feijão que dê bom caldo. Se o ingrediente for ruim, não há cozinheiro que salve.

Vamos lá!

Cozinhando o feijão

1. Pegue um pacote de 500g de feijão – abra, espalhe tudo e escolha os que vão para a panela. Jogue fora aqueles grãos que não estiverem bons.

2. Pegue uma panela de pressão e encha com 1 litro e meio de água. Coloque o feijão escolhido.

Salivou? | Foto por Flavio Massari
Salivou?

3. Tampe e ligue em fogo alto. A partir do momento que a danada começar a fazer o famoso: chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!, conte 30 minutos e desligue o fogo. Aguarde um tempo para a pressão sair. Não vai abrir logo a panela porque vai dar m...

4. Na hora em que abrir a panela, pegue um grão e tente amassar. Se conseguir com facilidade, está cozido. Se não, volte para cozinhar mais um pouco.

Pra ficar mais fácil, agora ligue o fogo sem tampar a panela. Assim você tem como ir testando o ponto.

O caldo

Bom, agora que o feijão já está cozido é hora de temperar e engrossar o caldo.

1. Pique bem 1 cebola média.

2. Fatie 1 lingüiça calabresa e depois corte cada fatia em 4 pedaços.

3. Pegue outra panela, forre o fundo com azeite e leve para aquecer. Coloque a cebola e refogue mexendo por 1 minuto. Acrescente a lingüiça e continue mexendo por mais uns 2 minutos.

4. Aí é só virar isso tudo na panela de pressão que está com o feijão. Misturar e cozinhar mais um pouco em fogo baixo sem tampa, até engrossar o caldo. Uns 10 minutos, mais ou menos.

5. Para salgar, assim que colocar o tempero na panela e misturar, ponha 1 colher de sopa rasa de sal. Misture e prove. Se achar que precisa de mais um pouco, coloque, mas sempre de pouco em pouco. Porque sal você põe, mas não tira de jeito maneira.

Vai dar feijão pacas! Dá pra comer no dia e congelar o resto na quantidade de porções que desejar.

Alternativa: feijão sem panela de pressão

Muita gente morre de medo de usar panela de pressão, não tem em casa ou simplesmente nunca usou uma na vida.

Sabendo disso, gravamos um vídeo com o chef Renato Carioni, do excelente restaurante Cosi, no qual ele ensina a fazer esse mesmo feijão aqui explicado, mas sem usar a polêmica panela.

O método de preparo é basicamente o mesmo, a única diferença é que você vai precisar deixar o feijão de molho na água da noite para o dia e o tempo de cozimento será um pouco maior. Vale a pena ver o vídeo e anotar as dicas preciosas.

Link Youtube

* * *

Nota1: aproveite para fazer a refeição completa! Aprenda também a fazer arroz e como passar um bife delicioso.

Nota 2: esse se tornou um dos textos mais lidos do PdH, são mais de 600.000 visitas acumuladas em cinco anos. Se foi útil pra você, veja a lista que preparamos com nossos artigos mais significativos de todos os tempos


publicado em 05 de Julho de 2009, 22:34
5cccef1b527207a058931517c55b16e1?s=130

Alessander Guerra

Dono do Cuecas na Cozinha, gosta de cozinhar e receber os amigos. Em volta do fogão, acompanhados de uma boa bebida, compartilhamos a melhor das experiências.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura