Abertura Radical: o mundo e o futuro estão abertos

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

O evento de conferências TEDGLOBAL 2012 aconteceu agora no mês passado, sob o tema "Radical Openness". As palestras giraram em torno dessa noção de que hoje, se ainda há fronteiras físicas, pelo menos o campo das ideias está completamente aberto. Elas surgem aqui, ali, encontram outras, se transformam... Graças aos avanços na tecnologia, hoje as nossas ideias são livres para "fazer sexo" com outras e dar origem a todo tipo de novo pensamento, praticamente sem obstáculo algum. E isso está mudando o mundo positivamente.

Essa visão de tecno-otimismo, com a qual eu muito me identifico, foi destilada e expandida pelo apresentador, jornalista e cineasta Jason Silva no estonteante vídeo abaixo, que serviu de introdução ao TEDGLOBAL desse ano. Metralhando referências, ele pega sua mente pela mão e a conduz por um passeio da qual ela vai voltar ofegante e empolgada.

Veja abaixo e exploda sua mente.

"RADICAL OPENNESS" - for TEDGlobal 2012 by @Jason_Silva from Jason Silva on Vimeo.

[00:12] Matt Ridley: jornalista, cientista e escritor britânico, recentemente escreveu o livro The Rational Optimism: How Prosperity Evolves.

[00:19] James Gleick: escritor, jornalista e biógrafo americano, indicado três vezes ao prêmio Pulitzer.

[00:35] Richard Dawkins: biólogo e escritor americano, famoso por criticar a crença religiosa em sua obra de 2006 Deus, um delírio.

[00:55] Ray Kurzweilinventor e futurista americano, pioneiro nos campos de reconhecimento ótico de caracteres, síntese de voz, reconhecimento de fala e teclados eletrônicos. Ele é autor de livros sobre saúde, inteligência artificial, transumanismo, singularidade tecnológica e futurologia.

[01:17] Terence McKenna: escritor, professor, pensador e filósofo americano, com obras publicadas sobre uma incrível variedade de assuntos, de drogas psicodélicas a alquimia e extraterrestres, passando por evolução das civilizações e teorias sobre o início e fim do universo.

[01:36] Imaginary Foundation: um misterioso coletivo de pensadores baseado na Suíça. "Evitando publicidade direta, a equipe buscou no vestuário um inusitado veículo para levar as suas ideias além do círculo acadêmico e até a cultura pop". Eles vendem umas camisetas muito incríveis.

[02:02] Freeman Dyson: físico e matemático britânico nascido em 1923, famoso nas áreas de astronomia e engenharia nuclear, entre outras.

[02:08] Blake e Byron: muito provavelmente William Blake e Lord Byron, poetas ingleses da era romântica.

[02:10] Friedrich Nietzsche: um dos mais famosos e reconhecidos filósofos da História, escreveu textos críticos sobre assuntos como religião, moralismo, cultura contemporânea do século 19 e ciência.

[02:19] Kevin Kellyfundador e diretor executivo da revista americana Wired, talvez a mais conceituada revista de tecnologia do mundo. Também fotógrafo e estudioso de cultura digital.


publicado em 09 de Julho de 2012, 14:23
File

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.\r\n\r\n[Facebook | Twitter]


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: