Como instalar prateleiras

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Pendurar algumas prateleiras nas paredes da sua casa pode, à primeira vista, parecer uma das tarefas domésticas do tipo “faça você mesmo” mais simples de se realizar sozinho.

Entretanto, uma prateleira mal colocada pode render muita dor de cabeça, como por exemplo, levar todas as suas coisas ao chão quando você empilhá-las.

Um outro problema que uma má instalação pode causar são os danos às suas paredes, afinal, um número grande de buracos feitos imprudentemente exigirão gastos com reparo. Se suas prateleiras forem colocadas corretamente, podem aguentar cargas maiores do que você a projetou para receber e não vão danificar suas paredes.

Usando algumas ferramentas simples de carpintaria você consegue instalá-las com segurança.

Uma coisa legal sobre prateleiras é que elas podem ser complexas ou simples de acordo com sua vontade. Depois que você recolher o material necessário para a instalação, você deve começar o processo descobrindo a altura ideal para suas prateleiras.

Recomendo que fique entre 1.65 e 1.75 m, algo em torno do nível dos olhos. Isto é especialmente útil se você estiver montando prateleiras de livros.

imagem 1

Os itens básicos que você precisará para instalar sua prateleira são:


  • 1 lápis;

  • 1 prateleira;

  • 2 suportes para cada prateleira. Podem ser em formato de 'L' ou triangulares, verifique a necessidade da sua prateleira;

  • furadeira;

  • 1 broca (o tamanho dependerá da espessura dos parafusos que você vai usar);

  • 1 nível de bolha. É aquele instrumento para nivelamento de superfícies; você pode substitui-lo por outra coisa que consiga verificar se a prateleira estará reta, como uma bolinha de gude. Encontrei um aplicativo bem interessante que simula um nível, vale a pena baixar;

  • 1 fita métrica;

  • parafusos;

  • 1 chave de fenda;

Com esses materiais reunidos, agora é hora de colocar as mãos na massa.

1. Use uma fita métrica para medir a altura que você deseja que a prateleira seja instalada. Este é um passo bastante variável, pois vai depender da função que sua prateleira terá. Se você pretende colocar mais de uma, é importante pensar na localização de cada uma antes de começar, para ter certeza de que há espaço para todas.

ihand-level-e1339001194950

2. Pegue sua prateleira e a encoste na parede, colocando o nível de bolha sobre ela até que consiga se certificar de que a bolha está dentro do nível. Se a bolha se desloca para a esquerda ou para a direita da marcação, então sua prateleira está torta.

3. Mantenha a prateleira na parede e pegue os suportes, colocando-os por baixo da prateleira. Talvez você vá precisar de um ajudante para não perder o nivelamento.

4. Marque com o lápis uma linha sob a prateleira e, através dos furos do suporte, aonde você fará o furo na parede. Faça a marcação de todos os furos necessários antes de remover qualquer peça da sua posição. É importante que a distância entre os suportes seja suficiente para equilibrarem bem a prateleira sobre eles. Fique atento a isso.

5. Quando terminar, remova a prateleira e os suportes de encontro à parede.

6. Faça um furo na parede usando a furadeira e a broca adequadas. Depois que terminar os furos, insira as buchas na parede. Em seguida, coloque os suportes de volta no lugar, certificando-se de que estão alinhados com a linha da prateleira e com os orifícios de entrada dos parafusos.

7. Insira os parafusos em cada um dos buracos feitos e verifique se o suporte ainda está alinhado. Se estiver tudo ok, aperte com a chave de fenda até o fim.

Puxe o parafuso para garantir que as buchas se expandiram na parede, de modo que os parafusos não sairão da parede.

instalando-prateleiras-14881302

8. Coloque a prateleira sobre os suportes e verifique o com nível de bolha se ela está nivelada. Para fixar as prateleiras, você pode usar parafusos ou cola. No caso da cola, use uma pequena quantidade sobre os suportes antes de posicionar a prateleira, deixando secar por cerca de 15 minutos para secar. Usando os parafusos, você deve fazer um furo de baixo para cima na prateleira. Depois, adicione os parafusos, apertando com a chave de fenda até que estejam bem fixados nos suportes.

Dependendo do comprimento da prateleira, você terá que optar por usar três suportes em vez dos dois habituais. Recomendo que faça isso com prateleiras maiores que 150cm. No entanto, isso também pode mudar dependendo do que você pretende colocar sobre ela.

Se você pensa em colocar livros na sua prateleira, não esqueça de que de nada adianta montá-la e não conseguir organizar as coisas sobre ela. Aqui tem um artigo ensinando um jeito simples de organizar livros.

Para finalizar, deixo também algumas ideias de prateleiras que achei sensacionais para decorar diferentes ambientes.

interesting-bookshelves-kartell-3
SED-MOBILYA-DUVAR-RAFI-SUS-KITAPLIK-SISTEMI__69417915_0
prateleiras

imagem 7


publicado em 29 de Julho de 2013, 10:46
6aa40c890fc351f45185a20cdb7ef2c8?s=130

Poema Eurístenes

Autora do Como Fazer. Apesar de possuir doutorado em ciência da rua, ainda é universitária e estuda Ciências Sociais. Pernambucana de berço, carioca por vocação, pretende transformar o mundo, nem que seja só o seu. Sua metamorfose ambulante é representada nos cabelos e nos textos que posta em seu devaneio particular.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura