8 sites para entender um pouco mais sobre política internacional

Ou: como fugir da bolha ideológica do Facebook

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Quantas vezes já não vimos aquela análise sobre um assunto de política internacional na nossa timeline do Facebook que incorre em um amontoado de senso comum, ou ainda na visão exclusiva de um autor sem levar em conta os outros diferentes aspectos da situação. Parece familiar, não?

Pensando nisso, formulei essa lista com 8 sites dos mais variados lugares do mundo que produzem análises de assuntos internacionais baseados em diferentes pontos de vista que nos estimulam a tentar entender um pouco sobre os variados aspectos de uma mesma situação.

Nota: todos os sites estão ou em português ou inglês para facilidade de leitura e compreensão, mas não necessariamente são sites restritos a área geográfica desses dois idiomas.

Sem mais delongas, apresento-lhes a lista:

Foreign Affairs

Criada em 1922 para discussão de política externa americana e assuntos globais, é hoje uma das maiores plataformas de debate sobre política internacional do mundo, através de suas várias formas revista impressa, website, aplicativos para telefones e redes sociais.

Dica de artigo: Afinal, de quem é a culpa da crise grega? (em inglês)

Foreign Policy

Fundada a mais de 40 anos pelo cientista político Samuel Huntington, famoso por seu livro “O choque de Civilizações”, em 2008, foi adquirida pela Washington Post Company e, assim como a Foreign Affairs, possui diversas plataformas para discussão de assuntos internacionais mas com um viés bem diferente da primeira da lista.

Dica de artigo: Merkel, Grécia e Nietzsche (em inglês)

Al Jazeera

Criada em 1996 no Catar, transmite em árabe e inglês desde 2006, possui canais de televisão e websites e proporciona uma nova visão sobre o Oriente Médio menos ocidentalizada e que emerge do epicentro do conflito. Novas visões para um velho dilema internacional são sempre bem vindas.

Dica de artigo: Acordo nuclear entre Irã e Estados Unidos, visto do Oriente Médio (em inglês)

Outras Palavras

Criado em 2009, o site reúne diversos artigos sobre os mais variados temas políticos nacionais e internacionais com uma gama bastante expressiva de opiniões diferentes, proporcionando a experiência de debates bastante ricos.

Dica de artigo: Saindo um pouco da análise internacional mas ainda na análise política, Hannah Arendt e sua contemporaneidade

Stratfor

Criado em 1996 por George Friedman, as publicações possuem um viés mais econômico do que político, define-se como sendo uma firma de consultoria e inteligência geopolítica voltada para o público em geral e para empresas corporativas.

Dica de artigo: NSA, espionagem e liberdade (em inglês)

The Guardian

Jornal britânico fundado em 1821, esteve pouco tempo atrás no olho do furacão ao publicar as primeiras histórias baseadas nos documentos do caso Edward Snowden, sofrendo ameaças para bloquear a publicação de informações referentes à espionagem estadounidense pelo serviço de inteligência britânico.

Dica de artigo: Varoufakis e Marxismo, por ele mesmo (em inglês)

New Eastern Outlook (NEO)

Criado pelo Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia, é um periódico digital editado em Moscou, é um jornal colaborativo que segundo sua própria definição busca o entendimento acima da ideologia e promover um olhar estratégico em detrimento da simples reportagem.

Dica de artigo: O que une e separa Equador e Grécia (em inglês)

El País (Brasil)

Jornal espanhol fundado em 1976, em 2013 chegou ao país com sua versão El País Brasil, que conta com publicações próprias e artigos traduzidos de seu irmão mais velho espanhol.

Dica de artigo: Qualquer um da Eliane Brum, dê uma chance amigão, não vai se arrepender.

* * *

Esses são 8 dos diversos sites que proporcionam análises sobre política internacional e procuram entender as situações que as permeiam através de um olhar mais amplo e menos simplista/generalista. 

Está na hora de fugir da bolha ideológica de sua timeline no Facebook e ouvir opiniões diferentes da sua.

Gostou da lista? Não gostou? Fique a vontade para dar sugestões nos comentários.


publicado em 30 de Julho de 2015, 13:04
Renan

Renan Colnago

Estudante de Relações Internacionais e projeto de escritor. É grato à miopia por ter visto a vida por outras lentes, amante de cinema escandinavo, adora discutir política.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: