A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

9 documentários para não passar vergonha na discussão sobre consumo de carne

Ou coisas que você precisa assistir antes de se tornar vegetariano

Eu poderia vir aqui escrever sobre o quanto o mundo do vegetarianismo/veganismo é maravilhoso, colabora com o meio ambiente, evita a matança de animais e faz bem pra pele.

Mas fica pra outro dia. 

Se você tem um amigo que não consome nada de origem animal, provavelmente já ficou tentado a chamá-lo de testemunha de Jeovagem, fazer a piadinha sobre o topo da cadeia alimentar ou a perguntar sobre a dor das alfaces. Alguns levam na boa, outros nem tanto. Mas muitas vezes a discussão vai pra outro nível e o bom e velho "você sabe do que tá falando?" entra em cena.

Assuntos assim geram um circulo vicioso, e o que mais acontece quando se discute divergência de opinião é: divergência de opinião. E tudo bem!

Uma parcela das pessoas acha que pode perder o amigo mas não pode perder a piada. Outra resolve batalhar pela própria opinião até que o adversário desista de rebater. Alguns defendem que o melhor caminho é dar as costas porque, afinal de contas, ninguém pode mudar a opinião de ninguém. Também tem aqueles que não se encaixam em nenhuma das anteriores. 

Eu acredito que o ponto de partida tá justamente naquele "você sabe do que tá falando?". Pra além de desistir da conversa, insistir nela ou excluir o amiguinho do facebook, conhecer o assunto minimamente antes de formar (ou não) uma opinião é parte importante do processo. E isso vale para os dois lados! 

Se você quer construir uma dinâmica saudável e proveitosa nas conversas com os amigos vegetarianos/veganos, tá pensando em parar de comer carne ou só quer matar a curiosidade sobre o assunto, essa lista de documentários pode ajudar. A intenção não é convencer, provar quem tá certo ou fazer lavagem cerebral, mas compartilhar materiais que possam ser úteis na (in)formação de opinião.

1. Paredes de vidro

Esse documentário é narrado por Paul McCartney e foi produzido pela organização não governamental PeTA, que trabalha na pesquisa, educação e investigação sobre a questão animal. São diversas informações e cenas de abates, e muito do que ele mostra pode ser resumido por uma única frase, dita pelo próprio narrador: "Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos"

2. Terráqueos

Tido por muitos como o melhor documentário para ser assistido em um primeiro contato com o vegetarianismo, terráqueos mostra o funcionamento de fazendas industriais e explica como nossa relação com os produtos de origem animal acontece.

3. Troque a faca pelo garfo

"Troque a faca pelo garfo" é parte de um projeto norte americano de saúde, com informações de profissionais da área, estudos sobre a alimentação sem produtos de origem animal e depoimentos de pessoas que passaram por essa transição.

4. Food, Inc

Esse documentário apresenta as engrenagens da indústria dos alimentos e os fatos mantidos em segredo durante o caminho que a comida faz até a casa de cada um de nós.

5. Cowspiracy

Disponível no Netflix e produzido por Leonardo DiCaprio, "Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade" discute os efeitos do consumo de carne, sobretudo da pecuária, para o meio ambiente, além de abordar a forma como grandes corporações lidam com isso. 

6. A carne é fraca

"A carne é fraca" é um documentário brasileiro produzido pelo instituto Nina Rosa. Para falar sobre o consumo de carne, ele constrói uma narrativa que aborda a questão ambiental, social e de saúde.

7. Conheça sua carne

O documentário mostra, com narração do ator e ativista Alec Baldwin,  o processo de criação de animais que mais tarde vão virar alimento.

8. Food Matters

Indo além da questão animal, o documentário mostra a verdadeira linha de produção por trás dos alimentos, indo dos pesticidas usados na agricultura até a medicina convencional utilizada para tratar doenças (agravadas por esses mesmos pesticidas).

9. A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida

Essa é uma palestra do ativista Gary Yourofsky sobre o veganismo. Foi o primeiro vídeo que eu assisti a respeito do assunto e confesso que senti um dedo sendo apontado pra minha cara em vários momentos. Hesitei em colocá-lo na lista porque, como eu disse, a intenção aqui não é dar sermão. Mas apesar do tom de julgamento, esse vídeo foi decisivo pra mim; ele reúne a maioria das informações necessárias sobre o tema e desmistifica várias questões. 


publicado em 17 de Setembro de 2016, 09:00
Foto jpg

Carol Rocha

Leonina não praticante. Produziu a série Nossa História Invisível , é uma das idealizadoras do Papo de Mulher, coleciona memes no Facebook e horas perdidas no Instagram. Faz parte da equipe de conteúdo do Papo de Homem, odeia azeitona e adora lugares com sinuca (mesmo sem saber jogar).


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura