A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

20 praias bizarras que você precisa conhecer antes de morrer

Para aproveitar o verão o ano todo

Já pensou em visitar as praias mais estranhas do mundo na sua próxima mochilada? Se viajar, por si só, já traz uma sensação única para quem adora conhecer novos lugares, ter a oportunidade de ver bem de perto praias de vidro, com areias coloridas e brilhantes, escondidas ou com avião sobrevoando bem próximo à sua cabeça pode ser uma experiência e tanto para contar para os seus netos no futuro.

Como expandir os horizontes e sair da barreira verde e amarela sempre será uma ideia interessante para conhecer novas pessoas e abrir a mente, aproveite as férias de fim de ano e planeje uma viagem para conhecer alguns dos destinos diferentes, naturais e únicos que eu vou te apresentar a seguir.

1 – Praia de vidro, na Califórnia (EUA)

Este é mais um daqueles casos em que a natureza se encarrega de limpar toda a sujeira deixada pelo homem. A Praia de Vidro, localizada na Califórnia, serviu, por duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, como aterro sanitário, no qual os moradores da cidade de Fort Bragg descartavam o lixo de suas casas.

O entulho caía no mar e este se encarregava de descarregar tudo na costa, dando o aspecto charmoso e bonito que conhecemos hoje. Apesar da história triste, não tem como não ficar encantado com a paisagem, concorda?

2 – Praia Escondida, Marieta (México)

Também conhecida como “Praia Secreta”, a Praia Escondida ganhou esse nome, como você já deve imaginar, por conta da sua localização, que é bem difícil de encontrar.

Essa beleza natural fica dentro das Ilhas Marieta, no estado de Nayarit, que nada mais são do que arquipélagos formados a partir da atividade vulcânica. Daí você entende porque a praia fica tão escondidinha ali dentro...

3 – Praia de Jökulsárlón, na Islândia

As regiões polares do globo são providas naturalmente da beleza colorida e estonteante das auroras boreais. Agora, você já imaginou uma praia com aurora boreal nas terras geladas da Islândia? Meio louco isso, não? Mas sim, existe.

A chamada Praia de Jökulsárlón, maior lago glacial islandês, não é bem uma praia propriamente dita, mas é o mais próximo que os nativos podem ter de uma. Lá, o único sol é o da “meia-noite”, já que o céu é sempre escuro, mas a beleza dessa região turística compensa a falta da luz do dia, linda como se fosse mágica!

4 – Praia de Gulpiyuri, Astúrias (Espanha)

A conhecida Praia de Gulpiyuri está localizada em uma região próxima ao estado de Llanes, na Espanha, e tem uma característica que lembra uma piscina de ondas, só que mágica. Como assim? A mini-praia encontra-se no interior de uma pequena enseada, como nas animações clássicas da Disney.

Acontece que o Mar Cantábrico fluiu através da terra para criar o local de areia e, mesmo que você não consiga vê-lo, as suas ondas batem na costa, característica de qualquer praia comum. Não é linda?

5 – Praia de Maho (Maho Beach), em Saint Maarten, Caribe

Já imaginou um avião sobrevoando bem em pertinho da sua cabeça enquanto você pega um sol na praia? Essa é a sensação é experimentada diariamente pelos banhistas da Praia de Maho, que fica na ilha de Saint Maarten, no Caribe.

Apesar de não ser tão próximo assim da cabeça (exagero meu), é verdade que os jatos decolam a dezenas de metros da praia, já que o Aeroporto Internacional Princesa Juliana fica bem pertinho da região turística.

Acontece que a pista de decolagem do aeroporto é consideravelmente curta - com cerca de 2.180 metros – o que faz com que os frequentadores da praia assistam bem de perto os aviões decolando, deixando alguns maravilhados com a imagem e, é claro, outros bem assustados. E você, como será que reagiria? Pegue o seu passaporte e experimente!

6 - Praia Rosa (Pink Beach), Bermuda

Apelidada carinhosamente de “Paraíso Rosa”, a Praia Rosa, que fica nas Ilhas Bermuda, é conhecida por conta da sua areia rosada, digna de um cenário ideal para fotografias de viajantes apaixonados.

Na região turística, acontece toda semana uma competição de vôlei, sempre nos meses de verão, bem como vários passeios de barco para quem ama explorar cada cantinho da praia.

7 – Praia de Zlatni Rat, Croácia

Esta praia é uma das mais visitadas do país e fica na cidade de Bol, localizada na antiga ilha de Brac. O seu nome, de origem croata, em tradução para o Português significa “chifre dourado”, que homenageia o formato que a costa possui, como você pode ver na imagem. Também é uma excelente opção para visitar nas suas férias de fim de ano!

8 - Praia de Punaluu Black, no Hawaii

A famosa e até assustadora Praia da Areia Preta, localizada no Hawaí, se encontra no Parque Nacional dos Vulcões. Apesar de parecer que a areia é suja, na verdade, ela é bem limpinha!

A coloração negra é formada pela lava basáltica, que explode e, ao correr para o mar, rapidamente esfria, dando o efeito que nós vemos na costa. Chocante ou linda essa paisagem?

9 - Praia das Ilhas Maldivas

Parece coisa de outra dimensão, mas é apenas mais um dos inúmeros fenômenos da natureza. As águas brilhantes das Ilhas Maldivas aparecem à noite na região turística e encantam os banhistas, que podem observar de perto o fenômeno Lingulodinium polyedrum, criado pelo fitoplâncton bioluminescente.

As pequenas “estrelas azuis” acendem quando as ondas batem na areia ou quando alguém pisa nela. A explicação científica para isso é que o fitoplâncton bioluminescente cria esse fenômeno para afugentar seus predadores ou até mesmo para atrair a atenção de bichos que possam atacar esses predadores. Fascinante!

10 – Praia dos “Ovos de Dragão”, na Nova Zelândia

As pedras de Moeraki (Moeraki Boulders) são a grande atração dessa praia da Nova Zelândia. De tamanhos consideravelmente grandes e formatos esférico, as pedras encontram-se em grandes quantidades ao longo do trecho da conhecida Praia de Koekohe. Elas ganharam o apelido de “Ovos de Dragão”. Já sabe o porquê, né?

11 - Shell Beach, Shark Bay, Austrália

Localizada a 45 km a sudeste de Denham, em Shark Bay, a Shell Beach tem a sua areia branca coberta por milhares e milhares reservatórios de conchas, com até 100 metros de profundidade, que se estendem por mais de 120 km por toda a praia.

12 – Praia da Caverna, no Algarve, Portugal

Mais uma da série “praias bizarras escondidas”, a Cave Beach é dona de uma paisagem selvagem que fica escondida em uma caverna no mar. Bem parecida com aquelas praias de filmes de pirata, este lugar parece perfeito para fugir da ex-namorada, concorda?

13 – Praia de Areia Vermelha, Rábida, em Galápagos

Ainda dentro das praias de areia colorida, a famosa “Praia de Areia Vermelha” também aparece na nossa lista das mais bizarras do mundo que você deve conhecer. Há duas explicações para a sua coloração: a primeira é que a areia fica avermelhada por conta da oxidação da lava vulcânica da região.

A segunda é de que a sua cor é decorrente dos corais mortos na costa. O fato é que, independente de qual for a explicação, você não pode morrer antes de conhecer essa praia!

14 – Praia da “Calçada dos Gigantes”, Irlanda

Pedras em vez de areia? É isso mesmo! A praia de Giants Causeway é resultado de uma obra única da natureza, que endureceu as lavas de uma antiga erupção vulcânica em pedras milimetricamente montadas à beira mar. Parece até que foi planejada, não é mesmo?

15 – Praia de Areia Verde, em Kourou, na Guiana Francesa

Graças a um mineral chamado olivina, esta praia tem a areia verde e se encaixa em mais uma das praias coloridas da nossa lista. Além dela, existem mais três! O que prova que nem sempre três é demais.

16 – Praia de Água Quente, na Nova Zelândia

A famosa Praia de Água Quente, como o nome já diz, atrai os banhistas que adoram águas aquecidas naturalmente. Elas borbulham das profundezas da terra e sobem até a costa, deixando turistas extasiados ao se deitar na areia.

17 – Praia da Scala dei Turchei, Itália

Localizada na região de Sicília, na Itália, a Praia da Scala dei Turchei atrai milhares de turistas por ser rodeada por falésias brancas.

De longe parece gelo, o que causa até uma sensação de “frio” quando se vê os banhistas de banho para o verão. A paisagem natural é muito interessante para guardar nos álbuns de mochiladas pelo mundo.

18 - Praia das Catedrais, Ribadeo, Espanha

Essa é mais uma daquelas praias históricas, que foram moldadas simples e naturalmente pela ação do tempo.

O seu nome foi dado em homenagem aos seus arcos, que lembram o de uma catedral, que foram formados pelas ondas batendo nas pedras. É um exemplo vivo daquele famoso ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.

19 – Praia de Chandipur, Odisha, na Índia

Mais um fenômeno natural, na Praia de Chandipur a água costuma recuar mais de três milhas da costa duas vezes ao dia.

É neste momento que os turistas aproveitam para passear a pé ou de jipe pela areia e vislumbrar uma paisagem de pequenos caranguejos vermelhos, troncos e conchas. Depois, a água volta a dominar a areia. Incrível, não?

20 – Praia da Bola de Boliche, Mendocino, Califórnia

Basta olhar para a imagem que você já entende porque a praia tem esse nome. Espalhadas ao longo da costa, pedras redondas e lisas possuem tamanhos e formas semelhantes, que lembram bolas de boliche. No entanto, elas são apenas resultado de algumas camadas de rocha sedimentar, mas dão um aspecto curioso e charmoso ao ponto turístico.

***

Depois de conhecer alguns dos destinos mais bizarros para viajar, já dá pra se aventurar por outros mares, como as melhores praias de nudismo do Brasil, por exemplo. Depois me conta o que achou.

Até a próxima!


publicado em 11 de Fevereiro de 2017, 00:05
Bcb398f4cc52fc73956394ae34100937?s=130

Raiane Gonoli

25 anos, jornalista de formação e paixão. Redatora e editora de conteúdos, apaixonada por mídias sociais e viciada na busca constante de transmitir experiência e conhecimento sobre os mais diversos assuntos na internet. Adoro viagens, música e livros!


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura