A Lenda do Tesouro Perdido 2

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Vivara130x50 jpg
  • Selo dorel jpg

Nicolas Cage é provavelmente o ator mais inconstante de Hollywood. Um dia ele aparece com algo de cair o queixo como Despedida em Las Vegas (Oscar de melhor ator), e coisas buenas como Os Vigaristas e Senhor da Guerra.

Até mesmo convenceu como herói de ação em Con Air. Mas nada o impede de vez em quando de protagonizar um filme pipoca despretensioso.

nicolas-cage
Cage na clássica pose "sou durão demais pra essa foto"

Em A Lenda do Tesouro 2, o personagem de Nicolas Cage tem que tentar provar que seu tataravô não fez parte da trama para assassinar o presidente Abraham Lincoln, apesar de uma página recém-descoberta do diário do assassino aparentemente aponte-o como o chefe de todo o esquema.

Segue-se então uma viagem pelo mundo seguindo pistas inacreditáveis e invadindo lugares como o Palácio de Buckingham, o Salão Oval da casa branca ( incluindo aí um mini-sequestro do presidente em plena festa de aniversário do mesmo sob a pretensa de explorar túneis antigos. É, você leu isso corretamente.), e a Biblioteca do Congresso.

Enquanto isso, um vilão tenta roubar as pistas para conseguir chegar à Cidade de Ouro de Cíbola (ham? De onde saiu isto?) antes dos protagonistas.

Imagino que os roteiristas deste filme pegaram roteiros rejeitados de Indiana Jones, misturaram com um livro do Dan Brown e um livro de história americana. A Disney, empresa notoriamente conservadora têm um público cativo ao seu estilo, valores, e estética geral com o qual pode contar pelo menos para pagar em ingressos o valor do filme, portanto A Lenda do Tesouro 2 não se arrisca em nada.

lenda_tesouro
Se o set já está iluminado, porque diabos me deram essa lanterna?

Ao gênero, o filme não traz nada de novo. A graça está nas referências reais e no misto de história com ficção, um pretexto similar ao do Código Da Vinci.

As atuações de Ed Harris e Jon Voight, dois atores de cacife em papéis coadjuvantes, acrescentam ao filme um certo pedigree e atuações competentes, ainda que em papéis limitados. Dá pra ver que os dois se tentaram dar cor aos seus personagens, mas o desenvolvimento deles fica em segundo plano à trama desconexa e divertida do filme..

O filme tem um tom patriótico admirável; suas fraquezas são basicamente as referências históricas obscuras e o tema um pouco fora do alcance de qualquer cidadão não estadunidense, e o final não é definitivo, deixa possibilidades para sequências.

Se você gostou dos Goonies e dos Caçadores da Arca Perdida, provavelmente vai gostar de A Lenda do Tesouro 2 e se divertir por duas horas de viagem pelo mundo e pela história de um dos episódios mais infames da história dos EUA.

Trailer em português

Boa Sessão da tarde!

Diversão: 6/10
Relevância: 5/10
Cinematografia 5/10
Média: 5.4

-----------------------------------------------------------------------


publicado em 23 de Janeiro de 2008, 00:46
B316df57e10890d51abccbaf59cfb2c3?s=130

Igor Alexandre

Igor Alexandre ainda não nos disse nada sobre ele. Sim, também estamos curiosos.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: