Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

A Garota Dinamarquesa – e outras garotas e garotos trans

Saiu ontem o trailer do filme que conta a história de Lili Elbe

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg
  • 130x50 jpg

Hoje vi o Jader chorar aqui no QG. Não tínhamos nem chegado na metade do dia e já haviam caído inúmeros ciscos nos olhos dele enquanto rodava no Youtube o novo trailer de A Garota Dinamarquesa.

O filme é baseado numa história real, a de Lili Elbe, uma mulher transexual que se descobriu já na idade adulta, lá pros anos 1930. Antes casada com a ilustradora Gerda Gewener e chamada Einar, nome masculino, Lili percebeu-se mulher quando, na falta de uma das modelos que posavam para a esposa, decidiu ajudar e colocou um vestido de seda.

A partir daí, passou a viver como realmente era. Foi a primeira pessoa a se submeter à uma cirurgia de mudança de sexo. Lili tentou até um transplante de ovários, que foi rejeitado, e passou por cinco operações no total. Faleceu dois dias depois da última, com cinquenta anos.

O filme deve ser lançado em fevereiro do ano que vem aqui no Brasil e Lili vai ser interpretada pelo ator cisgênero Eddie Redmayne, que já ganhou o Oscar de melhor ator por A teoria de tudo.

Redmayne teve atuação sensacional no último filme e confio na qualidade da interpretação de Lili. Outros atores e atrizes cisgênero também já interpretaram transexuais, como no caso de About Ray, com Elle Fanning no papel de Ray:

O Jader chorou com esse também

E também na série da Amazon Prime, Transparent, na qual o ator Jeffrey Tambor é Maura:

Mas por que não empregar transexuais para estes papeis?

O mercado de trabalho, em geral, ainda é muito resistente ao emprego de transgêneros e isso não me parece ser exceção pra Hollywood. Por isso, fico bem feliz quando os vejo tomando as rédeas de sua realidade mesmo na ficção, como é o caso da atriz Laverne Cox, que interpreta Sophia na série Orange is the new black, do Netflix:

O serviço de streaming têm atuado justamente no sentido de dar aos trans personagens trans, e foi o que vimos de novo em Sense8, no qual a atriz Jamie Clayton interpreta Nomi:

Vamos tocar essa conversa nos comentários? Outras recomendações de filmes e séries que contem com personagens e atores transexuais serão muito bem-vindos – a casa agradece.


publicado em 02 de Setembro de 2015, 15:30
10710799 10152759290008996 1807417555040828999 n

Marcela Campos

Tão encantada com as possibilidades da vida que tem um pézinho aqui e outro acolá – estuda Jornalismo na Universidade de São Paulo, mas também cursa Saúde Reprodutiva Holística no Justisse College. Compõe a equipe de conteúdo do PapodeHomem, modera uma comunidade de quase dez mil mulheres e não tem preguiça de bater um papo bom.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: