Como se transforma a paternidade no Brasil? Faltam apenas 4 dias para o PAI: Os desafios da paternidade atual.
Compre já o seu ingresso!

A Casa dos Sete Erros

Situada na Rua Ipiranga, nº 716, da serrana Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Casa dos Sete Erros – Casa Mal Assombrada ou, mais austero, Casa da Ipiranga – é uma singular obra de arte que atravessa a história, vindo diretamente do Brasil imperial até nós.

Construída em 1884 por Karl Spangenberg a mando de José Tavares Guerra, tem esse apelido devido aos "erros" existentes na arquitetura quando comparados os lados esquerdo e direito da fachada da casa. Qualquer observador nota de cara a estética assimétrica produzida propositalmente pelo idealizador da obra.

Encontrou os 7 erros?

Repleta de detalhes impecáveis que vão de fora para dentro, do piso ao teto, conta, por exemplo, com jardins de Auguste Glaziou, lareira em mármore de Carrara e cocheira em estilo germânico. Mas a estética não para por aí: para além da sofisticação de cada peça, representa diversos símbolos maçônicos, alguns evidentes, outros que só mesmo os iniciados ou estudiosos saberão reconhecer.

Foi aberta ao público em 2006, abrigando o Centro Cultural Casa da Ipiranga, onde são realizados concertos, musicais, peças de teatro e workshops. E tem ainda um restaurante que funciona na antiga cocheira.

Andar pelos corredores, atravessar os salões, sentir o cheiro, admirar as pinturas no teto e os mais de 300 quadros de Carl Schaefer faz com que, com um pouco de imaginação e sensibilidade, sejamos levados através do tempo.

Estando em Petrópolis, não deixe de ir a este lugar incrível. Apesar dos dois apelidos sugestivos, não é atração de parque de diversões. Vá encontrar os sete acertos ao vivo.

Serviço:
Rua Ipiranga, 716 Centro Petrópolis - RJ
24 2231-8718 | casadaipiranga@yahoo.com.br
Aberta de quinta a terça, das 12 às 18h
Bordeaux Restaurante: todos os dias a partir das 12h.

Oferecimento: Vivo On

Para mais dicas imperdíveis, acesse o blog Vivo On.


publicado em 22 de Setembro de 2010, 10:27
7bad5b31f4d700d0a7b1550a64b104e4?s=130

Danilo Freire

Advogado que não lida bem com prazos. Estudante de Filosofia que tem déficit de atenção. Cadeirante, era ruim em matemática, calculou mal um mergulho e desde então é tetraplégico. No Twitter, responde por @danilotetra.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura