9 músicos fodas nos ensinam sobre expressão musical

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Este foi um debate que começou pelo e-mail do PapodeHomem, com o Guilherme me trazendo a sugestão de ouvir o Milos Karadaglic.

Abri o texto indicado por ele e me deparei com este parágrafo.

"Milos Karadaglic, conhecido pelos fãs apenas por Milos, sentou sozinho no palco vazio do Joe's Pub, uma casa de shows em Manhattan, semana passada, sozinho com seu violão. Tocando as coisas do seu álbum mais recente, "Pasión", ele estava no comando. Não por exigir atenção, mas por atrair o público, sensualmente, assombrosamente, e com uma clareza de propósito e técnica.
Em alguns momentos parecia impossível que aquilo fosse apenas um homem com um violão (apesar de no final ele realmente ter se juntado a um quarteto de cordas), dada a multitude de acordes e texturas conjuradas por ele."

Eu não vi isso. O Fabio Rodrigues também não. E ele comentou o seguinte:

"Esse cara é bom, mas é um executor, é X. Tem, literalmente, milhares de executores bons. Ele não é referência de nada especial (a não ser de mais um executor X bom)."

Link Youtube | Este é um bom executor, com uma boa produção, um bom videoclipe e é bonitão também. E daí?

E, putz, que estopim legal para se trocar uma ideia.

Como, definitivamente, não adiantaria de nada eu ficar aqui gastando todo o meu – inexistente – conhecimento sobre teoria musical, decidi sair perguntando pelo QG quais músicos eles consideravam referência em expressão.

A lista que eu obtive, compartilho com vocês agora.

Jader Pires - Tom Waits

Gustavo Gitti - Esperanza Spaldin

Luiza de Castro - Justin Vernon

Luciano Ribeiro - Florence Welch

Bracht - Jack White

Rodrigo Cambiaghi - Flea

Fred Fagundes - Elvis Presley

Guilherme Valadares – Lenine

Fabio Rodrigues - Brad Mehldau

O papo segue nos comentários.

Quem são os músicos diferenciados, os caras que fazem vocês sentarem e realmente sentirem alguma coisa por meio da música que tocam?


publicado em 04 de Agosto de 2012, 17:48
Avatar01

Luciano Andolini

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Facebook e Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: