A energia solar já abastece metade da Califórnia! A Alemanha já está pagando para vizinhos usarem a sua

Uma solução e um problema: a energia solar está aumentando e fazendo com que o preço de custo fosse a zero, chegando a ficar negativo

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Mais da metade da energia elétrica produzida e utilizada por algumas horas na Califórnia, Estados Unidos, veio da energia solar. O estado, que possui 39 milhões de habitantes (São Paulo tem 45M e Minas Gerais chega a 20M, pra se ter ideia). 

Placas de energia solar na Califórnia

Quinze anos separam a produção de quase zero a 5000 MW (megawatt) do estado que, segundo a newsletter da Meio, é responsável por um terço do PIB estadounidense. "A política cria problemas novos: no período entre 8h e 14h do mês passado, gerou-se mais energia do que se consumiu, fazendo com que o preço de custo fosse a zero, chegando a ficar negativo". 

A Alemanha já produz tanta energia sustentável que precisa pagar para países vizinhos utilizarem essa delícia toda, pra não quebrar o sistema de consumo de energia.

E aqui?

O Brasil tem um dos índices de radiação solar mais altos do mundo, mas, atualmente, a energia solar contribui apenas com 0,2% da matriz energética no país.

Leituras para saber mais

A revolução energética já começou e você não vai querer ficar de fora;

Já não se faz eletricidade como antigamente: o futuro da geração de energia em grande e pequena escala;

Energia sustentável, boa para o planeta e para o bolso.


publicado em 18 de Abril de 2017, 00:00
Logo pdh png

Redação PdH

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo. Para mergulhar na toca do coelho e conhecer a visão editorial do PdH, venha por aqui.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: