[18+] Bom Dia, Renata / Serenna

A Renata é paulista e foi fotografada pelo Ivan Guimarães

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nota editorial: estamos em busca de Bom dias com homens e com mais diversidade de corpos e peles — aqui explicamos em mais detalhes o contexto atual da série, suas origens, obstáculos e nossa visão de futuro para ela. Se você é fotógrafo(a) ou tem um ensaio que deseja publicar, fale conosco pelo jader@papodehomem.com.br .

* * *

Há um ano fiz meu primeiro ensaio, que já foi com nudez, e aí que vi o quão desinibida eu realmente era em relação à tirar a roupa em frente às câmeras e o quanto isso me dava mais entendimento do meu corpo, da minha linguagem corporal, da minha essência.

Depois disso, não parei mais. Acho que toda experiência fotografando é muito enriquecedora. Saio de cada ensaio sempre aprendendo alguma coisa e me vendo de uma forma diferente e nova, graças à visão de quem me fotografou no momento. O ensaio com o Ivan Guimarães, por exemplo, continua sendo um dos meus preferidos por me retratar de um jeito super sutil e delicado.

Comecei a fazer ensaios muito por uma questão de autoestima e aceitação; por muito tempo tive dificuldade de aceitar minha aparência/corpo e imaginei que as fotos fariam com que eu gostasse mais de mim e me aceitasse melhor. E deu certo. Se ver através do olhar de outra pessoa faz com que vejamos coisas em nós que nunca percebemos. Aprendi a ver 'beleza' e a aceitar coisas em mim que antes eu evitava prestar atenção e/ou  via como defeitos.

Fora a questão da autoestima, acho que trabalhar com nudez é um exercício de empoderamento muito intenso, em que eu me sinto dona de mim, dona das minhas escolhas e onde por mais que exista sempre um pouquinho de preconceito, eu faço questão de continuar e tentar fazer com que as pessoas entendam e vejam com naturalidade e respeito algo que, de fato, é a coisa mais natural que temos: nossos corpos.

Para acompanhar mais, este é meu Instagram.

Boa semana a todos.


publicado em 25 de Abril de 2016, 00:00
12742634 10153864129551145 8453305651346297207 n

Renata Serenna

24 anos, nascida em São Paulo e formada em Design de Moda. Modelo há um ano e hopeful do Suicide Girls desde então (Serenna Suicide). Mais em seu Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: