Anderson Silva vs. Chael Sonnen: agora a porra ficou séria

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Selo dorel jpg
  • Vivara130x50 jpg

Nenhuma luta na história do UFC causou tanto alarde como a que está para acontecer essa noite. Nunca antes um esporte de combate teve tanta expectativa quanto está tendo agora. O fato de dois homens entrarem em uma jaula para se confrontarem nunca gerou tanta audiência.

Essa é a luta mais esperada de todos os tempos.

Tá sentindo a eletricidade?
Silva vs Sonnen

Mas por quê?

Anderson Silva é um lutador polêmico. Poucas de suas lutas não geram algum alarde, e todos os outros lutadores parecem querer destronar o Aranha do cargo de melhor do mundo. Quem o fizer, será lembrado para sempre. Essa vontade de tomar um cinturão tão difícil, no maior evento de MMA do mundo, causa um estranho comportamento. Os adversários ficam malucos.

Todos tentam provocar, desestabilizar, criar algum tipo de tensão que quebre essa calma que Anderson traz para dentro do octógono, e apenas um homem conseguiu fazer isso dentro do UFC: Chael Sonnen.

No último confronto, Sonnen atropelou Anderson silva por 5 rounds consecutivos. Ficou por cima, amassando seu rosto com uma quantidade de golpes impressionante. No início do último Round, todos estavam certos de que Anderson perderia aquela luta. Apenas um milagre daria essa vitória para o Aranha. Esse milagre se chama Brazilian Jiu-Jitsu.

Silva vs Sonnen

Quando a porra fica séria

Desde o primeiro minuto em que acabou o UFC 117, Sonnen passou a disparar ofensas contra Anderson gratuitamente. O nível foi baixando até o ponto em que as ofensas começaram a ser dirigidas à esposa e família do brasileiro – e até ao Brasil como país.

Um de seus depoimentos mais revoltantes foi em relação à esposa de Anderson:

“Eu vou passar por cima dele. Depois vou chutar a sua porta, dar um tapa na bunda da esposa e pedir que me faça um bife, ao ponto, do jeito que eu gosto.”

Anderson Silva ficou puto e respondeu:

YouTube | "Tudo que ele não apanhou do pai e da mãe, vai apanhar de mim"

Mas nem toda polêmica da luta vem das besteiras que o “American Gangster” fala por aí. Existem coisas mais sérias por trás disso tudo.

A luta estava acordada para acontecer no Brasil. Era uma das determinações do campeão Silva para aceitar o combate. Depois de marcada, luta foi transferida para os EUA, e sua data modificada para o fim de semana da independência americana.

Chael recebeu permissão para utilizar testosterona como tratamento terapêutico, justificando com uma deficiência hormonal, que Anderson alega, foi causado pelo abuso de esteroides. Assim, Sonnen estará “turbinado” contra o Aranha.

Anderson quase atropela Sonnen na conferência pré-luta
Silva vs Sonnen

Mas quem ganha?

Ambos lutadores têm plena condição de vencer esse confronto. Tento o tempo todo me desvincular da paixão e analisar tudo de uma forma mais clara, menos ofuscada.

Para isso, nada melhor que números:

Anderson tem um recorde de 31-4, sendo que a última vez que viu o árbitro levantar o braço do oponente foi após a desqualificação, em 20 de Janeiro de 2005, contra Yushin Okami no evento Rumble on the Rock 8. Anderson nocauteou Okami com um chute ilegal. Já a última derrota de Sonnen foi para Damian Maia, que não teve a mínima chance contra Anderson. Chael tem um recorde de 27-11, também não é pouca coisa.

Apesar de ilegal, foi bem maneiro
Silva vs Okami gif

Em números mais precisos, Anderson Silva é o lutador com mais nocautes, somando mais do que a metade de suas vitórias, num total de 18 (TKO/KO), ou 53%. Sonnen tem um número bem inferior, apenas 26% de suas vitórias foram por nocaute, totalizando 7.

Anderson é o lutador mais preciso do Ultimate, com sucesso em 68% dos golpes desferidos. Contra Chael Sonnen, que acerta menos da metade dos golpes, apenas 44%. Mas o dado que confirma a superioridade de Anderson em cima de Sonnen, comprovando que os números anteriores não são apenas uma diferença de foco entre os lutadores, são as estatísticas de quedas.

Anderson conseguiu derrubar seus oponentes 78% das vezes que tentou. Já Sonnen, que é especialista em wrestling, derrubou apenas 62% das vezes.

Entretanto, os números do primeiro confronto entre os dois mostram uma dissonância.

No primeiro confronto, o Aranha acertou apenas 29 dos 57 golpes que arriscou contra Sonnen. Do outro lado, o American Gangster acertou brutais 320 golpes, entre os impressionantes 434 “golpes significantes” desferidos.

Mas um número conta muito a favor de Anderson nessas estatísticas, a soma de mais uma vitória por submissão em seu cartel.

Os números gerais favorecem muito nosso compatriota, mas os da última luta entre os dois demonstram uma enorme superioridade de Sonnen. Anderson diz que lutou com a costela fraturada, talvez isso justifique esses resultados. Existe também a situação em que as lutas não se encaixam. A estratégia do outro lutador, por mais que seja inferior, consegue anular completamente o jogo do até então campeão.

A luta é hoje, 7 de Julho, a partir das 19:45, e será transmitido no Brasil apenas pelo Pay-per-view do canal Combate.

O bixo vai pegar.

YouTube


publicado em 07 de Julho de 2012, 08:42
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: