15 times europeus para torcedores de primeira viagem

Afinal, tem muita coisa boa lá fora que merece atenção

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

A gente sabe que futebol é uma das maiores febres mundo a fora. Jornais, revistas, tabloides, programas de TV e até filmes frequentemente transmitem ao público diversos assuntos sobre essa modalidade.

Não importa se é sobre a proposta bilionária feita pelo Manchester United visando a contratação de Neymar, jogador do Barcelona, ou no épico episódio do Chaves onde a frase, que já virou bordão, é dita: "Era melhor ter ido ver o filme do Pelé."

Falar de futebol sempre dá em muitas emoções, grandes amizades, e sobretudo, diferentes opiniões.

Pra você que é um torcedor de primeira viagem, trouxe uma lista que pode ajudar a escolher sua próxima paixão. Aperte os cintos e, dependendo de sua escolha, esteja preparado para sofrer ou para comemorar glórias.

Depois, me chama nos comentários pra dizer se concordou com a lista ou achou que faltou algum time. Puxe uma cadeira, a casa é sua.

1. Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund (Borussia Dortmund)

Difícil não apaixonar

Com uma das torcidas mais deslumbrantes da Europa, o Borussia Dortmund, clube alemão, lidera nossa lista.

Fundado em 19 de dezembro de 1909, levantou a caneca da liga dos campeões em apenas 1 ocasião, mas no cenário nacional é campeão por 8 vezes.

Tem uma das torcidas mais vibrantes e apaixonantes da Europa, a foto fala por si só. Se você quer torcer intensamente como se cada jogo fosse uma final, não se esqueça do Dortmund.

2. Liverpool Football Club

O tradicional gigante inglês, fundado em 1892, é campeão 18 vezes do campeonato nacional, atrás apenas do rival Manchester United. É também 5 vezes campeão da Liga dos Campeões, onde tem o posto de time inglês mais vezes campeão europeu. 

O clube é conhecido mundialmente pela sua história e pela sua incrível torcida que faz qualquer um se arrepiar ao ouvir o hino oficial do clube, o "You'll Never Walk Alone".

Apesar de passar por um longo jejum que já dura mais de 20 anos sem o título da liga, os torcedores do Liverpool não tem o que reclamar no quesito emoções. Quem não lembra da virada histórica de 2005?

3. Futbol Club Barcelona

Um dos clubes mais vitoriosos dos últimos anos e uma escola de futebol magnífica – assim eu definiria o Barcelona.

Fundado em 1899, o atual campeão da Liga dos Campeões é conhecido mundialmente pelo seu vasto histórico de vitórias e títulos, entre eles 5 Ligas anteriores e 23 campeonatos espanhóis.

Nomes como Xavi Hernández, Carles Puyol, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Andrés Iniesta e Lionel Messi são os mais reconhecidos que passaram recentemente ou ainda estão presente no clube catalão. Só craque.

Prepare-se para comemorar muitos gols.

4. Real Madrid Club de Fútbol

Merengues, Galáticos, como preferirem

Sem dúvidas um dos melhores clubes do mundo, maior vencedor da Liga dos Campeões da Europa com 10 títulos, o último conquistado em 2014.

Liderado pelo atual melhor jogador do mundo reconhecido pela FIFA, Cristiano Ronaldo, os merengues tem tudo para terem uma temporada de sucesso e aumentar cada vez mais a salinha de troféus do clube, que de pequena não tem nada.

Foi fundado no dia 6 de março de 1902 e coleciona 32 títulos nacionais, levando o posto de maior vencedor do Campeonato Espanhol. Se você quer ver grandes craques, esta pode ser sua escolha certa.

5. Athletic Club de Bilbao

Um clube que segue a cultura e ética da sua região: composto só de jogadores bascos, é uma verdadeira raridade.

Ainda assim o clube consegue ter lá seus méritos, como a grande conquista da super-copa da Espanha vencendo e convencendo o todo poderoso Barcelona e seus 8 títulos nacionais.

Fundado em 1898, sem dúvidas merece muito respeito. Pra você que gosta de cultura e história, não se esqueça do clube Basco.

6. Manchester United Football Club

Apresento-lhes o maior campeão inglês, com 20 títulos: Manchester United, ou Reds Devils, como são conhecidos pela sua torcida.

Clube de grande história e de grandes craques, tanto no gramado quanto fora dele. Exemplo é Sir. Alex Fergunson, o grande treinador do Manchester United, um dos mais vitoriosos do futebol, num dos clubes mais vezes campeões.

Três vezes vencedor da Liga dos Campeões, é uma opção que você deve considerar. Foi fundado em 1º de janeiro de 1878 e tem como sua casa o belíssimo Old Trafford, conhecido mundialmente como teatro dos sonhos.

7. Fußball-Club Bayern München

Cinco vezes vencedor da Liga dos Campões e 25 da Liga Nacional, o Bayern mostra todo seu poder de cara nesses números.

Seu estádio, o Allianz Arena, é palco de grandes estrelas mundiais como Robben, Muller, Ribery, Neuer entre outras feras.

Fundado em 1900, o clube alemão é uma das maiores potências do futebol mundial. Se você quer ver craques que não sejam Cristiano Ronaldo ou Lionel Messi, o Bayern, é uma escolha perfeita.

8. Associazione Calcio Milan

Campeão europeu 7 vezes, o Milan é um dos grandes do futebol mundial. No momento, é um gigante adormecido, com sede para ressurgir.

Fundado em 13 de dezembro de 1899, o gigante coleciona 18 títulos italianos, empatando com Inter de Milão e atrás apenas da Juventos no ranking de maior campeão da Liga Nacional.

Já foi casa de grandes craques como Paolo Maldini, Clarence Seedorf, Filippo Inzaghi, Kaká, Andrea Pirlo entre outros ao longo de sua história. Se você adora Milão e o futebol italiano, o Milan é um dos clubes ideais para você.

9. AFC Ajax

Ajax é um clube de futebol neerlandês, da cidade de Amsterdã.

Quatro vezes campeão da Champions League, o tradicional clube do Ajax desbanca muito time ricaço por aí, já que é dono de 33 títulos nacionais. Foi casa de muitos craques mundiais e, talvez, o maior de todos: Johan Cruijff.

Se você gosta de clubes tradicionais que não estão nos holofotes, mas que ainda assim, são grandes, Ajax deve estar entre suas primeiras escolhas.

10. F.C. Internazionale Milano

Time italiano da cidade de Milão, um dos pilares do futebol italiano, o clube  já foi de grandes jogadores como Ronaldo Fenômeno, Zlatan Ibrahimović e Samuel Eto'o. Hoje tenta ressurgir com toda força no cenário mundial.

Fundado no dia 9 de março de 1908, tem 18 títulos nacionais e 3 da Liga dos Campeões. Assim como o rival Milan, é uma boa escolha para os amantes do futebol italiano.

11. Juventus Football Club

Fundado no dia 1 de novembro de 1897 e também conhecido como Juventus de Turim ou apenas Juve, é o atual vice-campeão da Liga dos Campeões, competição na qual já possui 2 títulos.

Também é o maior campeão italiano com 31 títulos, e vem de uma excelente sequência de na Itália, conquistando respectivamente os últimos 4 títulos da Liga Nacional. Tem como maior ídolo Alessandro Del Piero.

Se você adora comemorar títulos, a Juve é ideal para você.

12. Celtic Football Club

Campeão apenas uma vez da antiga Copa dos Campeões da Europa, atualmente Liga dos Campeões, mas 46 vezes da Liga Nacional, esse clube escocês é um dos mais tradicionais da Europa.

É o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa e é também o único clube na história a ganhar a mesma com um time completamente formado por pratas-da-casa. Além disso, o único escocês a chegar em uma final.

Adora um coisa diferente e legal ao mesmo tempo? Celtic e Campeonato Escocês são uma boa pedida.

13. Nottingham Forest

Nottingham Forest Football Club, fundado em 1865 e atualmente disputando a segunda divisão inglesa, é campeão nacional da elite apenas uma vez, mas na Liga dos Campeões o clube ostenta um status positivo, tem mais títulos do que as atuais potências do futebol inglês Manchester City, Chelsea e Arsenal juntos, com 2 títulos Europeus.

Merece muito respeito, não? Mesmo não jogando na atual elite inglesa, pode proporcionar grandes espetáculos. Para quem quer se surpreender.

14. Futebol Clube do Porto

Uma das grandes potências do futebol português, fundado no ano de 1893, tem 2 títulos da Liga dos Campeões e 27 do Campeonato Nacional. É um clube com vasto repertório de títulos – 74 no total.

Conhecido como Dragões, teve um momento mágico comandado por José Mourinho, o título da Liga dos Campeões de 2003–04, vencendo o Mônaco na final por 3x0.

É um dos clubes que enriquecem o futebol europeu e mundial. Uma boa alternativa para quem ama Portugal e as cores azul e branco.

15. Crystal Palace Football Club

Se surpreendeu? Calma

Essa é uma escolha para aquele torcedor que gosta de festa e de torcer intensamente, seja com tambores e bandeiras ou apenas com sua garganta.

Conhecidos como Glaziers, o clube inglês não tem nenhum título da elite nem da Europa. Detém apenas 2 títulos da segunda divisão inglesa, mas no quesito torcida, deixa no bolso muitos times grandes por aí.

Fundado em 10 de setembro de 1905, o clube disputa hoje a Premier League. Essa é uma escolha que carrega um pouco do jeito brasileiro de torcer, mas em Londres.


publicado em 26 de Setembro de 2015, 00:00
R4r

Vinícius Villanova

Natural de São Miguel dos Campos - AL, apaixonado por fotografia, leitura e adora escrever. Sempre carrega a fé como sua fiel escudeira.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: