7 aplicativos para você "salvar o mundo" pelo computador

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

A prática de sustentabilidade ambiental saiu da categoria modinha para se destacar entre as necessidades do cotidiano. Mais do que pensar, planejar e agir visando o futuro, tornou-se necessário compartilhar oportunidade e situações que cheguem até outras pessoas.

Seja na casa, na escola ou no trabalho. Todo querem "salvar o mundo". Nos comportamos como se tudo fosse uma questão global. Ok, até existem até simbólicas atitudes com essa finalidade. Nada lá muito eficaz, mas que geram uma cosquinha no futuro.

O escritório – ou firma, para os bons – é onde você passar maior parte do dia. De nada adianta ter uma casa totalmente ecológica se no trabalho você destrói, exagera e impossibilita atitudes sustentáveis. O ambiente profissional, local onde costumeiramente ocorre um enorme exagero de consumo, é perfeito para dar o primeiro passo em busca de mudanças.

Mudanças essas que não são geradas somente em grande atitudes. Mas em pequenas adaptações. Hoje, felizmente, a tecnologia nos proporciona opções de monitoramento de consumo, controle de desperdício e economia de gastos. São softwares, aplicativos e extensões que, aparentemente singelos, fazem toda diferença.

Experimente somar o resultado no final.

Nada mal. Mas não é preciso ir tão longe para iniciar uma revolução

Black Pixel

Esse aplicativo lançado pelo Greenpeace Brasil tem o objetivo de reduzir as emissões de carbono de uma forma bem diferenciada: matando um pixel por monitor.

Basta fazer o download de um programa de computador (disponível para Mac e PC), para instalar um quadradinho negro que aparecerá em todas as páginas que o usuário abrir. Mesmo parecendo insignificante em um único computador, quadradinhos nas telas de milhões de pessoas gerariam resultados surpreendentes.

Os organizadores acreditam que um milhão de pessoas apoiando a ideia poupariam 57 mil watts por hora, o equivalente a 1.425 lâmpadas de 40 watts apagadas.

Link YouTube | Imagine alguns black pixels juntos

EcoD

O EcoD tem uma navegação bem intuitiva para acessar informações, em tempo real, sobre os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico.

Direcionadas para os diversos públicos, é possível encontrar casos de sucessos, soluções e dados importantes que auxiliem a sociedade a desenvolver uma opinião crítica e a ter atitudes sustentáveis no trabalho e no cotidiano.

O EcoD possibilita todas as coordenadas para você fazer o trabalho necessário

.WWF

É de conhecimento publico empenho da WWF na luta pela preservação da natureza. E uma das mais geniais sacadas do grupo foi o desenvolvimento do projeto “Save as WWF, save a tree” que contempla a criação de um formato de arquivo ecologicamente correto, o .WWF, que não pode ser impresso, barrando o uso desnecessário de impressões.

Antigamente disponível apenas para MAC, a extensão já pode ser encontrada também para PC.

Link YouTube | ctrl + s .wwf

Ecofont

Porém, por mais que a atitude da WWF será brilhante, uma hora você vai precisar imprimir. A solução nesse caso é utilizar a Ecofont, uma fonte que economiza até 20% de tinta.

A Ecofont é baseada na fonte Vera Sans. Sua capacidade de economizar deve-se simplesmente ao fato de possuir diversos círculos dentro dos caracteres impressos, o que faz com que se gaste menos tinta sem sequer alterar a qualidade da impressão.

Link YouTube | Reduza o consumo de tinta na sua impressora

Waterprint

O Waterprint é um sistema desenvolvido para os usuário de iPhone que calcula a quantidade total de água embutida em todas as suas atividades diárias.

Desde a água consumida para beber, até o volume total gasto na fabricação da pasta de dente que você utilizou essa manhã ou no algodão que serviu de matéria-prima para sua camiseta, tudo é contabilizado e somado ao seu saldo.

É possível determinar de forma simples e rápida o quanto você gastar no total e quais atividade são mais prejudiciais.

Nada passa batido pelo super completo Waterprint

Solar Surge

Pode até parecer um case comum, mas essa engenhoca é capaz de carregar o iPhone ou iPod Touch por meio de energia solar. Esse dispositivo, o primeiro do gênero a levar o selo Apple de qualidade, possui uma bateria interna que alimenta o gadget enquanto protege contra arranhões.

Se estiver um dia chuvoso, o case também pode ser alimentado via USB. O nível da bateria é indicado por LEDs na parte externa do estojo. O Solar Case oferece uma app para o iPhone/iPod Touch que pode ser obtida no iTunes, para facilitar o gerenciamento da energia através do próprio aparelho.

Link YouTube | Eis um produto que venderia bem em Cuiabá

E você? Já iniciou um download para salvar o mundo?

Oferecimento: Pirelli

A Pirelli, empresa conhecida pela preocupação com sustentabilidade, reutilização de recursos e meio ambiente, acaba de lançar o pneu ecofriendly. Com material diferenciado, o pneu tem vida maior e é um dos mais leves da categoria.

Experimente a emoção de uma troca de pneus da Pirelli com o exclusivo game. Quem tiver o melhor tempo ganha um fodástico curso no BMW Driver Training. O treinamento é realizado no circuito de provas da Pirelli.


publicado em 11 de Outubro de 2011, 07:55
1979477 10151908674667531 2130035329 n jpg

Rodrigo Cambiaghi

é especialista em mídia programática e monetização de sites. Reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, moto, games, horta de casa, cozinha e a louça que não acaba nunca.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: