Como fazer moqueca de peixe

Fazer uma moqueca é mais prático e fácil do que todos pensam. É realmente uma barbada, como se diz no Rio Grande do Sul.

O principal cuidado é na seleção dos ingredientes para que estejam frescos, principalmente o peixe. Ontem fui à feira na frente do QG do PapodeHomem para comprar os ingredientes e me detive à escolha do peixe. Dentre badejo ou cação, preferi o badejo por não ter espinhas.

A receita completa inclui pescar o peixe, então aproveite o mimo dos tempos modernos.

O que era para ser um mero almoço de sexta-feira, com todos os integrantes do nosso time, virou um delicioso banquete, acompanhado de arroz integral. Sim, estamos adotando hábitos saudáveis. Por sinal, ontem começamos o dia com uma meditação orientada pelo mestre zen Mr. Gitti.

Ingredientes


  • 1 kg de badejo em postas ou filés

  • 1 pimentão vermelho

  • 1 pimentão verde

  • 1 pimentão amarelo

  • 2 cebolas médias

  • 1 cebola média roxa

  • 2 tomates

  • 250 ml de leite de coco

  • 2 limões

  • 3 colheres de azeite de dendê

  • Sal

  • Pimenta do reino

Não couberam todos os ingredientes na foto.

6 tarefas antes de comer

1. Utilize uma forma de vidro grande para acomodar bem todos os ingredientes. Na receita original, utiliza-se uma panela de barro, mais charmosa, porém não encontrada em todas as cozinhas.

2. Corte os pimentões, as cebolas e os tomates em fatias circulares grossas de um centímetro e reserve.

3. Tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto. Adicione o sumo de dois limões e deixe marinando por 30 minutos para o peixe absorver os sabores dos temperos que utilizamos. Se você gostar de coentro, use à vontade para temperar o peixe.

4. O próximo passo é acomodar os filés ou postas na forma e começar a fazer camadas dos legumes. Comece adicionando os dois tipos de cebola, depois as fatias de tomate e por fim os pimentões, intercalando as cores para dar um toque visual bacana no prato.

5. Por fim adicione o leite de coco e o azeite de dendê.

6. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Vinho brancco para acompanhar

Se não estivéssemos trabalhando, tomaríamos um vinho que foi recomendado aqui no Papodehomem: Mapu Sauvignon Blanc Reserva 2009, leve, com aroma frutado.

A moqueca é um prato com inúmeras variações. Adicionar ou remover ingredientes, além utilizar diversas panelas e formas para o preparo, resulta em um prato com diferentes finalizações, cheiros e gostos.

"Tá servido?"

Moquecas dos leitores PdH

Como você costuma comer ou preparar uma moqueca?

Já fez? Quais temperos usou? Compartilhe nos comentários.


publicado em 12 de Fevereiro de 2011, 06:00
E762eef80f0ef2dc9cf78ab1abf97ed2?s=130

Felipe Ramos

Um realizador nato, de coração sem tamanho. Transformar pedra em banquetes é a especialidade desse MacGyver gaúcho. Notório por seu apetite festeiro, nunca recuse quando for convidado a uma de suas frequentes celebrações e aventuras. O imprevisível é seu prato favorito. No Twitter, @felipemktg.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura