A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

A masculinidade nossa de cada dia

O que é ser homem para você? Não me refiro aqui ao velho bate-papo sobre machismo; minha pergunta vai mais além. Não é sobre como os homens se posicionam perante às mulheres e sim sobre como você se posiciona diante do mundo como homem.

Encarar a vida de peito aberto? Sim, qualidade de guerreiro

O comportamento masculino padrão foi bem doentio até o século passado, com homens sem demonstrar emoções, controladores, se considerando superiores às mulheres, etc. Hoje, ainda se observa muitos sinais de que essas características persistem, umas mais amenas, outras nem tanto (basta olhar as estatísticas de violência contra a mulher).

Tony Porter, nesse vídeo do TED, fala um pouco sobre essa “caixa” a qual muitos homens ainda estão presos e sobre a possibilidade de viver livre dela. Conta sobre sua juventude, sobre como quase perdeu a virgindade e fala um pouco mais desse modelo doentio de masculinidade, muito presente na adolescência dele.

Link TED | Dá pra colocar a legenda em portugês lá no player do TED

Mas e você, como homem, como anda tratando as pessoas que te rodeiam?


publicado em 03 de Setembro de 2011, 07:10
Paulo ribeiro estrategistas jpg

Paulo Ribeiro

Marido, escritor e estrategista da In Loco Media. Escreve sobre filosofia e crescimento pessoal sem mimimi no portal Estrategistas e tem uma lista de recomendações de leituras para mais de 8 mil pessoas. Levanta peso do chão e está aprendendo data science do zero no Data Noob.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura