A 4 anos da Copa, Brasil perde para África do Sul em infraestrutura

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Faltando apenas quatro anos para sediar a próxima Copa do Mundo e, em seguida, os Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil aparece como terceiro pior em um relatório que analisou a qualidade da infraestrutura de 20 países. Na lista, apresentada no Fórum Econômico Mundial em Genebra, ficamos empatados com a Colômbia e atrás de países como México, China, Turquia e África do Sul.

Mesmo tendo uma das dez maiores economias do mundo, a precariedade das nossas estradas, portos, ferrovias e aeroportos é sempre empurrada com a barriga, e isso pode acabar gerando situações como o apagão aéreo de alguns anos atrás, lembram? No item infraestrutura portuária, por exemplo, o Brasil foi o lanterninha da lista e, no ferroviário, ficou em penúltimo, longe dos líderes França e Alemanha.

Mapas dos metrôs de Paris, Londres, Berlim e São Paulo. Notou alguma diferença? (clique para ampliar)

O pior é que, durante a Copa deste ano, não faltaram críticas da imprensa brasileira ao sistema de transporte da África do Sul. Na nossa vez, veremos como isso virá à tona.

Fica aí mais um tópico a ser levado em consideração neste ano de eleição, já que, infelizmente, ainda não existe a varinha mágica que, como JK tentou, faz crescer 50 anos em 5.


publicado em 10 de Agosto de 2010, 18:12
E4c14111fbfb81a75b22984e3520ada9?s=130

Thiago Rocha Kiwi

É nosso correspondente em Londres. Jornalista, nascido e criado na selva paulistana, gosta das oportunidades desafiadoras. Apaixonado por informação e conhecimento, enxerga o trabalho como uma forma de evolução e a internet como revolução. No Twitter, @thiagokiwi.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: