Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

[18+] Os Bom Dias que fizeram nossa cabeça em 2014

Foi em 2014 que resolvemos ver com outros olhos o sensual.

O caminho é duro, o que se vê por aí ainda é enviesado, a produção em geral se repete, as poses são as mesmas, as mulheres não existentes são as mesmas, homens são mais que raridade, gente junta tem estética de festa hippie ou um peso de ser tão único que, em vez de incentivar, continua deixando as pessoas com receio de falar sobre o nu e, mais ainda, de se sentirem bem nuas.

Muitas discussões nos comentários. Pessoas desconfortáveis com qualquer resquício de mudanças, gente que sentia muito atraso nesse passo à frente. Conversas muito ricas a cada segunda-feira.

Conhecemos fotógrafos e modelos e pessoas. Olhamos, vimos, reparamos. O que está feito não pode ser desfeito e a ideia é tentar explorar mais mesmo o nu e o sensual. Mais mulheres, outros caras, gente junta com mais naturalidade, enfim, abrir o leque de possibilidades por aqui. A procura vai ser árdua, as produções começarão a aparecer, novas referências.

O amadurecimento da coisa em si.

Por hora, olhamos para trás e fizemos uma lista com os Bom Dias que mais fizeram a nossa cabeça:

 Bom dia, Mayara Rios (escolha do Jader Pires)

 
Demais perceber como esses ensaios dão um recorte único para a pessoa fotografada. Nesse contexto único, a Mayara Rios -- uma garota de beleza extrema -- aparece melancólica, linda e triste, olhando na sua cara e bem distante de tudo. Um contraste incrível, hipnotizante. "Ver a Mayara é deixar gelar o coração".

Bom dia, #DefineBeauty (escolha da Ana Higa e Eduardo Amuri)

 
É inocente, provocante, bem feito. Gosto dele principalmente porque chama a atenção.
- Higa.
As marquinhas que as meias deixam, os pelinhos que as vezes aparecem no topo da calcinha, o espacinho que sobra perto do ossinho do quadril e a sensação de ser devorado sem as mãos.
- Amuri.

Bom dia, Valentina Piras #2 (escolha do Luciano Ribeiro)

 
Gosto do fato de a Valentina ser uma pessoa que está gravitando ao nosso redor e, de vez em quando, aparecer para dar uma volta com a galera. É legal ver uma mina gata existindo de verdade. Fora isso, também curto o fato de esse vídeo ter sido todo produzido de sopetão, na oportunidade, e o resultado ter ficado realmente bonito. Ponto pro pessoal da Monstro Filmes.

Bom dia, Ciro (escolha da Luíza de Castro) 

 
Achei delicada a abordagem da beleza masculina e gostaria de ver mais trabalhos assim. Me senti feliz em ver, no PapodeHomem, um espaço para explorar esse lado da fotografia como arte. Sem falar que ele é lindo.

Bom dia, Benjamin Cosson (escolha do Ismael dos Anjos)

 
Cliques que mostram que o tesão está nos detalhes. Naquela curva, naquela transparência ou naquela moça sem rosto sentado no balanço do jardim.

Bom dia, Andréia Rocha (escolha da Débora Cortela) 

 
Quando vi o ensaio da bailarina Andreia, me recordei adolescente vendo minha professora de Balé trocar de roupa, aquilo foi tão sensual e natural! Todos os movimentos e poses, com suas perfeições biomecânicas me pareceram ser dançáveis. Um convite.

Bom dia, Gabriela Mo (escolha do Guilherme Valadares)

 

Bom dia, Jéssica (escolha do Felipe Franco)

 
Lembro de conversar com o Jader sobre como ele fazia para escrever um Bom Dia. Durante o papo, ele me confessou que precisava se apaixonar pela menina para consegui escrever, que ficava um tempo olhando fotos e vídeos, até bater o lance. Esse foi o meu critério para escolher o Bom Dia que mais gostei deste 2014 recheado de belo e significativos ensaios.
Tatuagens, alargadores, piercings, leveza e elasticidade disputando a atenção com um olhar marcante, perdido, profundo e escuro. Um cenário caótico, com “pichações”, palavras e frases aleatórias. Apaixonante. Sempre tive uma queda pelo caos e a desordem. Mas acho que o que realmente me pegou foi o fato de ser uma mulher que facilmente eu encontraria tomando uma cerveja em alguma boteco da Vila Madalena, Augusta, Santa Cecília ou qualquer outro bairro boêmio de São Paulo.
Tão real, tão próxima e possível que se torna fascinante e distante. Um ótimo dia, Jéssica Guedes.

Boa semana a todos.

 


publicado em 05 de Janeiro de 2015, 09:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura