26 filmes trash para se divertir em casa

Eles são tão ruins, mas tão ruins que vale a pena ver pra dar risada

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

Roteiro ruim, produção capenga, péssimos atores, efeitos especiais constrangedores... o cinema, principalmente o estadunidense, sempre nos brindou com “pérolas” que, de tão ruim e mal executadas (a despeito da pretensão e ambição de seus diretores), tornaram-se clássicos, alguns deles passando em sessões de cinema para “fãs”, e criando uma estranha áurea a seus realizadores. São filmes para chamar a galera, sentar no sofá, pegar a pipoca, soltar o “que porra é essa que estou assistindo”, e se divertir.

Essa breve lista, sem nenhuma pretensão (até porque estou longe de ser um gênio como o Ed Wood) fará um breve apanhado dos filmes Trash ao longo dos anos (alguns batendo ponto nas TVs brazucas). Falando nisso, deixou o Brasil de fora, por enquanto.

1. Robot Monster (1953)

Link Youtube

Um dos primeiros títulos a ganhar o rótulo de “pior filme já feito” na época do lançamento foi Robot Monster. A trilha é boa (do futuro ganhador do Oscar Elmer Bernstein), mas só. De resto, tudo é ruim: em especial o vilão do filme, um E.T. com roupa de macaco e capacete. Ah, os anos 1950...

2. Plan 9 from outer space (1959)

Link Youtube

Ed Wood tem várias pérolas – Glen or Glenda, A noiva do monstro, Noite das Assombrações –, mas é em Plan 9 que todo seu talento é revelado, e que justifica sua fama. Mal produzido, atuado porcamente, com uma história confusa e cheia de remendos e o talento de Bela Lugosi jogado na privada, ou seja, obrigatório.

Indico também o bom filme biográfico de Tim Burton sobre o diretor, apesar de algumas excentricidades de Wood serem exageradas nele, vale a pena.

3. Manos – as mãos do destino (1966)

Link Youtube

17 mil dólares e uma câmera na mão. Com talento dá para um filme bom, certo? Mas o diretor Harold Warren não é Glauber Rocha, e o filme chega a ser bizarro de tão mal feito. Motivo de piada na época, hoje é peça cult (tem até jogo de videogame), tema de documentário (o bom Hotel Torgo, de 2004) e com uma continuação a caminho. Dá pra acreditar?

4. O homem cobra (1973)

Link Youtube

Esse filme frequentou muito as sessões de cinema da antiga TVS nos anos 1980. O homem cobra envelheceu mal, mas ainda é boa pedida.

5. O incrível homem que derreteu (1977)

Link Youtube

Esse também bateu ponto nas tardes da emissora do seu Silvio. O incrível homem que derreteu tem a excelente maquiagem do ótimo Rick Baker, e um clima bem pesado, com um final soturno.

6. Black Samurai (1977)

Link Youtube

Jim Kelly ofereceu pérolas de ação para o Blaxpoitation nos anos 1970. Black Belt Jones ou Three the hard way são mais emocionantes, porém difíceis de achar nos Youtubes da vida. Mas como não podia deixar um exemplar desses de fora da lista, escolhi Black Samurai que também é diversão garantida.

7. O Vingador Tóxico (1984)

Link Youtube

O maior sucesso comercial da Troma (especialista em filmes trash propositais), O Vingador Tóxico foi bem recebido pela crítica, mas pode ficar tranquilo: a saga do herói deformado é recheada de escracho e besteiras.

8. Ninja 3: a dominação (1984)

Link Youtube

Outra produtora que nos brindou com pérolas duvidosas foi a Cannon, dos israelenses Golan e Globus. Dos malfadados Mestres do Universo e Super homem 4, a filmes inacreditáveis de Charles Bronson e Chuck Norris, vou de Ninja 3, um dos mais bizarros que a empresa realizou, misto de artes marciais, flashdances e romance anos 1980. Fracassou nas bilheterias, mas que rendeu inspiração para a péssima (no melhor sentido da palavra) franquia American Ninja.  

9. Re-animator (1985)

Link Youtube

1985 foi o “ano de ouro” dos filmes trash: A coisa (The Stuff), A volta dos mortos vivos, Força Sinistra, Hard Rock Zombies, Demons, só para citar alguns. Fico com o Re-animator, que batia ponto no antigo Cine Trash na Band.

10. Korkusuz (1986)

Link Youtube

Por problemas de distribuição, o cinema turco dos anos 1970 e 1980 produziu genéricos dos blockbuster estadunidenses, um mais absurdo que o outro. Tem de tudo: Guerra nas estrelas, Exorcista, Super Homem, Jornada das estrelas, Rocky e até E.T. ganharam versões “nacionais”. Deles, o que mais me divirto é com o “Rambo turco”. Aliás onde acho essa bazuca dele?

11. Deadly Prey (1987)

Link Youtube

Outro genérico do Rambo, reprisado a exaustão no SBT com vários títulos diferentes. Começa morno, mas logo a máquina de matar Mike Danton sai destruindo tudo, ao ponto de reutilizarem figurantes. Deadly Prey tem até uma continuação legal, de 2014, chamada Deadliest Prey.

12. Palhaços Assassinos do Espaço Sideral (1988)

Link Youtube

Outra pérola do cine trash, dos irmãos Chiodo, que até hoje espera uma continuação. Pela premissa você já sabe o que pode esperar: Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.

13. O Ataque dos vermes malditos (1990)

Link Youtube

Outro que o SBT e seu Cinema em casa nos brindava regularmente nos anos 1990. Fred Ward e Kevin Bacon claramente se divertindo ao enfrentarem os vermes gigantes. A continuação de 1996 também é bem divertida (Ward bate ponto, e Bacon quase participa, mas declinou para fazer Sleeepers - A vingança adormecida). Parece que uma série baseada no filme está sendo cogitada pela Netflix. Já pensou?

14. Troll 2 (1990)

 

Link Youtube

O primeirão, de 1986, já era ruim pra cacete. Mas Claudio Fragasso conseguiu piorar o que já era péssimo. Tão ruim que virou Cult, e com um bom documentário sobre sua produção (Best World Movie de 2010).

15. Samurai Cop (1991)

Link Youtube

Talvez o pior filme de ação já feito, revelando todo o talento do iraniano Amir Sheervan, que escreve, produz, edita e dirige essa obra prima. Nada, absolutamente nada, se salva nele. Tirando Robert Zdar e Greg Okamura, os únicos atores profissionais, desperdiçados, o resto do filme prima pelo amadorismo, da peruca do protagonista as cenas de ação WTF. Assista! (já passou na Band e tem uma continuação legalzinha de 2015).

16. Fome animal (1992)

Link Youtube

Peter (futuro senhor dos anéis/ king Kong) Jackson em um banho de sangue zumbi. Lindo.

17. Street Fighter: a última batalha (1994)

Link Youtube

Da leva de filmes bomba baseados em games, o do Mario Bros. poderia estar aqui. Mas ele é ruim e chato. O Street Fighter, apesar de ser um desastre tão grande ou pior, dá um ótimo cinema em casa ou sessão da tarde.

18. Quarteto Fantástico (1994)

Link Youtube

De longe, o pior filme já feito, e não lançado, de super herói. Não à toa tentaram destruir todas as cópias existentes dele. Mas, para nossa alegria, algumas sobraram e foram disponibilizadas no Youtube.

19. Shark Attack 3: Megalodon (2002)

Link Youtube

Shark Attack 3: Megalodon talvez seja o mais icônico da fase “tranqueira” da produtora Nu Image, que investiria na produção de outras tosqueiras durante os anos 2000. A cena acima é somente uma entre outras tão surreais no decorrer do filme (qualquer semelhança com filmes da SYFY não é mera coincidência, pois alguns produtores de uma bateriam ponto em películas da outra).

20. Kung-Pow: O mestre da Kung-fusão (2002)

Link Youtube

Comédia besteirol + filme tosco de Kung Fu dos anos setenta = bobagem pra passar o tempo e deixar o cérebro descansando de lado (indico assistir a versão dublada, com um ótimo trabalho da álamo).

21. The Room (2003)

Link Youtube

O filme tenta ser drama, e falha, tenta ser erótico, e falha, tenta ser suspense, e falha, tenta ser comédia, e até consegue, involuntariamente. Tommy Wiseau mostra como não se deve fazer uma película: sem ritmo, personagens rasos, história confusa, e atuações dignas de sexta sexy. Um show. Indico também a “homenagem” de James Franco ao filme no recente Artista do Desastre.

22. Birdemic (2010)

Link Youtube

Tosco, fora de timing, efeitos muitos ruins, péssima atuação, discursos naturebas intermináveis, roteiro pobre... é James Nguyen entrando no Hall dos grandes realizadores tranqueiras (tem uma continuação de 2013, mas bem menos legal).

23. Who killed captain Alex (2010)

Link Youtube

Promovido como o “primeiro filme de ação feito em Uganda”, é uma pérola, com a cereja do bolo ao ter uma narração (?!?!?!) de um DJ local nas cenas de pancadaria.

24. 2016 (2011)

Link Youtube

Diferente da Nollywood nigeriana, metida a sofisticada, o cinema Kumawood de Gana toca o foda-se, regado a ficção científica, comédia e ação, tudo sempre exagerado e com efeitos toscos. O filme acima é um dos mais “brilhantes”, com Exterminador do futuro, Predador, Aliens e Matrix – versão nativa – em um combate mortal.

25. Singham (2011)

Link Youtube

A Índia, há décadas, aposta em filmes de ação absurdos, porém com o objetivo claro de apenas divertir. Singham, com o ator de ação Ajay Devgan, é um dos mais legais, com a lei de gravidade praticamente inexistente! 

26. Sharknado (2013)

Link Youtube

Não sou muito fã dos filmes ligados a Syfy, por forçarem demais a pegada “trash”. Mas dou um desconto para o primeiro Sharknado que pegou todos de surpresa pela ideia absurda. Dá para passar o tempo com ele e se divertir bastante.

***

Essa lista inicial de 26 filmes é apenas a ponta do iceberg. Bora colocar mais títulos inesquecíveis de ruim nos comentários?


publicado em 06 de Janeiro de 2018, 00:05
10917063 1382461718726528 865422917734426722 n

Roberto Lopes

Arquivista, professor universitário e pseudo escritor de música nas horas vagas.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: