Piña Colada: Dr. Drinks ensina um clássico caribenho

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Este é um cocktail que, com a mais absoluta certeza, fará muito sucesso com a mulherada.

Um clássico das praias caribenhas, é o drink oficial de Porto Rico desde 1978. Seu sabor tropical e exótico atiça os ânimos e proporciona descontração ao reproduzir a atmosfera sensual do Mar do Caribe. A base perfeita para relembrar momentos vividos à beira-mar.

Existem muitas histórias sobre esse drink, que traz a ousada adição de leite de coco em sua receita. Por ter um sabor muito forte e marcante, esse ingrediente deve ser usado com muita cautela. Mas aqui revela-se muito harmônico ao fazer um ménage a trois com o abacaxi e o rum. Falar de prazer ao tomar esse cocktail é clichê. Aprenda agora como fazer uma deliciosa Piña Colada:

Link YouTube | Playlist com todos os 26 vídeos do Dr. Drinks

Origem do drink

Este é mais um daqueles cocktails que tem incontáveis versões de sua história, o que prova que uma bebida é o reflexo de uma época, pois parece que um cocktail é inventado em vários locais ao mesmo tempo. Mas a Piña Colada tem uma história oficial, com direito a placa oficial e tudo.

Reza a lenda que a Piña Colada foi criada no hotel Hilton do Caribe, no Bar Beachcomber por Ramón "Monchito" Marrero, em Porto Rico no ano de 1954. A gerência do hotel pediu ao barman que criasse um drink exclusivo para o bar que atendesse o exigente paladar de sua clientela high-class-beautifull-people.

Ele ficou três meses desenvolvendo a mistura até chegar ao equilíbrio correto dos ingredientes. O que reforça esta versão é o fato de que o leite de coco Coco López, o pioneiro da categoria, foi criado no mesmo ano na Universidade de Porto Rico.

Placa na casa onde nasceu o drink

Receita do Dr. Drinks para uma boa Piña Colada

Você vai precisar de:


  • Uma taça de Martini ou uma taça bowl própria para Piña Colada como esta abaixo (ou ainda qualquer copo que possibilite receber uma quantidade generosa de bebida)

  • Rum branco

  • 50g de abacaxi

  • Leite de coco

  • Leite condensado

  • Gelo

Existem duas formas mais comuns de fazer a Piña Colada: liquidificar ou bater na coqueteleira.

Piña Colada na coqueteleira: Jogue o abacaxi na coqueteleira e amasse até desmanchar com um mudler (socador, como os de caipirinha). Ponha três punhados de gelo na coqueteleira e sirva 3 generosas doses de rum branco. Acrescente 15mL de leite de coco (os daqui do Brasil são muito diferentes do original Coco López que é mais suave, então não exagere!) e passe um farto lance de leite condensado por cima. Mexa a coqueteleira até gelar sua mão e então sirva.

O nome "colada" é o equivalente a coado em espanhol, mas como viram no vídeo não coei, pois gosto de morder os pedaços de abacaxi. O correto, porém, é coar. Já que eu obviamente ia beber o drink depois da gravação, fiz como eu gosto.

Piña Colada no liquidificador: Se você optar por liquidificá-la, junte todos os ingredientes (inclusive o gelo) e bata no liquidificador até obter uma bebida homogênea. Coe e sirva com canudos e um pedacinho de abacaxi enfeitando e um pouco de gelo.

Sirva nos ingredientes

Existem algumas formas bacanas de servir e beber a Piña Colada que, além de dar um charme todo especial, chamam muito a atenção: serví-la no interior de um abacaxi ou na casca de um coco. Para fazê-lo no coco é um pouco mais trabalhoso: serre um coco seco perto de uma das extremidades e raspe toda sua polpa para deixá-lo limpo e sem nenhum resíduo que possa se decompor ou azedar seu drink.

Reconhecimento de um clássico

Assim como a Margarita, nos EUA também se comemora o Dia Nacional da Piña Colada, 10 de Julho. Como eu disse, esse drink proporciona um ambiente bem sensual... Olhe o tipo de camiseta que o pessoal usa nos bares nesse dia:


Não preciso dizer mais nada, né? | Créditos: Zazzle

Dr. Drinks por um dia...

Mandem fotos ou vídeos dos drinks que vocês têm criado ou das receitas que ensinei, pois estou fazendo um post especial só com drinks feitos por leitores e quero muito conhecer o que vocês andam aprontando.

Quem quiser seguir o Dr. Drinks no Twitter, meu perfil é @juniorwm. Eu compartilho muita coisa sobre bebidas e drinks por lá. Além dos comentários, vocês também podem entrar em contato comigo pelo email drdrinks@papodehomem.com.br.

Um beijo e até semana que vem!


publicado em 26 de Março de 2010, 08:07
63c64bb52a2d6969065166dcd39cd9b8?s=130

Junior WM

Um grande apreciador de história e histórias. Vive a vida de forma que seja lembrada como honrada e humana. Ama os prazeres da vida e sua família. Escreve sobre passar pelo mundo com dignidade e alegria. Contribui com a revolução digital por acreditar em seu caráter humanitário e num mundo melhor.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura