UFC 117 - Silva x Sonnen (valendo cinturão)

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Caros amigos do PdH, hoje o recado é sério. Acontecerá amanhã, dia 7 de agosto, o UFC 117, com transmissão ao vivo e gratuita do Sportv, a partir das 23h. Acredito que o evento seja o de mais alto nível técnico feito pelo UFC no ano de 2010.

A luta principal será entre o brasileiro Anderson Silva, considerado por muitos o melhor lutador de MMA em atividade, e o americano Chael Sonnen, valendo o cinturão dos pesos médios (185 lbs) do UFC, em posse do brasileiro.

Além do combate entre Silva e Sonnen, o card preliminar contará ainda com mais 4 lutas entre americanos e brasileiros (os brasileiros são favoritos em todas as lutas, segundo as casas de apostas). Na categoria dos meio-médios (170lbs), Thiago “Pitbull” Alves fará uma esperada revanche contra Jon Fitch. Ainda nesta categoria, Ricardo “Cachorrão” Almeida pega a lenda Matt Hughes, que vêm de vitória sobre um dos mestres de Ricardo Almeida, o também brasileiro Renzo Gracie.

Já na categoria dos leves (155lbs), Rafael dos Anjos tenta continuar sua escalada contra o enjoadíssimo Clay “The Carpenter” Guida. Finalmente, nos pesos pesados (acima de 205lbs e abaixo de 265lbs), Junior “Cigano” dos Santos encara o rotundo Roy “Big Country” Nelson, em uma luta que, segundo o presidente do UFC Dana White, definirá o próximo desafiante ao cinturão da categoria, atualmente em posse do gigante Brock Lesnar, que irá defendê-lo contra Cain Velásquez no UFC 121.

Embora todos os combates sejam de altíssimo nível, todos os olhos estão voltados para a disputa de titulo dos pesos médios. A razão disso é uma só: Chael Sonnen. Desde que foi anunciado como próximo desafiante ao título após bater Nate Marquardt no UFC 109, Sonnen virou seus canhões para Anderson Silva.

Conforme a luta foi se aproximando, os ataques de Sonnen a Silva, inicialmente até engraçados e que pareciam ter apenas o intuito de promover a luta, passaram a se tornar cada vez mais pesados e dirigidos também aos amigos, treinadores, parceiros de treino e até aos empresários do brasileiro. Não faltaram insinuações sobre a sexualidade de Anderson Silva, palavras denegrindo a qualidade técnica de lendas como os irmãos Minotauro e Minotouro Nogueira, ambos amigos de Anderson, acusações de que Anderson odeia seus fãs, entre outras besteiras. Chael Sonnen falou tantas besteiras que eu poderia escrever um longo texto só sobre elas.

Desde semana passada, porém, Chael Sonnen parece ter ficado absolutamente maluco e suas declarações passaram a soar cada vez mais estapafúrdias. Há cerca de 10 dias, por exemplo, no meio da conference call do UFC 117, Chael Sonnen disse com todas letras que a língua portuguesa está apenas “um degrau acima do Pig Latin” (Pig Latin é uma espécie de "língua do P" da língua inglesa).

Tá lento? Veja aqui em qualidade menor.

Sobrou até para Lance Armstrong, a quem Sonnen acusa de ter “se dado” câncer, insinuando o uso de anabolizantes, para depois se fazer de vitima perante a opinião pública norte-americana e, assim, alavancar sua popularidade no mundo.

O pior de tudo isso é que por conta da fanfarronice de Chael Sonnen, muitos acreditam que o americano tem boas chances de bater Anderson Silva. Sejamos justos, isto é MMA e qualquer lutador tem a famosa “puncher’s chance”. Em outras palavras, uma luta está apenas há um belo cruzado na ponta do queixo de acabar, e isso pode acontecer com qualquer um. Entretanto, Chael Sonnen é um lutador que possui apenas uma arma muita boa: o wrestling (luta olímpica).

Clique na imagem para ver o que Chael Sonnen anda falando de Anderson Silva.

De fato, Sonnen tem habilidade suficiente para levar qualquer adversário para o chão com seu potente double-leg takedown. Entretanto, seu boxe é limitado em um dia bom e ele não é conhecido pelo seu jiu-jitsu. Aliás, pelo contrário, Sonnen é famoso por ter uma péssima defesa no jogo de chão. Some-se a isso o fato de que Anderson é um verdadeiro artista plástico na trocação e tem um trabalho de guarda que embora subestimado, é bastante agressivo e eficiente.

Como esta é uma luta de título, será disputada em 5 rounds (ao invés dos normais 3 rounds) de 5 minutos. Quanto mais longa a luta, mais ela favorece ao lutador que tem mais formas de vencer. Nesse caso, é o brasileiro Anderson Silva, que deve vencer por TKO (nocaute técnico) no 2º round.

Atualização: vídeo da luta na íntegra

Pessoal, vale a pena ver como Anderson Silva apanhou, apanhou, bateu e depois... Olha aqui: Parte 1 | Parte 2.


publicado em 06 de Agosto de 2010, 13:32
4433381927e9cf1c678f84678c5e10d2?s=130

Guilherme Pinheiro

Criado para ser engenheiro, acabou se formando em Direito e terminou como produtor de cinema. Não tem a menor ideia de como chegou até aqui, embora nunca tenha parado para pensar nisso.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura