5 documentários para aprender enquanto assiste

Todo documentário tem seu lado educativo e separamos uma lista que te ajuda a aprender sobre uma variedade de assuntos de um jeito divertido.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Logo havaianas 130x50 png
  • 47 nh 1 png

Assistir documentários não é exatamente a coisa mais popular do mundo. Quantas pessoas pensam em botar um bom documentário da tela nos seus momentos de lazer?

É que se colocar diante de um documentário, muitas vezes, te leva a encarar uma realidade que você não conhece e que, a partir do momento em que conhecer, se verá profundamente impactado por ela, reflexivo, incomodado.

Bem, assistir documentário pode não ser a coisa mais popular do mundo, mas é uma excelente forma de conhecer um pouco mais sobre o mundo que não está a nossa volta; de conhecer outros pontos de vista e de se colocar em lugares que você jamais esteve.

De certa forma, todo documentário tem seu lado educativo: mergulhar em um tema, é aprender sobre ele.

Separamos aqui uma lista de documentários e séries de documentários que ensinam sobre uma variedade de assuntos e que estão disponíveis na Netflix. Fique a vontade pra começar pelos mais curtos e mais leves, explorar a lista aos poucos e, quem sabe, trocar boas ideias depois com os amigos. 

1) Explicando

O explicando é uma das séries informativas mais rápidas e divertidas de se assistir. Os episódios duram menos de 20 minutos, abordam temas variados que vão de "orgasmo feminino" a "K-Pope", passando por "Jogo de Cricket"!

Você aprende sobre coisas que nem sabia que gostaria de aprender sobre. Além do "Explicando", tem o "Explicando a Mente" uma série da mesma linha, mas que se dedica a falar sobre o funcionamento do cérebro, transtornos psicológicos, entre outros assuntos.

2) Como o cérebro cria?

Em 50 minutos o neurocientista David Eagleman traz uma perspectiva explicativa sobre como a nossa criatividade funciona a nível cerebral e também mostra algumas estratégias para que as pessoas consigam aguçar e trabalhar seus processos criativos.

3) Salvados

Salvados é uma série documental espanhola comanda por Jordi Évole. Jordi é provavelmente um dos melhores entrevistadores da atualidade e, na primeira temporada, traz diálogos memoráveis com alguns dos presidentes mais polêmicos: de Nicolas Maduro a Pepe Mujica.

Os episódios tem uma hora e pegam na raiz de problemas atuais e globais como imigração, tráfico, sistema financeiro, política. A preciosidade de Salvados está justamente na narrativa humana, mas que não deixa de ser aprofundada e complexa.

4) Guerras do Brasil.doc

É uma série de 5 episódios de 20 minutos que entra fundo na história do Brasil. O documentário se debruça sobre temas que, nas aulas de história, costumam ser ensinados rapidamente: ele começa explicando os conflitos da "conquista", passa pelas guerras de Palmares, guerras do Paraguai e Guerra de 30 e chega na atual guerra contra o tráfico.

5) Abstract: The art of Design

Falando em criatividade, Abstract é uma das séries documentais mais faladas sobre o tema da criação e principalmente da criação visual. 

A série traz grande nomes do design, pessoas que estão por trás de produtos que a gente usa no nosso dia a dia (como o Instagram) para falar sobre a prática e os bastidores do design.

 


publicado em 06 de Novembro de 2019, 06:00
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: