23 fatos que acontecem na Terra que provavelmente vão te surpreender

Onde tem água e onde não tem, como a areia do Saara chega até a Amazônia e onde está 99% do nosso ouro

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Eu caio fácil nessas curiosidades sobre coisas tão maiores que a gente. E olha que eu não me considero nerd ou entusiasta da ciência ou qualquer coisa do tipo, seria mais mesmo um afegão médio que se espanta com qualquer obviedade quando contada. 

Ainda mais de coisas tão grandes. Milhões de ano, trilhões de litros, aspectos imaginados mas impossíveis de serem observados em sua completa dimensão. Abaixo, 23 coisas sobre a Terra que realmente surpreendem:

23. Chuva? Nunca aconteceu

Um dos locais mais secos da Terra fica nos Vales Secos da Antártica. Por lá não chove já há dois milhões de anos.

22. Toneladas de poeira do Saara à Amazônia

O vento transporta quase 30 milhões de toneladas de poeira do Saara para a Amazônia a cada ano.

21. A Terra, quente como o Sol?

A temperatura do núcleo da Terra é de 6000 graus Celsius (9900 graus Fahrenheit). Esta é a mesma temperatura que a superfície do Sol.

20. Todo o ouro da Terra

99% do ouro em nosso planeta encontra-se enterrado em seu núcleo.

19. Nossas placas tectônicas

A Terra seria o único planeta no sistema solar com placas tectônicas. Sem elas, o carbono não seria reciclado e Terra poderia superaquecer. Em 2012, um cientista professor da Universidade da Califórnia afirmou ter descoberto placas tectônicas também em Marte.

18. Vulcões submarinos

90% dos vulcões da Terra estão debaixo d'água.

17. Ouro marinho

Um litro de água salgada contém 13 bilionésimos de um grama de ouro. 
"[...] é preciso processar 1 milhão de litros de água para obter 0,5 g da substância" (da Superinteressante).

16. Planeta Água

97,5 da água do mundo é salgada e se encontra nos mares e oceanos.

15. E a água doce?

E 70% do que 3% restantes em forma de água doce está "presa" nas calotas polares.

14. E o resto?

A maioria do que sobra não estão nos rios e lagos. É, ou umidade do solo ou se encontra no subsolo, em aquíferos inacessíveis.

13. Mas e o resto?

Da fração mínima de água doce que é realmente encontrada em lagos e rios, quase 1/5 está estocada em um só lugar: no Lago Baikal, na Rússia.

12. Raios!

A Terra é golpeada por 3,15 bilhões de raios todos os anos, 100 milhões deles só no Brasil. 

11. A Terra brilha?

De longe, a Terra seria o planeta mais brilhante. Isso ocorre porque a luz solar é refletida na água do planeta.

10. Até onde vamos no espaço sem roupa especial?

Aos 19 km de altura nos deparamos com algo conhecido como o limite de Armstrong. Este é o ponto em que se torna necessário o uso de um traje espacial. Por conta da baixa pressão, a água ferve a temperatura do corpo.

09. Lixão espacial

Temos, hoje, milhares de peças de lixo produzido pelo homem orbitando o nosso planeta. Há vestígios de 5 mil lançamentos desde o começo da era espacial.

08. Quase um dia

Tecnicamente não há 24 horas em um dia. A Terra leva apenas 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para girar sobre seu eixo. Isso é chamado de um dia sideral.

07. Cai o mito da Muralha da China

Ao contrário da crença popular, a Grande Muralha da China não é visível do espaço. "Ela é estreita demais para ser visível a olho nu, mesmo que o observador esteja na órbita mais baixa da Terra" (da Superinteressante). Mas dá pra ver, lá de cima, Grande Barreira de Corais, que fica perto da Austrália.

06. O pequeno e pálido ponto azul 

A imagem mais distante já feita da Terra foi feita há 6,4 bilhões de quilômetros de distância e tem sido chamado de "The Pale Blue Dot".

05. Volta, Camada de Ozônio!

O buraco de ozônio está realmente encolhendo, ou seja, se recuperando. Em 2012, seu tamanho foi menos do que em qualquer período da década anterior.

Isso não quer dizer, claro, que estamos salvos ou que revertemos completamente o quadro. 

04. Plástico ao mar

90% do lixo no oceano é de plástico.

03. A Terra não é redonda

O vídeo acima é da Agência Espacial Europeia (ESA), que mostra que o nosso planeta não é uma esfera perfeita, mas uma massa bem feia. Parecida com as nossas vidas.

Atualização

Ainda bem que tem gente boa fazendo coisa foda pra nos corrigir. Deem uma boa olhada neste nerdologia, do grande Átila Iamarino sobre o formato da Terra:

Link YouTube

02. Gravidades diferentes na Terra

Por conta desse formato horroroso, certas regiões do planeta experienciam mais ou menos a gravidade do que em outros pontos. Uma dessas áreas é Hudson Bay, no Canadá. A diferença é muito pequena, apenas 0,005%.

01. Não conhecemos o nosso planeta!

Sabemos mais sobre o universo do que sobre nossos oceanos ou núcleo da nossa Terra. Na verdade, 95% do território oceânico do mundo ainda não foi explorado, "jamais vistos por olhos humanos".

Obs.: Lista adaptada do artigo "25 Earth Facts That Might Surprise You", mas com checagem minha da veracidade das informações. 


publicado em 11 de Julho de 2015, 00:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: