A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

10 Extensões que seu Firefox precisa conhecer

Fala, galera, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de me apresentar: meu nome é Brunno dos Santos, sou o curioso que mantém o site Extensões para Firefox. Por meio de um comentário que fiz aqui no Papo de Homem, o Guilherme me convidou para escrever uma matéria, e como vocês podem ver, estou aqui. Muito obrigado ao Guilherme e a toda à equipe do Papo de Homem pela oportunidade. Agora vamos ao que interessa.

Primeiramente, não vou fazer uma lista em ordem de preferência ou algo assim, apenas irei listar as Extensões que gosto de usar, e vou também fugir um pouco das mais conhecidas e que todo mundo já usa, vamos lá:

Tem como resistir ao Firefox?


  • 1 – Secure Login

https://blueimp.net/mozilla/

A extensão que (ainda) está no caminho do Wand para o Opera. Ela nada mais é que um gerenciador de logins e senhas que auto completa os campos de login e envia os dados para o site, para que você entre com mais facilidade.


  • 2 – Operator

https://addons.mozilla.org/firefox/4106/

Imaginem que vocês estão lendo um blog sobre música, e descobrem em um post que sua banda preferida vai tocar em sua cidade. Nada mais comum que anotar essa informação em algum lugar certo? Mas e se ao invés de anotar bastasse um clique para adicionar todas as informações em sua agenda do Google Calendar? Seria bem mais fácil, não.

É isso que a Operator faz, basta o autor do blog usar Microformats em seu texto que o Operator se encarrega do resto.

Leiam também meu post sobre o Operator caso ainda tenham dúvidas.


  • 3 – gTranslate

https://addons.mozilla.org/firefox/918/

Uso desde de que comecei com o Firefox, pois é extremamente simples e funcional. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra ou frase que você não entendeu e ela traduz para você, ótima para aquelas palavrinhas pouco populares do inglês.


  • 4 – Foxmarks Bookmark Synchronizer

https://addons.mozilla.org/firefox/2410/

Extensão que cria um backup online de seus favoritos, além de sincronizar com qualquer outro computador, para que você tenha sempre seus favoritos atualizados, tanto em casa como no escritório.


  • 5 – ReminderFox

https://addons.mozilla.org/firefox/1191/

Pequeno utilitário para lembretes, serve como uma agenda para não esquecer o que precisa fazer. É uma simples agenda de tarefas, mas bastante útil para pessoas mais desorganizadas.


  • 6 – Tab Effect

https://addons.mozilla.org/firefox/4258/

Essa é só um enfeite, mas um enfeite muito bacana. Sabe aqueles efeitos 3D conseguidos no Linux, aqueles que quando você muda de área de trabalho elas mudam rodando um cubo? Então, essa extensão gera esse efeito ao trocar de aba no Firefox.


  • 7 – DownThemAll!

https://addons.mozilla.org/firefox/201/

Tá certo, tá certo. Todos já devem estar cansados de ouvir sobre essa extensão, mas é humanamente impossível falar em Extensões para Firefox sem falar dessa belezinha.

Para quem não conhece: Esse é o um dos Gerenciadores de Download mais simples e mais funcionais que conheço. Além de quebrar o arquivo em partes para fazer o download (ato que torna o download muito mais rápido e permite a continuação do download após perda de conexão) ele também abre uma funcionalidade perfeita para quem quer baixar imagens e/ou videos. Ao entrar num site que tem aquele monte de thumbnails de imagem que te direcionam para a imagem de verdade (tamanho grande), basta você clicar em DownThemAll e pedir para baixar todas as imagens de uma só vez e pronto!


  • 8 – FlickrFox

https://addons.mozilla.org/firefox/1135/

Essa é para quem usa muito o (na minha opinião) melhor album de fotos da internet, o Flickr. Ela abre uma sidebar onde se procura facilmente por tags, e por fotos de seus contatos, grupos ou suas mesmo.


  • 9 – Menu Editor

https://addons.mozilla.org/firefox/710/

Você já está com mais de 30 Extensões instaladas? Todos os menus do Firefox estão enormes? Seus problemas acabaram.

Com o Menu Editor você pode customizar todos os menus do Firefox (inclusive o context menu, aquele do botão direito do mouse) excluindo todos os item menos utilizados e tornando os menus mais apresentáveis.


  • 10 – Greasemonkey

https://addons.mozilla.org/firefox/748/

Gerenciador de scripts. Com ele você pode rodar qualquer script em qualquer página da internet, ele é muito utilzado aqui no Brasil para customizar o Orkut, dando funcionalidades a mais para o serviço. Mas serve para muitas outras coisas além do Orkut.

Exemplos de uso:

- Menu no Orkut com atalhos para página de comunidades, adicionar negrito, itálico e links a scraps e etc;
- Quando você faz a pesquisa de imagens no google e encontra alguma imagem e clica nela, você é direcionado para uma página com o site da imagem e um thumbnail da imagem logo acima, existe um script que pula essa página te levando direto para a imagem;

- Vários scripts para Gmail, com histórico de buscas, assinaturas HTML e etc.

Bom pessoal, é isso aí, queria apenas agradecer novamente a galera do Papo de Homem pela oportunidade. Obrigado e visitem meu blog sobre o Firefox.

Gostou? Então assine o RSS da PapodeHomem aqui.


publicado em 01 de Março de 2007, 16:32
5f93e10abd0998d0c7e6d3ae32da7b83?s=130

Brunno dos Santos

Brunno dos Santos ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura