OK Go: a banda dos melhores clipes do mundo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Lembra quando o OK Go era só uma banda? O quarteto de Chicago fazia seu rock bem feito, habitual, tranquilo, até que em um belo dia de 2005 eles resolveram dançar em cima de esteiras de exercício. Foi o início da mudança que culminou com eles se tornando mais do que uma banda – mas sim uma entidade artística audiovisual.

Ontem, sorrateiramente, o vídeo para a música Needing/Getting foi lançado. É uma parceria com a Chevrolet para promover o novo carro Sonic, então provavelmente rolou muita grana – o que é um distanciamento do estilo baixo-orçamento dos caras. Mas isso não minou em nada a criatividade habitual.

Link YouTube | Dobra como melhor comercial de carro da história?

Tanto é que eu cheguei a uma conclusão, talvez até meio tardia: mais de trinta anos depois da estreia da MTV, e sete anos depois da abertura do YouTube, o OK Go é a talvez a primeira banda que tem nos seus clipes, e não nas suas músicas, a principal forma de atrair novos fãs. Atualmente, parece que eles só precisam das músicas para ter em que basear os geniais vídeos.

Não me entendam mal: eu ouvi os três álbuns deles à exaustão, e assisti a dois shows (um deles concorre a melhor show da minha vida), e não acho que musicalmente eles tenham deixado a desejar em nenhum momento. Você pode não gostar, mas o som deles é consistente, autêntico, pessoal e característico. Mas os clipes são quase uma unanimidade: difícil achar quem não goste. Bem difícil.

Para você que vem acompanhando o trabalho dos caras (não é difícil – cada clipe novo vira pauta em tudo quanto é canto no dia seguinte), assista aí acima ao novo e impressionante clipe de Needing/Getting.

E, a quem não conhecia ainda, fiz o favor de colocar abaixo todos os clipes minimamente criativos deles, em ordem cronológica inversa. Tire uns minutinhos pra assistir, especialmente o WTF e o This Too Shall Pass (versão Rube-Goldberg).

This Too Shall Pass (versão Rube-Goldberg)

Link YouTube | Abertura do Rá-Tim-Bum 2.0

This Too Shall Pass (versão Banda Marcial)

Link YouTube | Com a participação da Banda Marcial de Notre Dame

White Knuckles

Link YouTube | Cachorrada, esse clipe

End Love

Link YouTube | Stop-motion, timelapse e um ganso

Last Leaf

Link YouTube | Animação em pedaços de pão torrado

WTF

Link YouTube | Um efeito simples de edição, levado às últimas consequências artísticas

Here It Goes Again

Link YouTube | O video que realmente colocou o OK Go no mapa

A Million Ways

Link YouTube | O primeiro clipe com o "DNA" do OK Go

Invincible

Link YouTube | Nessa época eles eram mais "normais" e gostavam de explodir coisas

Os outros

O OK Go tem mais clipes além desses, mas a grande maioria é mais antiga, ou não é inspirada. De qualquer forma, se quiser ir atrás, este é um bom link.


publicado em 06 de Fevereiro de 2012, 12:22
8a7d29be9f695cc8a74713c2ccff8080?s=130

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura