20 dicas de estilo infalíveis para homens (compiladão salva-vidas)

Altura da gravata, cinto, sapato, chapéu, pulseira, regata... tem dica pra tudo.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Semana passada foi ao ar meu guia definitivo sobre como se vestir bem. Lá falei sobre o caimento das peças em biotipos diferentes, o raciocínio por trás do estilo (ou como deixar mais visível sua personalidade) e como utilizar todas as peças do seu armário de maneira sábia.

Caso tenha perdido, o artigo está aqui e vale muito a leitura.

Para o artigo desta quinzena, propus um compiladão salva-vidas. Será aquele artigo amigo que matará suas dúvidas nos momentos de pânico. Aquele breve instante em que você olha no espelho e se pergunta: Jesus, tá certo isso?

Vamos? Então vamos!

1. A gola da camisa para fora do blazer, tipo máfia, é puro estilo?

Por mais que sua gola seja bonita, imponente, vistosa, diferente, pá, quando estiver de blazer ou paletó, controle seu ímpeto cubano e a mantenha dentro da região onde está a camisa.

Para dentro, sempre:

2. É zuado usar regata?

Regatas são legais, mas tendem a funcionar da mesma maneira que minissaias. Alguns lugares são menos apropriados de usar e quanto mais seu físico estiver em dia, maior vai ser o retorno positivo desejado. Só tenha bom senso e não se esmague, seu corpo também precisa respirar.

Obs.: assim como as minissaias, existe uma legião que critica de maneira preconceituosa e normalmente sem nenhum fundamento.

3. Como uso relógio com camisa social?

Você pode deixar apenas um pedacinho aparecendo ou pode deixar o acessório inteiro à mostra. Mas nunca coloque em cima ou totalmente embaixo do punho da camisa.

Alguns bons exemplos:

4. A meia social é da mesma cor da calça ou da mesma cor do sapato?

Ambos funcionam. Porém, pense que se usar a meia da mesma cor da calça, estará dando continuidade a linha da sua perna, então ela aparentará mais longa. Além disso, a meia da mesma cor da calça irá realçar seu sapato.

5. E o cinto?

O cinto geralmente é da mesma cor do sapato. Pense em padronizar os objetos de couro que está usando e não terá problemas.

6. Posso ir de bota em um evento formal?

Sim. Desde que a bota seja também formal:

Do formal para o informal

 

Note que quanto mais detalhes tem a bota, mais informal ela fica.

7. Qual deve ser o comprimento da gravata no meu corpo?

A ponta dela deve se encontrar com o início da calça.

8. Posso ir sem gravata?

Claro que sim, mas lembre-se: quanto menos acessórios, maior a evidência dos demais itens.

9. Posso ir sem cinto?

Com certeza. Lembre-se, a primeira função do cinto era manter as calças no lugar. Se a peça estiver do tamanho correto, essa necessidade deixou de existir e o cinto se tornou apenas um adorno. Usá-lo ou não é totalmente opcional.

10. Lenço de bolso é bacana?

Provavelmente sim. Para quem resolveu não usar gravata e sentiu falta de um adorno, sugiro o lenço. Ele sustenta o visual mais classudo e não te faz passar calor como a gravata. Além, é claro, da marra de poder oferecer o lenço para alguém.

Como as combinações cromáticas são quase infinitas e não conseguirei contemplar a todas nesta resposta, sugiro que pesquise com qual cor de lenço combina a sua camisa, é bem fácil.

Bônus: se o tamanho do lenço não está se ajustando com o seu bolso, não sofra, coloque um durex prendendo ele por dentro e problema resolvido (apenas lembre-se disso ao oferecer o lenço a alguém).

11. Suspensório é legal?

Este acessório foi bastante utilizado tempos atrás. Ele passará um ar retrô, bem como uma informação de moda forte.

Esteticamente falando, os cheinhos podem se beneficiar do uso do suspensório, uma vez que o cinto chama atenção para área da barriga.

12. Fica legal usar acessórios no mesmo braço do relógio?

Eu evitaria usar o bracelete na mesma mão, pois pode riscar o relógio. Porém, nosso leitor é um homem decidido, então, vamos em frente.

Pulseiras de couro deixam o relógio mais leve, ficando mais fácil harmonizar os acessórios na mesma mão. Opte por braceletes também de couro ou tecido, ou apenas um único de metal, assim, evitaremos um contraste muito forte.

Alguns bons exemplos:

Relógios de metal já adicionam um peso extra, então, prefira colocar os acessórios no outro punho ou coloque um único no mesmo lado:

13. Usar chapéu é legal?

O uso de chapéu, inevitavelmente nos remete a alguém que anda bastante/passa muito tempo na rua. E isso mostra que estamos diante de uma pessoa ativa, o que é uma coisa boa. Portanto, seu uso para bater perna, no dia a dia é uma boa possibilidade.

Partindo do mesmo princípio, eu não aconselho seu uso em lugares fechados.

14. E óculos escuros em ambiente fechado?

O racíocínio é o mesmo do chapéu. Usar óculos escuros em ambientes fechados perde sua funcionalidade, então não faz sentido.

"Mas eu tô na rua!"

Então tá ótimo.

"E tá de noite."

Ah, então tá da hora. Pode deixar que deve tá massa.

15. Cueca boxer marcando na calça parece cinta liga?

Parece.

Ela fica marcando na maioria das calças, então lembre-se sempre de  "desenrolar" o elástico da perna sempre que vestir a calça.

Dica: pesquise por "cueca sunga". Elas são um meio termo entre as tangas e as boxer.

16. Camisetas de tecido fino é legal?

Calorzão torando e você está acima do peso, pensando em ir com sua camiseta de tecido fininho pra dar aquela arejada.

Pois bem, ela não prejudica em nada sua barriga, afinal, homens têm barriga (pelo menos uma grande parte deles). Você passará despercebido por essa.

Agora, se você estiver com as famigeradas tetinhas de adolescente, então sugiro que deixa pra lá a camiseta fininha e, se quiser algo mais fresco, opte por uma camiseta ou regata de tecido normal, não tão fino. Dessa maneira, seu bicos traidores estarão mais bem guardados da superexposição.

17. O meu nariz é barbado, devo fazer algo?

Se você tem mais de 20 anos e nunca cortou nenhum pelinho do nariz, é muito provável que em algum momento da sua vida, em alguma conversa bem próxima com aquela garota dos sonhos, tenha mostrado a ela um pouco mais do que somente suas intenções. E ela, provavelmente, deve ter visto pelo menos um pelinho rebelde dando “oi”, saindo do seu nariz.

Cativante, não?

18. Como posso melhorar minha postura?

Com o melhorador de corpos mágico:

Você é gordo demais, magro demais, alto demais, tico demais.

O que é possível fazer para melhorar a situação?

E você não quer para amanhã ou depois. Você quer para agora. Tá para ir pra praia e não sabe o que fazer.

Eis o maior dos segredos a sua disposição em um segundo: tenha postura.

19. Homem deve fazer a sobrancelha?

Não se você for o Albieri.

Por que você quem provavelmente, apara as bolas do saco, não vai se importar com algo que fica na sua cara? Ok, deixar a sobrancelha desenhada com pinça, sai fora, mas tesourinha é vida!

20. Gel é brega

Às vezes, ele pode resultar em uma pegada bem classuda ou então em algo extremamente moderno. O que não é recomendado é a famigerada “melecada de topete”. Uma só cabeça pede uma só textura, uma parte brilhando e outra opaca dificilmente ficará bacana.

Restou alguma dúvida? Nos vemos nos comentários.

Já conhece a Conto Figueira?

Para quem é novo por aqui, a Conto é minha marca de roupas masculinas junto com Bruno Passos.

Uma vez por ano realizamos um sorteio onde o ganhador leva 5 peças da próxima coleção. E chegou a hora!

A regra é simples: basta comprar qualquer camisa no site da Conto (não vale camiseta e bermuda) até dia 31/07 e você receberá um número. Se o seu número for sorteado (no dia 01/08), pronto! Entraremos em contato assim que receber a coleção nova e enviaremos 5 peças à sua escolha.

É, amigo, essa é a chance de deixar você e seu guarda roupa coisa linda de deus!

Para ver as camisas disponíveis, clique aqui.

E abaixo, nosso instagram:

 


publicado em 27 de Julho de 2018, 11:22
Camilapdh jpg

Camila Simielli

Proprietária da marca masculina Conto Figueira.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: