A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

[18+] Bom Dia, Matheus Grossi

O Matheus foi fotografado na praia pela Thiemi Okawara

Nota editorial: estamos em busca de Bom dias com homens e com mais diversidade de corpos e peles — aqui explicamos em mais detalhes o contexto atual da série, suas origens, obstáculos e nossa visão de futuro para ela. Se você é fotógrafo(a) ou tem um ensaio que deseja publicar, fale conosco pelo jader@papodehomem.com.br .

* * *

A ideia surgiu quando recebi uma amiga designer e fotógrafa na minha casa, aqui no Rio. Permutei um cantinho da minha cama por uns cliques. Brincadeira! A Thiemi e eu trabalhamos juntos em Belo Horizonte há um tempo em uma agência de propagandas, e ela veio passar uns dias pra curtir o Rio e também fazer algumas fotos.

Ela tinha proposto de fazer um ensaio fotográfico aqui em casa. Até então eu não tinha tomado coragem de ser fotografado nu, obviamente por vários preconceitos que tinha em relação ao nu masculino, sobre o que as pessoas pensariam a respeito etc.

Durante os três dias que ela ficou aqui, dois deles foram com o tempo fechado e frio. No último dia, abriu um céu maravilhoso e foi aí que eu dei a sugestão de fazermos as fotos na praia de Abricó, uma praia naturista aqui no Rio de Janeiro. Ela mais que prontamente adorou a ideia e partimos juntos pra ver qual era.

 

 

 

 

 

Confesso que dei a sugestão impulsivamente, e acho que ela topou com a mesma impulsividade. Quando chegamos, me deu um frio na barriga e uma vergonha sem tamanho. Mas era algo que eu queria fazer: desconstruir todo essa ideia boba e preconceituosa a respeito do corpo nu. A praia estava relativamente vazia, mas havia pessoas em praticamente todos os lugares. Todos nus. Foi quando nós dois nos despimos, o que me deixou mais confortável, já que não era somente eu que estava me expondo.

A experiência foi fantástica. Primeira vez nu em frente a várias pessoas desconhecidas, sendo fotografado em uma praia paradisíaca, num dia lindo, e ainda a melhor sensação de todas: nadar pelado! A sensação de liberdade é indescritível. As fotos fluiram super bem e ainda curtimos um dia fantástico de praia. Aém da conversa com os naturistas frequentadores da praia. Saber um pouco mais sobre este universo me abriu muito a mente.

O outro frio na barriga foi na hora de publicar as fotos. Eu já lasquei um post no Facebook, onde recebi vários elogios e brincadeiras, mas nenhuma desrespeitosa ou preconceituosa. Se alguém não gostou, guardou pra si e eu acho ótimo!

Acho que todo mundo deve experimentar algo parecido. É inexplicável!

As fotos são da Thiemi Okawara, que está no Twitter e Instagram.

 

 

 

 

 

Boa semana a todos.


publicado em 18 de Julho de 2016, 00:00
Perfil

Matheus Grossi

31 anos, mineiro residente no Rio de Janeiro/RJ. Publicitário e estudante de artes cênicas.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura