A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

5 dicas pra você melhorar seu Waze e se livrar do trânsito

Existem maneiras de aperfeiçoar o funcionamento do aplicativo para facilitar o seu trajeto ainda mais e até para evitar acidentes

Há muito pouco tempo atrás, usar GPS era coisa só de taxista. Quando ainda não morava em São Paulo, me lembro que a cada viagem para a capital era uma corrida para encontrar alguém que pudesse nos emprestar um. Sem ele, era quase impossível acertar o caminho.

Mas aí a tecnologia foi chegando, os smartphones ganharam popularidade, a conexão com a internet melhorou e ter um aplicativo como um GPS no celular virou coisa banal. De olho nessa necessidade das pessoas, esses caras não pararam por aí e, hoje em dia, mais do que te mostrar o caminho certo, o aplicativo te mostra o melhor caminho.

Ele te fala onde tem trânsito, onde tem radar, onde tem acidente e até onde tem polícia - aliás, função essa que ainda gera controvérsia.

Mesmo depois que o Google comprou o Waze em 2013, o Google Maps e o Waze continuaram lado a lado e, apesar das semelhanças, ainda dá pra afirmar que um é melhor do que o outro em algumas coisas.

Se o Waze funciona melhor pra quem está de carro, o Maps ajuda muito mais quem está de transporte público. Se o Maps é melhor para cidades pequenas, o Waze é bem melhor em cidades grandes.

Então pra você que usa esses aplicativos, a gente encontrou um guia com algumas dicas sobre como otimizar sua experiência no Waze.

Menos tempo no trânsito deixa todo mundo feliz

1. Altere como o Waze calcula sua rota

A configuração original do aplicativo faz com que você sempre pegue o caminho mais rápido. Mas como o Waze ainda não prevê isso, às vezes ele acaba te mandando para lugares perigosos, escuros ou com umas ladeiras enormes que botam medo nos motoristas. Tudo em troca de um ganho mínimo de tempo. Portanto, se você tem esse tipo de problema, altere a forma de calcular sua rota para a opção com o menor caminho. Não é garantia que 100% dos seus problemas vão ser resolvidos, mas você vai notar a diferença.

Como fazer: vá em Configurações > Navegação > Tipo de Rota e selecione a opção “Mais curta”.

Nota do autor: Alguns leitores comentaram que é justamente a opção de rota "Mais curta" que te guia para caminhos perigosos. Nesse caso, a sugestão é conferir o caminho traçado antes de começar a dirigir e evitar lugares totalmente desconhecidos.

2. Limpe a aparência e melhore a experiência

O Waze, de fato, é mais do que um GPS, ele se transformou numa rede social. As pessoas ajudam umas as outras (de maneira colaborativa) a ter uma experiência melhor, mas muitas vezes a quantidade ícones que pipocam na sua tela podem acabar atrapalhando a navegação, ainda mais se você estiver sozinho no carro e tiver que prestar atenção no aplicativo e no trânsito ao mesmo tempo. Portanto, você pode customizar o Waze para deixar aparecer no mapa apenas aquilo que você precisa ver.

Como fazer: vá em Configurações > Conf. de Exibição > Mostrar no Mapa e então deslize pra esquerda todas as coisas que não deseja mais ver.

3. Cadastre seus postos de gasolina preferidos

A última atualização do Waze tirou a opção de como você pode procurar seu posto de gasolina (se alguém souber outra gambiarra, me avisa), mas você ainda pode facilitar a vida na hora que a temida luzinha de combustível piscar no painel. Adicione o seu posto de preferência aos favoritos e facilite a navegação no futuro.

Como fazer: vá em Navegar > Categorias > Posto de combustível > Clique na sua opção > Adicionar aos Favoritos > Pronto, da próxima vez que precisar abastecer, você não vai precisar fazer a pesquisa, vá direto nos favoritos.

4. Avise que vai chegar atrasado

Você é daqueles que nunca consegue chegar pontualmente num compromisso? Se alguém já ficou bravo com você por conta disso e você usou a desculpa de estar no trânsito, saiba que essa não vai mais colar. Existe uma opção no Waze de enviar sua localização para um outras pessoas sem ter que digitar uma mensagem inteira.

Como fazer: quando estiver com a rota traçada pressione o relógio e vai aparecer a opção "Enviar seu hec", clique nele e selecione a pessoa para quem você quer enviar sua localização.

5. Economize bateria

Um dos maiores problemas do Waze é que ele consome muita bateria, principalmente quando o seu smartphone começa a ficar velhinho. Por isso, a dica aqui é muito simples.

Obviamente, o Waze vai sempre querer saber a sua localização e se ele ficar ‘ligado’ mesmo em segundo plano, adeus bateria. Isso sem falar da sua privacidade. Então, não se esqueça de ‘desligar’ o aplicativo.

Como fazer: pressione o ícone do Waze no canto inferior esquerdo e depois aperte o botão de ligar/desligar. O aplicativo vai parar de consumir bateria e de coletar seus dados.

Vamos aumentar a lista? Deixe nos comentários outras funcionalidades que  ajudam no Waze e assim vamos montar uma lista de dicar úteis para todos.


publicado em 25 de Novembro de 2015, 15:14
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura