Um testículo só dificulta engravidar?

Eu tenho uma irmã que casou a pouco tempo, mas só que o marido dela só tem um testículo. Isso tem problema para ela engravidar?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo jockey

Pergunta: "Se vc é Dr. mesmo me responda:

Eu tenho uma irmã que casou a pouco tempo, mas só que o marido dela só
tem um testículo. Isso tem problema para ela engravidar?

Obrigada."

- Mayara

Olá, cara leitora,

Vou reformular a sua pergunta. Você me perguntou se tem problema para sua irmã engravidar, e a resposta seria: Se ela tiver o aparelho reprodutor funcionando normalmente, nenhum problema.

um-testiculo
E agora, doutor? Estou com uma maçã a menos.

Mas...

O que você quer saber se o fato do marido dela só ter um testículo reduz as chances de ela engravidar dele. Isso depende.

Primeiro eu precisaria saber qual é a causa dele só ter um testículo. De nascença? Secundário a uma hidrocele? Um câncer testicular? Remoção traumática?

Provavelmente você observou que o marido de sua irmã é uma pessoa normal. Ou seja, tem caracteres masculinos adultos (voz grossa, essas coisas), o que prova que o testículo remanescente está cumprindo a sua função hormonal.

Na maioria das vezes, o testículo único é PERFEITAMENTE capaz de suprir as necessidades hormonais do homem. Seria mais ou menos como o rim, você pode viver apenas com um.

Finalmente respondendo o que você quer saber de fato: Teoricamente não há problema para engravidar de um homem com apenas um testículo. A quantidade de espermatozóides continuará sendo imensa e mais do que capaz de fecundar uma mulher.

Leve em conta as limitações do contexto

Isso claro eu posso afirmar com as informações que tenho. Não sei o que causou a remoção do outro testículo, se porventura foi algo capaz de danificar o aparato sexual restante.

E em caso de dúvida, é sempre útil consultar um especialista em reprodução humana, e fazer um espermograma para começar.

Dr Health, goleiro nas horas vagas, e imaginando se a dor de quem tem um testículo se reduz pela metade, quando vem aquela bolada inevitável no meio das pernas.


publicado em 15 de Dezembro de 2007, 14:09
7375567d0f2c379b7588ce618306ff6c?s=130

Mauricio Garcia

Flamenguista ortodoxo, toca bateria e ama cerveja e mulher (nessa ordem). Nas horas vagas, é médico e o nosso grande Dr. Health.

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há oito anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura