Tudo sobre Coluna. E como preservá-la até os 80.

Pergunta: "Dr. Health sou vestibulando e gostaria de algumas dicas.\r\nPasso praticamente todas as horas do dia sentado

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Pergunta: "Dr. Health sou vestibulando e gostaria de algumas dicas.
Passo praticamente todas as horas do dia sentado (menos para dormir e tomar
banho), e tenho tido algumas dores na coluna.

Até faço exercícios, mas não são freqüentes, mas nada muito agitado
como um jogo de futebol no máximo uma corrida (não tenho grana pra
pagar natação ou algo do tipo).

Li alguns textos sobre como se sentar corretamente etc; o problema é que
me sentar corretamente tem me incomodado mais do que como sentava espalhado
antes. Sinceramente, nesta reta final de vestibular também tenho tido
problemas de concentração.

Gostaria de saber se o problema da concentração pode estar relacionado
com a coluna.

Também porque me sentando corretamente tem me incomodado tanto e
como posso resolver isso e talvez se o senhor puder falar um pouco de como
funciona a coluna, uma boa alimentação para manter a saúde dela e
exercícios, enfim, um mini relatório de como sua coluna pode durar até os
80 anos!

Obrigado e parabéns para o site que visito sempre que posso."

- Luan

Nada como responder algo dentro de sua especialidade médica!

Passo praticamente todas as horas do dia sentado (menos para dormir e tomar
banho), e tenho tido algumas dores na coluna.”

Aqui começa o problema. Nossa coluna vertebral é algo formidável, mas mesmo para quem tem vértebras de aço, permanecer sentado o dia inteiro causa algo chamado sobrecarga. E o resultado, meu caro Luan, você está vendo com seus próprios olhos.

o problema é que me sentar corretamente tem me incomodado mais do que como sentava espalhado antes”
postura
Postura, rapaz!

Mas é claro! É necessária toda uma readaptação postural para a correção do vício prévio. E todo processo adaptativo, em se tratando de ortopedia, leva tempo. É que nem começar a malhar, sempre dá uma dor muscular intensa nas primeiras sessões, mas seu organismo vai acabar se acostumando. No caso da postura, não é fácil no começo.

Só que no seu caso, eu usaria mais o bom senso que a ergonomia. Está nítido que a falta de conforto está influindo na sua performance estudantil. Vamos entrar num acordo. Você usa a postura menos desconfortável para você, mete a cara no estudo, e quando passar no vestibular (se morar no Rio, me chame para tomar um chopp em comemoração), e depois passa a ter mais cuidado com a sua postura ao sentar, já que permanece tanto tempo assim. Só este cuidado já vai ajudar muito no que tange à preservação da saúde de sua coluna vertebral ao longo dos anos.

Quanto aos cuidados com a coluna, o primeiro e mais importante eu já mencionei aqui : Postura. Postura é tudo.

Básico do básico, é sentar-se com as costas retas, apoiadas no encosto da cadeira. Para ajudar, existe uma coisa chamada RPG (Reeducação Postural Global), uma espécie de “fisioterapia” que educa o paciente a adotar posturas mais adequadas, com orientações e exercícios específicos. Em caso de dúvida ou precisando de mais informações, consulte o seu ortopedista que ele terá o maior prazer em lhe esclarecer ou mesmo lhe indicar, se for o caso.

A Famosa Fisgada

Uma dica simples, mas que evita muita dor de cabeça, digo, lombar, é o modo certo de levantar algum peso do chão. Sua coluna deve permanecer a 90º com o solo O TEMPO INTEIRO, ou seja, você deve acocorar-se para abaixar, e ao levantar, quem fará o esforço de arranque será a sua musculatura de quadris e coxas, e não a musculatura lombar. Nada de fletir a coluna.

Nisso eu tenho experiência, trabalho em emergência, e boa parte dos pacientes que atendo com lombalgia, chega com a seguinte queixa :

”Dr., fui me abaixar para pegar um peso e a coluna fisgou."

E nessa fisgada, meu caro, pode acontecer coisa pior, como uma hérnia de disco com pinçamento de nervo. E isso dói, meus amigos. Várias vezes tenho que apelar para análogos da morfina para que a dor ceda. Muito cuidado.

Quanto a exercícios, evite os que promovem sustentação de peso excessiva e aqueles de impacto, com excesso de saltos, e sempre faça alongamentos. Sobre alimentação, apenas alimente-se bem.

Para terminar, uma curiosidade:

Sabem quantas vértebras cervicais tem uma girafa? Com aquele pescoção todo, são apenas sete, assim como os seres humanos. Mas deve ser um pedregulho de respeito! (Sempre quis divulgar isso, nada melhor que falando sobre coluna).

Melhoras e boa sorte no vestibular.

Dr. Health, “colunável”

PS : Por falta de espaço, fico devendo sobre a funcionalidade da coluna. Quem sabe não faço um artigo específico mais para a frente?


publicado em 27 de Outubro de 2007, 15:38
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura