Álbum de figurinhas: Alex e o Brasil x Argentina em uma pessoa só

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Asm selo png

Nem Shakira, nem Cláudia Leite. A canção de maior sucesso da Copa do Mundo de 2014 é argentina, e vai ecoar de forma praticamente ininterrupta nos menos de quatro dias que separam a noite de hoje da final no Rio de Janeiro. 

"Brasil, decime qué se siente / tener en casa tu papá / te juro que aunque pasen los años/ nunca nos vamos a olvidar/ Que el Diego te gambeteó / que Cani te vacunó / estás llorando desde Italia hasta hoy / a Messi lo vas a ver / la Copa nos va a traer / Maradona es más grande que Pelé".
pizzasur

Enquanto testemunhava o jogo amarrado ao lado de outros apaixonados pela albiceleste em um restaurante do bairro do Cruzeiro, em Belo Horizonte, Alex, de 30 anos, não parava de cantá-la. Argentino com nacionalidade brasileira, cresceu acostumado a dividir-se entre os dois países. Inclusive na Copa.

Até ontem, sonhava com uma final entre os dois vizinhos da América Latina. Decepcionou-se com um Brasil “que não entrou em campo”. Hoje, assistiu à partida do início ao fim com chuteira, meião, short azul, peruca, camisa e uma máscara do Maradona. Eufórico com a volta da Argentina a uma final de Copa do Mundo depois de 24 anos, arrumou um jeitinho de continuar com a torcida em dose dupla e jogar a rivalidade para escanteio: sonhando alto.

A Argentina agora tem de vingar o Brasil. Vamos ganhar de 7 a 1.

pizzasur-2
Se o patriotismo pode ser uma prisão, imagine um duplo patriotismo?
pizzasur-6
pizzasur-4
pizzasur-3

***

Uma Copa do Mundo se faz com pessoas.

As que entram em campo, as que viajam para testemunhá-la, as que enchem as ruas, as que se voluntariam, as que torcem e as que veem no evento uma oportunidade para garantir seu sustento ou para extravasar.

A seção “Álbum de Figurinhas” pretende contar, com um microrrelato artesanal e um retrato por dia, a história de algumas dessas pessoas, muitas vezes invisíveis, que povoam os bastidores da Copa do Mundo do Brasil.

BH

Para ler todos os textos, basta entrar no nosso Álbum de Figurinhas.


publicado em 09 de Julho de 2014, 23:43
Ismael veredas corte jpeg

Ismael dos Anjos

Ismael dos Anjos é mineiro, jornalista e fotógrafo. Acredita que uma boa história, não importa o formato escolhido, tem o poder de fomentar diálogos, humanizar, provocar empatia, educar, inspirar e fazer das pessoas protagonistas de suas próprias narrativas. Siga-o no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: