Presente pra namorada, pra mulher, presente de fim de ano: O que dar de presente?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Outubro nem havia terminado e várias lojas já abusavam das decorações natalinas. Eu, ateu, despreocupado com a família nuclear e com relações sociais superficiais de utilidade duvidosa, sinceramente nunca estive nem aí para isso. Mas ninguém passa liso do maior compromisso tácito desse período natalino: dar presentes. Eu chamo isso de um belo pé no saco.  O caso é que os homens só existem para agradar as mulheres. Então, resolvi expor alguns detalhes a respeito da ciência de presentear mulheres. Eu dei todos os presentes errados para todas as mulheres erradas até os 15 anos de idade.

Aprender com seus próprios erros é virtuoso. Aprender com os erros dos outros é mais virtuoso ainda.

Mas quando se acerta o presente, dá pra saber na hora

Pessoalmente, não sou um bom presenteador de final de ano. Acho que o presente honesto e sincero não precisa de época. Presente bom é aquele que você olha e se lembra da mulher. Algo original e muito pessoal. Daí você compra e leva, mesmo sendo um presente de carnaval ou dia dos finados. Datas a gente inventa, sem critério algum. O próprio dia dos namorados foi inventado com critérios comerciais. Mas presente bom não tem como inventar.

Onde não comprar presentes para mulher

É bom saber onde não procurar presentes. E o lugar menos propício para encontrar um bom presente é numa loja de presentes. As lojas de presentes são magazines de quinquilharias aleatórias, abastecidas sem critérios objetivos e sem pensar no gosto geral das pessoas e nas particularidades de cada um.

Lá estão os presentes da moda. Se você estiver com pressa para levar algo à casa do seu sogro no dia do aniversário dele, pode passar numa tabacaria dessas que vendem de tudo e comprar um cortador de charutos. Mesmo que o velho não fume. Mas não pode fazer isso com uma mulher! Então, fique longe da Wall Street Posters.

Raciocínio simples

Cada vez que um idiota diz que as mulheres são complicadas, o filme Lagoa Azul é reprisado na tarde da televisão aberta. É óbvio que mulheres são complicadas! Justamente por isso o comportamento delas é tão previsível e fácil de ser mapeado quando o assunto é dar presente. Se você tiver uma informação genérica a respeito de todas as mulheres do mundo, você pode presentear qualquer uma delas sem medo de errar. Comece por um raciocínio genérico abrangente: mulheres, desde que nascem até o último suspiro, adoram se preocupar com roupas.

Agora afunile para um raciocínio mais objetivo e se pergunte a respeito da personalidade da mulher que você vai presentear. Nada de camisetas ou baby looks de filmes ou coisas nerd-fode-mal. A margem de erro aumenta muito, se você não conhece a mulher como a palma da sua mão. Não se preocupe com a dúvida “ela vai usar isso?”. Essa é uma pergunta estúpida.

Ela vai gostar, ela vai usar

A maioria das roupas que as mulheres têm não são usadas mais do que duas vezes na vida. Não tente dar para ela algo que ela tenha vontade de usar todos os dias. Esse artigo não existe. Se escolher dar uma roupa, prefira as peças de cima ou algo difícil de errar no tamanho certo. Calças e saias são artefatos complicados por causa de uma coisa que as mulheres chamam de “caimento”. Isso não interessa agora. Mas, se você prestar atenção no tamanho das blusas, já terá atingido metade do objetivo. Eu, descaradamente, bisbilhoto nas etiquetas para descobrir o tamanho. É difícil errar. Não se esqueça que trocar presentes é um saco. Então, cuidado.

Joias e bijuterias

Uma boa forma de acertar na hora de comprar uma joia ou bijuteria para uma mulher é observar o estilo que ela geralmente adota nesses produtos. O formato desses adornos é dividido em dois tipos e todo o resto é um conjunto de frescuras envolvendo cores e detalhes difíceis de fazerem sentido para o cérebro masculino. Então, saibam que o mundo das joias e bijuterias é dividido entre: peças arredondadas e peças compridas.

Se o rosto da mulher é arredondado, as joias de pescoço e brincos compridos ficam melhores. Se ela tem um rosto comprido é o contrário. Simples, né? O princípio é muito semelhante ao das roupas: ela jamais usará aquele presente para passear na feira todos os dias. Mas, todas as vezes que ela pegar, vai se lembrar de quem deu. Essa gratidão inútil e sentimentalóide é muito importante para as mulheres. Outra coisa importante é observar os tipos de anéis, brincos e colares que a mulher prefere usar.

Basicamente, ou elas escolhem entre peças prateadas ou douradas. Elas não costumam misturar os dois tipos de metais ao mesmo tempo. No caso de uma mulher de olhos claros, junte todas essas informações a alguma pedra azul, verde ou castanha clara. A sentença “lembrei-me dos teus olhos quando vi” funciona como um ataque de grilos no estômago para qualquer mulher. O bom design de joias custa caríssimo. Mas é possível encontrar algo descente com paciência. Bom gosto sempre vai custar caro.

Lingeries

Olha só: estamos utilizando o gif hipnotizante justamente para você prestar muita atenção nessa parte do texto. Atencão!

Se você vai dar um presente para sua namorada, ela vai adorar isso. Se for só um caso, é possível que ela adore mais. Se for só um caso e você quer firmar um compromisso mais sério, não existe presente mais adequado. É fácil de acertar no tamanho dos lingeries. Hoje existem calcinhas boxes que ficam ótimas para as mais gordinhas.

Elas adoram.

Mulher, se não for totalmente malcomida, se sente valorizada com lingeries. Lembrem-se: roupas de dormir também podem ser compradas em lojas de lingeries. Baby-doll é uma coisa que a maioria das mulheres adora. Mesmo que não use. Existe uma lenda que diz que homem dá lingerie com segundas intenções. É verdade, e daí? Se você não tiver medo de ser mal interpretado, responda o dilema com a coisa mais meio-termo da história dos presentes: meias.

A diferença entre dar uma meia para um homem e uma mulher é que o universo das meias femininas é amplo e cheio de alternativas. Com um pouquinho mais de confiança é possível montar conjuntos interessantes. E as mulheres valorizam esse tipo de atenção. Cuidado com calcinhas fio-dental. A maioria gosta, mas é escandaloso e descarado demais para dar de presente. Pense em algo que ela se sentirá confortável usando: tecidos de algodão ou tecidos frios.

O que não dar de presente

Coisas para o lar - Estamos falando de presentes para mulheres. Não presentes de casamento. Eu já dei um botijão de gás de presente de casamento. O noivo adorou. Era um detalhe óbvio que ele tinha esquecido de colocar na lista de noivado. A noiva também gostou, mas só foi entender depois que a casa estava montada.

Coisas para o lar são presentes inapropriados, porque as mulheres querem descobrir o que precisam ter dentro de casa por conta própria. Depois que elas descobrem, o natural é pedir, caso tenham real interesse de ter um determinado utensílio. Dar um jogo de panos-de-prato é o equivalente a dizer “crie vergonha na cara e dê um jeito naquela montoeira de louça suja”. Não funciona.

Ursinhos e porcarias de pelúcia - Todo mundo já deu um ursinho de presente para a namorada. É um presente tão antigo quanto São Valentim. O caso é que um animal de pelúcia é o mesmo que outro animal de pelúcia. E mulheres quererem algo mais mentalmente elaborado.

Link YouTube | Claro que não pode-se generalizar, mas normalmente não é de bom tom dar um pinto na caixa de presente

Flores -  Eu trago uma rosa para casa toda vez que passo por um cara que vende flores na frente da Redenção em Porto Alegre. Mas é um péssimo presente para aniversários, festas de final de ano e eventos aleatórios. As flores podem ser um bom presente de formatura e só.

Bibelôs -  Obrigar uma mulher a conviver com um objeto é uma ideia completamente idiota. Bibelôs e presentinhos de viagens sempre serão um incômodo. A maioria das coisas nas lojas de presentes gira em torno desse mundo brega. Só serve pra juntar pó.

Quinquilharias eletrônicas - Não dê um rádio-relógio da Hello Kitty para nenhuma mulher. Jamais.

Sapatos - As mulheres escolhem os sapatos levando em conta o tipo de roupas que têm no armário, um ideal de beleza interno à alma do sapato e o período do ano de acordo com o calendário maia. É impossível acertar. Não tente.

Relógios - As mulheres gostam menos de relógios que os homens. Existem peças lindas que podem ser consideradas verdadeiras joias, mas a forma de escolher um modelo varia muito. Então não arrisque. Além disso, relógios bons custam uma pequena fortuna, e você não quer ver uma mulher desamparada sem saber as horas com um presente vagabundo.

Perfumes - As mulheres adoram perfumes, eu sei. Por mais que você conheça a mulher de cima para baixo, a escolha dos perfumes envolve um conjunto de informações completo sobre o ciclo menstrual de todo o período fértil de uma mulher durante toda a sua existência, a posição da lua com relação à constelação de antares e a influência das últimas 50 comédias românticas que a mulher assistiu. Então, a não ser que você queira substituir um vidro de perfume que notou que a mulher adora e está acabando, não tente escolher um perfume aleatoriamente. A vendedora da loja vai querer te empurrar qualquer coisa cara.

Se você parar para pensar a respeito do que você pensa, vai notar que dar presente para uma mulher é uma atividade que atinge a mesma área do cérebro responsável por acabar com o vazamento em uma torneira. É um evento que requer um pouco de observação e mais um pouco de esforço. Use os ouvidos. Preste atenção no que as mulheres falam quando estão passeando diante de vitrines.

Sua vida ficará mais fácil.


publicado em 23 de Novembro de 2012, 22:00
Bbc07a135154c425bcd88d8a530f427c?s=130

Everton Maciel

Everton Maciel é gaúcho e não suporta bairrismo. Só tolera bares que não permitem camisas polo. Nasceu jornalista, mas fez mestrado em Filosofia e mantém um blog próprio, o Blog do Maciel. Tem Facebook e Twitter

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura