Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

15 bandas brasileiras que viraram rótulos de cerveja

Elas souberam aproveitar seus potenciais de marketing para dominar não só nossas audições, como nossos paladares

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg
  • 130x50 jpg

A cerveja sempre foi parte importante do mundo da música, tanto para o público, como para as bandas, nós todos sabemos que não existe harmonização melhor do que uma boa cerveja com um bom show. Com a popularização das cervejas artesanais ao redor do mundo, criar uma bebida especial sem se preocupar com números de vendas e com a liberdade para buscar a receita que reflita a essência a banda ficou mais fácil. Por isso, vemos bandas de rock criando parcerias com cervejarias ao redor do mundo para fabricar bebidas que engarrafam sua identidade.

As cervejarias que se inspiram em bandas para criar seus rótulos podem ter como base uma música específica ou a história da banda. Existem cervejas de grupos renomados, como Motörhead, Iron Maiden, Kiss, Sepultura... Algumas delas foram, inclusive, lançadas no mercado através da própria banda. O AC/DC, por exemplo, lançou uma cerveja fabricada de acordo com o manifesto do Rock'n'Roll de 1973. É uma German Pils com 5% de teor alcoólico, de extremo frescor e com harmonizações fáceis, como comidas de boteco, pizzas e queijos.

Um exemplo de cervejaria brasileira que tem criado diversos tipos de rótulos relacionados a bandas é a Bamberg (SP), que lançou a Raimundos Helles, para homenagear a banda de sucesso nos anos 1990. Também fizeram cervejas especiais para conjuntos como CPM 22 e Nenhum de nós.

Abaixo listamos 15 rótulos inspirados ou criados por bandas para que você possa bebericar enquanto escuta uma boa música:

1. Nenhum de Nós

Link Youtube

Essa banda de rock brasileira, formada em 1986 na cidade de Porto Alegre, lançou em 1988, a música de trabalho do primeiro disco chamada "Camila, Camila" que viria a se tornar um hit nacional, chegando ao 3° lugar entre as mais tocadas. Hoje em dia, a música mais conhecida da banda virou cerveja.

A ideia era criar uma bebida que mesmo com o passar do tempo faria com que as pessoas mantivessem o interesse em seu sabor. Considerando que em todos os shows do Nenhum de Nós a música sempre é tocada e cantada por todos, da mesma forma, a cerveja deveria ser bebida ao longo dos anos por muitas pessoas.

Além de ter uma história forte, baseada em uma relação abusiva, hoje em dia Camila – a amiga da banda na qual a música e a cerveja foi inpirada – está com 42 anos, por isso, ao ser lançada, a Bamberg calculou para que o nível de IBU (o nível de amargor) fosse 42, homenageando a protagonista do som. O rótulo desta cerveja foi inspirado na letra, tendo partes importantes como as estrelas da noite, os raios de sol, o lúpulo representando a feminilidade, as lágrimas e o ódio, que “deixa tudo preto”.

2. Os Replicantes

Link Youtube

Presente no mundo da música desde os anos 1980, o músico Wander Wildner passou a se interessar por cervejas artesanais em 2013. Sua banda teve grande importância para o punk rock brasileiro e atualmente uma cerveja que tem tudo a ver com a banda é a Labareda.

Juntamente com a Cervejaria Coruja, a Labareda criou a “Labareda com Pimenta”, considerada um Special Beer por ser feita com a pimenta dedo de moça. Para o músico Wander Wilder, esse fato é de grande importância, tendo em vista que a música e a cerveja andam juntas. A sua bebida é estilo Kellerbier, e tem IBU 32, sendo considerada forte e com sabor acentuado.

3. CPM 22

Link Youtube

Uma das poucas bandas brasileiras de hardcore a ganhar um disco de ouro e fazer sucesso no mainstream, abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras de rock. Já sua cerveja é uma Pilsen, de corpo leve e bom drinkability, com lúpulo marcante e amargor refrescante.

A cerveja, em homenagem à banda formada em 1995 na cidade de Barueri (SP), é feita pela cervejaria Bamberg. O estilo Pilsen foi escolhido a partir da história e gosto dos integrantes da banda. A CPM 22 é fiel ao punk, com músicas diretas e simples, mas, acima de tudo, manda uma mensagem, e essa é a ideia da Pilsen.

4. Raimundos

Link Youtube

Raimundos é uma banda de rock brasileira formada em Brasília em 1987. O nome é derivado de uma de suas maiores influências, a banda Ramones. Com 8 discos autorais, 30 anos de estrada e mais de 5 milhões de cópias vendidas, o Raimundos está marcado na história como uma das principais bandas de rock no Brasil.

Tendo feito a cabeça de muita gente nos anos 1990, passou em 2013 a fazer parte da carta de cervejas também. O estilo eleito pelos integrantes para representar a banda foi o Helles, tradicional da Baviera. É uma cerveja clara e leve, mas de grande personalidade, com uma lupulagem facilmente identificada, tanto no final seco, quanto no aroma floral.

5. True

Link Youtube

Já essa banda de Curitiba que está na ativa desde 2006, lançou uma cerveja para homenagear o seu primeiro álbum, o “Riders of Doom”.

Produzida pela cervejaria Monshire, também de Curitiba, todos os aspectos dessa cerveja combinam com o estilo do grupo, sendo considerada “densa, amarga e pesada”. A cerveja foi feita para a divulgação do álbum e só é vendida nos shows do grupo, o que aumenta o interesse daqueles que gostam de cervejas diferentes e exclusivas.

6. Solon Fishbone

Link Youtube

São três décadas dedicadas ao blues, muitos shows, discos e viagens fizeram dele um dos nomes mais expressivos do cenário musical gaúcho. Não é só de rock que as cervejas são feitas. Um exemplo disso é a IPA Blues, produzida pela cervejaria Farol, da serra Gaúcha. Fishbone é um músico dedicado ao blues há mais de três décadas. A ideia da cerveja especial surgiu após o músico experimentar uma IPA, feita por um amigo cervejeiro, Antônio Lysiak, o que fez ambos linkarem a Pale Ale com o Blues. A cerveja tem IBU 60 e segundo Fishbone “harmoniza com blues e não combina com frescura”.

7. Charlie Brown Jr.

Link Youtube

Essa banda brasileira de rock formada em Santos no ano de 1992 fazia canções que misturavam vários gêneros musicais como o hardcore punk, reggae, rap, funk rock, rock alternativo e skate punk, criando assim um estilo próprio e original. O espírito skatista também está nas cervejas com o Charlie Brown Jr, a cerveja entrou para a linha da Velhas Virgens, marca parceira da Invicta (SP). A inspiração para a cerveja surgiu das características fortes da banda, como o seu jeito californiano marcante, abrindo espaço para a APA, conhecida por seu estilo americano e com IBU 30, mantendo os padrões fortes da banda.

8. Ultraje a Rigor

Link Youtube

Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início da década de 1980 em São Paulo. Obteve sucesso em 1983 no Brasil, devido as canções "Inútil" e "Mim Quer Tocar". Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional.

A banda tem três cervejas em sua homenagem. A Ultraje Pale Ale com aroma de caramelo e lúpulo herbal e terroso, amargor presente e equilíbrio com o malte. A segunda é a Ultraje Bohemian Pilsner, leve e clara com aromas florais de lúpulos nobres e sabores de biscoitos e pães provenientes do malte. E a terceira e última cerveja criada para a banda é a Ultraje Weissbier, que possui aromas e sabores frutados marcantes de cravo e banana, devido à sua fermentação. As cervejas foram produzidas pela Luner Bier, nanocervejaria de São Joaquim da Barra/SP.

9. Acústicos e Valvulados

Link Youtube

Acústicos & Valvulados é uma banda brasileira de rock and roll formada em 1991 na cidade de Porto Alegre. Além de ser extremamente conhecida pelos seus hits: Até a Hora de Parar, Fim de Tarde Com Você, Remédio, Milésima Canção de Amor e O Dia D é Hoje, a banda conquistou e até hoje conquista o público de diversas faixas etárias. Atualmente, a banda criou uma Pilsen “Valvulada”, em parceria com a Cervejaria Favorita.

Chamada de Chalaça Total, a cerveja tem o nome inspirado na música da banda “Meio doido e Vagabundo”, e é uma gíria usada pelos músicos do grupo ao longo da carreira.  A cerveja foi feita com o objetivo de combinar com qualquer estilo de público, agradando paladares femininos e masculinos. Tem IBU 15 e é considerada uma cerveja com pouco amargor e uma leve suavidade ao final, exatamente como o pedido da banda.

10. Eminence

Link Youtube

É uma banda brasileira de groove metal/death metal, da cidade de Belo Horizonte formada em 1995. É uma banda que há pouco tempo saiu do cenário "underground", mas possui uma sonoridade similar a Machine Head ou Sepultura.

Em parceria com a cervejaria mineira Kud, a banda criou uma American IPA com IBU 66. Segunda os músicos, por mais que a sua cerveja devesse ser forte e ter um sabor intenso e amargo, eles queriam agradar não só o paladar deles, mas também do público. A banda afirma que a harmonização perfeita da Kud Eminence é “uma pancada de música”.

11. Falcão

Link Youtube

Marcondes Falcão Maia, mais conhecido pelo seu nome artístico Falcão, é um humorista, cantor, apresentador e compositor brega notado pelo estilo irreverente e cômico. Tem nove discos gravados, com sucessos como as canções "I'm not dog no", "Black People Car", "Holiday Foi Muito" e "I Love You Tonight".

Atualmente, em parceria com a cervejaria Votus, o cantor criou uma Witbier com cajú. A ideia da cerveja é ser vendida no nordeste, e, para isso, foi criada com apenas IBU 10 e cajú, tendo o objetivo de matar a sede do público no calor nordestino. Claro que Falcão deixou bem explicito que com as suas músicas, deve-se sempre beber a sua cerveja ou uma boa cachaça!

12. Tianastacia

Link Youtube

Nascida em 1992 a Tianastácia é uma banda brasileira de rock and roll originada na cidade de Belo Horizonte e composta por Maurinho Nastácia e Podé Nastácia nos vocais, Beto Nastácia no baixo, Antonio Júlio Nastácia nas guitarras, Glauco Nastácia na bateria. É o típico exemplo da banda que criou uma cerveja para comemorar a sua maioridade.

O grupo mineiro, lançado em 1992, comemorou seus 18 anos de união lançando um disco novo e uma cerveja feita em parceria com a Krug Bier, que é uma das microcervejarias mais antigas em funcionamento de Minas Gerais. A cerveja ficou conhecida como Tianastácia Golden Ale, tendo UBU 15 e, segundo os envolvidos, a cerveja combina perfeitamente com a música!

13. Detaus

Link Youtube

A banda mineira Detaus, da cidade de Lavras, lançou a própria cerveja junto com seu primeiro CD, intitulado “Nunca é Tarde”, além de um videoclipe de uma música desse CD, a “Tempo de Adeus”, no momento em que a banda se lançou comercialmente para o mercado musical.

Enquanto alguns comemoram seus 18 anos, outros criam uma cerveja para comemorar o lançamento oficial da banda. Essa foi a ideia da Detaus, que se inspirou em grandes bandas de rock para criar a Detaus Dunkelweizen, com produção limitada de 200 litros mensais, em uma parceria com a cervejaria mineira Jóia Mesquita. A bebida tem IBU 13 e é considerada uma cerveja típica de trigo alemã, com sabor robusto e marcante, combina com o estilo da banda.

14. Plebe Rude

Link Youtube

A banda brasiliense formada nos anos 1980 tem como tema as incertezas políticas do país desde os estertores da ditadura até a atualidade. Para o comportamento do ser humano em meio às dificuldades da vida, lançou uma Pale Ale chamada “God save the Queen”. Edição especial da Plebe Rude, foi feita juntamente com a cervejaria mineira Kud. A banda fez questão de ser fiel ao seu estilo e garantiu que a Pale Ale Inglesa de IBU 20 seja de longe a melhor combinação entre o punk e o pós-punk das suas músicas, além de terem adorado o rótulo que, segundo os músicos, valorizou muito a trajetória da banda no mercado.

15. Titãs

Link Youtube

Embora originalmente tocassem pop-rock alternativo, o grupo formado na década de 1980 também já utilizou diversos outros gêneros ao longo de mais de 30 anos de carreira, como new wave, punk rock, grunge, MPB e música eletrônica, sendo considerada uma das bandas mais bem sucedidas do Brasil.

A bebida criada pela cervejaria Colorado é, segundo o conjunto, tudo aquilo que eles significam. A Brown Ale com toques de laranja foi feita em 2013 com o objetivo de comemorar os 30 anos de sucesso da banda. Segundo os músicos, a cerveja tinha que ser verdadeira, passar para o público o seu real sentido e, é claro, assim como suas músicas, não passar despercebida. Após alcançarem seus objetivos, a Colorado Titãs com IBU 28 foi lançada e teve como plano inicial ser uma cerveja sazonal, porém, repercutiu muito e a banda ainda pensa em continuar com a produção.

O que pode parecer estranho é esse interesse e preocupação na hora de comprar uma cerveja. Você olha primeiro para o rótulo ou para o estilo que deseja? Ao comprar cervejas baseadas em bandas, claramente o que chamou a sua atenção foi o rótulo e a banda em que ele foi baseado, ainda mais se você é fã. Além do rótulo da cerveja ser uma das partes mais importantes de toda a sua composição, por citar detalhes de ingredientes e possíveis harmonizações, ele chama atenção dos consumidores e aumenta o interesse pela bebida e por seus produtores, aumentando os clientes e, consequentemente, a sua produção.

É importante ressaltar que o interesse por cervejas artesanais teve aumento significativo nos últimos anos, fazendo com que cada vez mais as cervejarias busquem uma rotulagem diferenciada e chamativa, baseada em filmes, séries, músicas e movimentos culturais que temos acesso no nosso dia a dia.

Para mim, beber boas cervejas é uma das melhores coisas da vida e encontroar uma cerveja baseada em algo que você gosta pode tornar ainda mais divertido e inesquecível o momento.

A isso, um brinde!


publicado em 11 de Novembro de 2017, 00:05
Foto bento ferreira jpg

Bento Ferreira

Publicitário, homebrewer e sommelier do Emens Akademie. Sócio proprietário da agência Alvo, professor na Escola da Cerveja, palestrante e colunista da revista Beer Art. Siga ele no Facebook e no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: