Estão abertas as incrições para a última turma de 2017 do nosso curso de equilíbrio emocional para homens. São apenas 20 vagas. :)

17 canais brasileiros no Youtube que são bons de verdade

Sem apelação, sem banheira de Nutella, essa galera faz conteúdo de qualidade que vale a sua atenção

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg
  • 130x50 jpg

“O Youtube é o futuro da televisão”. Há alguns anos, essa afirmação soava como um mantra. Os canais do Youtube cresciam em velocidade assustadora e os influenciadores não estavam mais exclusivamente na TV. Eles estavam em seus próprios canais na plataforma de vídeos.

O discurso segue firme, valorizando essa independência editorial que a tecnologia e o Youtube nos proporciona, onde podemos produzir e veicular com grande facilidade. Todo mundo tem a sua própria emissora, onde uma corrida pelo ouro é disfarçada de corrida pela assinatura. Ter mais de um milhão de assinantes virou sinônimo de solidez e sucesso no Youtube.

Eis que: Banheiras de nutella, soberba e peixes em piscinas evoluíram a discussão. A escatologia, tanto física quanto intelectual, pauta os grandes canais do Youtube.

É claro que existem os consolidados e ótimos Manual do Mundo, Nerdologia e Canal Nostalgia. Mas são exceções. Os maiores canais de Youtube no Brasil prezam pelo bizarro. E como na mídia, ainda, os números é que representam o sucesso de um veículo, os autores desses canais apelativos é que carregam o título de maiores influenciadores.

Plaquinha que o Youtube enviou para quem alcançou 100 mil inscritos e alguns ostentam por aí.

Engana-se quem considera o Youtube uma causa perdida. O primeiro passo para encontrar conteúdo bom é não se deixar levar pelos números. Há muita gente fazendo coisa boa em vídeos.

Por isso, selecionamos canais que não tem a plaquinha de 1 milhão de assinaturas na parede do cenário, mas que mantém respirando o sonho do bom conteúdo.

Buenas Ideias

O historiador e jornalista Eduardo Bueno fala tanto que encontrou uma maneira de ser eufórico sem ser interrompido pelo entrevistador: um próprio canal no Youtube. Em Buenas Ideiais, Eduardo relembra fatos históricos do Brasil de uma maneira leve e igualmente didática.

Music Thunder Vision

Quem disse que a MTV acabou?

Pois é, o VJ Luiz Thunderbird criou a sua própria ‘MTV’. Trata-se da a Music Thunder Vision. Mais modesta, é claro. Ainda assim, um ótimo canal de entrevistas e curiosidades do mundo da música.

Passaralho

Em epocas de discussões extremas nas redes sociais, dois perfis diferentes discutem os mais variados temas, como Terra Plana, Veganismo, Funk e até Che Guevara. E o melhor: mudam de opinião no meio do embate.

Uma aula de ironia com Marcelo Madureira e Eduardo Bueno.

Kazagastão

Não foi só Thunderbird, o VJ que homenageado pela TV Colosso, que viu no Youtube a independência editorial. Gastão Moreira, um dos maiores jornalistas musicais do Brasil, apresenta o Kazagastão, excelente biblioteca de história da música e playlists.

Alta Fidelidade

Falando em playlist, essa é a proposta do Alta Fidelidade. O canal leva o nome do livro de Nick Hornby publicado de 1995 e levado com grande êxito ao cinema. E por lá também há um Rob Gordon fazendo playlist pra tudo e falando um pouco mais sobre música.

Ultrajano

José Trajano mantém no Ultrajano seu perfil ácido e crítico que o fez deixar a ESPN Brasil. Um canal que reúne grandes entrevistas ao vivo, como a do ex-presidente Lula. Naturalmente, há espaço para futebol, com programas semanais sobre esporte.

TV Quase

Certamente, o canal do ano. A TV Quase reúne os dois programas mais hypados do momento: Falha de Cobertura e Choque de Cultura, onde o cinema é discutido pelos maiores nomes do transporte alternativo.

Falamos com tranquilidade.

Juliano É Meu Nome

Este canal é de Juliano Enrico, criador da série “Irmão do Jorel”. O seriado não conta a história de Jorel, mas sim do Irmão de Jorel, o filho mais novo, sem nome e pouco popular ofuscado pelo seu irmão, o Jorel. Tudo numa típica família sul-americana na década de 80.

Panelaço

João Gordo demonstra ser, sim, um bom entrevistador neste canal, ao contrário do que parecia na MTV. Entre receitas e na cozinha de casa, João leva a conversa de um modo mais pessoal, sem os exageros que o tornaram extremamente caricato na antiga emissora.

Luh Testoni

Fotografia para profissionais e amadores. Um canal que trata desde o smartphone para a melhor selfie até o tripé ideal para levar em viagens. Tudo explicado de uma maneira muito prática, sem enrolação e vídeos prolixos. Também possui uma boa área sobre tratamento de fotos.

Coração Alerta

Um canal de produção simples, mas conteúdo denso e essencial. O Coração Alerta possui a chancela de Dr. Dráuzio Varella, que também possui canal próprio (e muito bom, inclusive). Pequenos clipes e entrevistas falam da importância que precisamos dar ao coração e dicas de alimentação.

E Farsas

O E Farsas é um patrimônio da Internet. Com mais de 15 anos online, a obra de Gilmar Lopes já desvendou desde correntes de e-mail até fake news de Whatsapp. No Youtube, Gilmar utiliza o vídeo para esclarecer mistérios e desmentir notícias mal intencionadas.

Fugindo do Verão

Como encontrar tapioca? E se eu quiser levar meu animal? Realmente é melhor evitar falar com brasileiro? Dicas de um canal de brasileiros que foi morar na Europa. Ótimo para quem planeja um tempo no Velho Mundo. Você vai descobrir que possui mais dúvidas do que imaginava.

O Canto da Torcida

O CdT é um grande compilado de vídeos de torcidas do Brasil e do Mundo. Sempre valorizando a festa e euforia à moda antiga, o canal é uma ótima biblioteca de cânticos, mosaicos e recepções aos times ao campo.

O Terno

O Terno é uma banda paulista já consolidada na cena alternativa. Talento não falta aos meninos. E pra melhorar, os clipes da banda, todos os clipes, são simplesmente espetaculares. Há ainda um trabalho muito conciso nas redes sociais, com vídeos produzidos exclusivamente pro canal do Youtube.

Pixelchanchada

Um canal normal de gameplay e review de games? Seria, se os jogos não fosse de 1990. O Pixelchanchada propõe essa viagem no tempo, com análise e debate sobre games antigos. É muito válido ver o gameplay daquele jogo que você nunca conseguiu zerar.

Teca Machado

O recém criado canal da escritora Teca Machado já desponta como provável referência em literatura no futuro. Afinal, Teca domina o que é necessário para um bom canal: conhecimento profundo do tema, clareza na informação e muito cuidado com a produção. É de se acompanhar.

É difícil, talvez você esbarre numa trollada.

Mas é só ficar longe dos mais vistos do Youtube e procurar direitinho que a gente acha.


publicado em 07 de Outubro de 2017, 00:05
File

Fred Fagundes

Fred Fagundes é gremista, gaúcho e bagual reprodutor. Já foi office boy, operador de CPD e diagramador de jornal. Considera futebol cultura. É maragato, jornalista e dono das melhores vagas em estacionamentos. Autor do "Top10Basf". Twitter: @fagundes.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: