Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

10 Dicas para Falar Muito Melhor - Parte II

Continuação da primeira parte do artigo com dicas simples e práticas para deixar sua capacidade de expressão afiadíssima. 

6. Pronuncie as palavras corretamente

Não fale de boca cheia, animal

As pessoas vão julgar  sua competência através de seu vocabulário. Se você não sabe falar uma palavra, evite usá-la. Preste especial atenção às concordâncias verbais e nominais.

7. Use as palavras de maneira apropriada

Compre um dicionário de sinônimos e antônimos, rapaz, ajuda pra caramba

Se você não sabe o que uma palavra significa, não use. Comece um programa de aprendizado, do tipo uma palavra por dia.

8. Faça contato visual (“olho no olho”) com seu interlocutor

Olhe para mim quando eu falo, seu monte de estrume!

Por mais competente que você seja, falar sem fazer contato visual com seu interlocutor fará com que ele não sinta segurança em falar com você. Se você estiver falando para um grupo, as pessoas tenderão a te considerar incompetente. Uma boa técnica é ficar alternando o olhar mirando cada um dos olhos de seu interlocutor.

Outra técnica é imaginar um “T” cuja a haste seja o nariz e o traço que corta sejam as sobrancelhas de seu interlocutor, fique passando seus olhos pelo “T”, em ambos os casos você terá um olhar “vivo”. Se estiver falando para um pequeno grupo, procure olhar nos olhos do máximo de pessoas que puder, se o grupo for muito grande ou estiver muito distante, você pode olhar para algum ponto logo acima da cabeça da pessoa, que ela não irá perceber.

9. Gesticule

O corpo fala

Fale com seu corpo. Use pequenos gestos para falar para uma pessoa ou pequenos grupos. No caso de estar falando para grupos, quanto maior for o grupo, mais amplos seriam seus gestos.

10. Não envie sinais misturados

Saiba usar uma boa expressão de descontentamento

Faça com que suas palavras sejam refletidas por seus gestos, tons e face. Por exemplo, disciplinar alguém sorrindo envia um sinal misturado, o que reduz a efetividade do ato. Se você tem que enviar uma mensagem negativa, faça com que suas palavras, expressão facial e tom de voz estejam de acordo com a mensagem à ser transmitida.

Desenrolando é site parceiro da PapodeHomem e contém excelentes artigos para ajudar você a desenrolar situações chatas do seu dia-a-dia.


publicado em 10 de Abril de 2007, 15:11
D67bf7d93e1fe476757b9a9ddb275aaa?s=130

Desenrolando

Desenrolando ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura