[18+] Bom dia, a volta dos Chicos

O projeto de fotografia masculina do Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira ganhou novos ares e pode virar livro!

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nota editorial: estamos em busca de Bom dias com homens e com mais diversidade de corpos e peles — aqui explicamos em mais detalhes o contexto atual da série, suas origens, obstáculos e nossa visão de futuro para ela. Se você é fotógrafo(a) ou tem um ensaio que deseja publicar, fale conosco pelo jader@papodehomem.com.br .

* * *

Olá! Somos Fábio e Rodrigo, dois fotógrafos/filmmakers, criadores do projeto Chicos, um espaço em que publicamos histórias e depoimentos atrelados à fotografia de nu de homens gays, tratando da relação de cada um deles com o próprio corpo, identidade e sexualidade.

Nem todos são gays, mas conversam com esse universo.

 

 

 

Emprestado do espanhol e dos ‘Franciscos’, o projeto é composto de entrevistas + ensaios: todos relacionados com a experiência pessoal e coletiva do que somos no dia-a-dia, o nosso corpo, nossas descobertas e opiniões.

Tento em vista a enorme gama de categorias e rótulos que se impuseram aos homens dentro da comunidade gay, “Chicos” não optou por nenhum deles. Pelo contrário: o objetivo do projeto é contemplar e se apropriar de toda essa diversidade de corpos, cores, mentes e condições sócio-econômicas nos relatos e fotografias: negros, brancos, barbudos, gordos, magros, altos, baixos, sarados, peludos, e qualquer pessoa que queira e que esteja disposta a contribuir com o projeto. Os idealizadores acreditam que toda e qualquer pessoa que vivencia a homossexualidade tem muito a dizer sobre suas experiências. 

A nudez, retratada de forma poética nas fotografias, não é por acaso. Ela também se relaciona com o fato de cada um se despir das amarras sociais, do preconceito e de todas as forças conservadoras que ainda não proporcionam equidade de direitos aos homossexuais. Ao se despir, um “Chico” oferece aos leitores também a sua intimidade, seus sonhos, receios e anseios mais profundos. 

- Do Bom Dia, Chicos.

Lançamos o projeto online no dia 20 de Junho de 2015. Hoje, próximo de completar o primeiro ano do projeto, olhamos pra trás e vemos quanta coisa mudou, e o quanto nós dois mudamos.

Participamos do Bom Dia aqui no Papo de Homem no dia 15 de Setembro de 2015 - até então, só tínhamos fotografados rapazes de Belo Horizonte e São Paulo. Em novembro desse mesmo ano tomamos rumo para Brasília, Belém e Fortaleza, onde registraríamos mais de 32 chicos - muitos deles, em espaços abertos e externos, como foi quando fotografamos na Av. Paulista.

O contato com rapazes de cidade litorâneas e fora do eixo Sudeste abriu um leque muito maior de histórias de percepção de corpo, identidade e sexualidade. Acabou que não resistimos: voltamos, agora em 2016, novamente para Fortaleza e conhecemos Salvador, para registrar mais personagens para o livro. Dessa leva, voltamos para Brasília e finalizamos no Rio, a última viagem antes de adentrarmos na campanha do Catarse.

Ajude o projeto Chicos: The Book no Catarse

Link Vimeo

 

 

 

 

Realizar um livro foi uma ideia que surgiu durante as viagens - o acervo de fotografias nosso multiplicou, assim como as histórias. Pensamos que há tanta riqueza no que dividimos com essas pessoas, que deveria ser eternizada para além da internet, em papel. Desde então, refizemos alguns ensaios para ter novos materiais para o livro (e reintrevistamos pessoas que, hoje, contam com uma nova relação com a nudez e o próprio corpo).

Iniciamos a campanha de crowdfunding do livro, via Catarse, no dia 09 de Maio. Hoje já contamos com 30% do valor, que cobre a impressão, diagramação, recompensas, enfim, todo o custo pra transformar essa idéia em realidade. Nossa idéia com o livro é sintetizar o projeto de outra forma: trabalhar mais a pluralidade de corpos, de discursos, de formas de vivenciar a sexualidade.

Creio que seja o maior aprendizado que tiramos desse um ano: as tantas formas de se enxergar dentro desse mundo, e como com elas podemos repensar nós mesmos. Esperamos com o livro poder compartilhar com os seguidores, leitores, chicos e amigos, um pouco dessas experiências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para quem quiser apoiar e comprar um livro, entra lá no nosso Catarse para dar uma olhada!

Muito obrigado novamente! <3

Os Chicos! :)


publicado em 13 de Junho de 2016, 00:00
11056576 10204859501706256 2026822064390882987 n

Rodrigo Ladeira

Criador do projeto Chicos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: