Rickson Gracie, o mito

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

No início dos anos 40, uma família de rapazes franzinos iniciou uma série de desafios polêmicos que chocariam o mundo. Queriam provar que seu estilo diferenciado de luta, o jiu-jitsu, era capaz de vencer qualquer lutador, independente de sua força, tamanho ou arte marcial que praticasse. Estes eventos eram chamados "Desafios Gracie". Evoluíram até os grandes eventos de Vale Tudo nacionais, e foram a semente do que conhecemos hoje como MMA.

A família Gracie foi cobiçado alvo de atenção desde os seus primórdios, possuindo por longos anos os melhores lutadores do mundo. Uma família doutrinada a respirar o seu próprio estilo de jiu-jitsu, criado pelos patriarcas Carlos e Hélio Gracie. Mas dentro do mundo das artes marciais, nenhum Gracie tem tanta fama quanto Rickson Gracie.

Família, centro da filosofia Gracie

Sendo o terceiro filho de Hélio Gracie, é uma das maiores lendas vivas em termos de artes marciais da atualidade. Apesar de algumas controvérsias que não precisamos abordar aqui, possui um histórico de 487 lutas vencidas, todas por submissão do oponente. Incluindo lutas de Jiu-Jitsu, Luta Livre Esportiva, Vale Tudo, e MMA Tradicional, desafios de praia, brigas de bar, garçons e seguranças de balada.

Tributo a Rickson

Link vídeo

Rickson é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras técnicas, aperfeiçoadas por centenas de lutas. Consagrou-se o maior lutador do Brasil nos anos 80, quando venceu Casimiro Nascimento Martins - o famoso Rei Zulu, até então invicto em 150 lutas. A partir daí Rickson nunca teve nenhum adversário que ameaçasse sua invencibilidade, vencendo sempre por nocaute ou por finalização.

Rickson vs Rei Zulu

Link vídeo

Apesar de algumas polemicas pela falta de registro das lutas, uma vez que muitos dos desafios aconteciam nas praias, academias, e nem tudo era oficial, Rickson é considerado pela maioria dos praticantes de artes marciais uma lenda, tão

importante quanto lutadores do passado como Bruce Lee, que inspiram artistas marciais do mundo todo na busca pela invencibilidade. Assim como Bruce Lee, Rickson foi responsável por trazer diversos elementos extras como por exemplo

Yoga para complementar seus treinos.

Faixa Preta e Vermelha, Rickson possui uma das mais altas graduações do Jiu-Jitsu, o oitavo grau. Por sua fama como artista marcial, foi convidado para aparecer no ultimo filme do Incrível Hulk, ensinando Bruce Banner (Edward Norton) técnicas de respiração para o controle da raiva. Seu cartel profissional de lutas é de 11 vitórias. Rickson aposentou-se oficialmente em 2008, por não conseguir um cachê que considerasse a sua altura.

Rickson, na entrevista abaixo, fala sobre a evolução dos esportes de combate e sobre a perda da essência real das artes marciais a partir do MMA. Vindo de alguém que derrotou quase 490 pessoas, merece nossa atenção:

Link vídeo

Tiro minha faixa preta para ele.


publicado em 09 de Abril de 2011, 11:55
57f211d63f3d80fe321451bd6697e92b?s=130

Alberto Brandão

Também escreve sobre Parkour no Decimadomuro, conta sua jornada falando sobre empreendeorismo no QG Secreto. Treina Taekwondo, Jiu-jitsu, Parkour e MMA. Escreve sobre treinamento físico em seu blog. Recentemente largou tudo para buscar um caminho mais feliz.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura