5 one man bands que vão derrubar seu queixo | Eu ouvi pra você #39

Uma só pessoa fazendo um som que você não vai sentir falta de nada. Sim, tem e muito!

Como o próprio nome já diz, o conceito de one man band diz respeito a uma só pessoa fazendo todo o som que talvez precisasse de uma banda inteira.

Alguns utilizam-se das benesses da tecnologia, completando a ausência de mais músicos com o que há de melhor no universo digital dos loopers, oitavadores, beats eletrônicos, etc. Outros preferem fazer à moda antiga, realmente tocando tudo ao mesmo tempo.

Independente disso, o que temos aqui é de cair o queixo. Músicas e performances inacreditáveis, cruas, absurdas.

Selecionei aqui cinco bandas de um homem só.

Tash Sultana

Link Youtube

E a primeira não é bem uma banda de um homem mas de uma mulher só. :)

A Tash tem apenas 22 aninhos e quase 20 anos de experiência com a guitarra. Sim, ganhou seu primeiro instrumento aos 3 anos e humilha qualquer um, não só por que é incrivelmente proficiente, mas por que resolve toda a bucha sozinha com loops e efeitos.

Gosto como ela foge ao usual das one man (ou woman) bands e toca um estilo bem diverso do rock/blues/folk.

Shakey Graves

Link Youtube

Esse cara pende mais pro folk, tem uma voz bem interessante, mais rasgada, mas sem deixar de alternar com a leveza própria do estilo. É um som bem bonito.

Reignwolf

Link Youtube

Para quem já viu Tenacious D, o que posso dizer é que esse cara deve ter roubado a Pick Of Destiny. 

* * *

E no Brasil?

Suricato

Link Youtube

O Suricato é mais famoso pela sua participação no Superstar da Globo e costuma ser uma banda completa também, mas o Rodrigo Suricato volta e meia pega toda a responsa pra si. 

Para quem gosta de rock brasileiro mais tradicional, na linha do Barão Vermelho, é uma boa pedida.

O Lendário Chucrobillyman

Link Youtube

O Lendário Chucrobillyman faz um som mais cru, mais punk e ao mesmo tempo que remete às origens do rock e do blues. Cite one man band no Brasil e as chances são grandes de alguém mencionar ele.

* * *

É isso, pessoal. Você pode não ter amigos, mas isso não impede de fazer um som fodido.

Até a próxima! 

* * *

Jabá honesto: veja mais recomendações musicais aqui. E, se estiver de bom humor, pode dar um pulo aqui e ouvir meu EP pra me fazer muito feliz. 


publicado em 05 de Novembro de 2017, 14:13
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura