Apresentamos a vocês o Portal Homem

"Os homens não estão confusos. Ainda que o discurso padrão insista na incerteza masculina, os homens não estão perdidos. A única mudança é que agora temos múltiplos referenciais masculinos.
Em vez de impor o que é e o que não é ser homem hoje, e se surgisse um espaço para reconhecer, apreciar, iluminar, expandir, compartilhar tais experiências? Uma mesa para papos autênticos, bobos ou filosóficos. Para nos empurrarmos uns aos outros em direção a uma vida melhor – em todos os sentidos. Um portal de nome simples: Homem.
Puxe uma cadeira."

Assim demos início ao maior projeto já realizado na história do PdH. Como bom anfitrião, cá estou para apresentar a vocês nossos novos mecenas e contar a história por trás.

A Natura nos convocou para sermos os responsáveis por todo o conteúdo de seu portal voltado ao público masculino, fruto do esforço de comunicação da marca ao lançar sua linha de produtos voltada para os cuecas. Como devem supor, é algo grande, bem grande.

Por que nós?

Temos uma maneira muito própria de trabalhar com conteúdo. Nos envolvemos mais fundo, dispendemos de mais tempo do que o usual e costumamos descartar premissas tradicionais. Não raro, clientes caem pra trás com nossas sugestões de pautas. Tal qualidade vem sendo construída ao longo dos últimos quatro anos. Nosso selo pela transparência online, a relação com os mecenas e o guia de boas práticas foram passos que visam consolidar e compartilhar nosso modus operandi.

Somos artesãos de conteúdo.

Contamos histórias, criamos espaços, movimentos e cultivamos provocações. O "de sempre" definitivamente não é a especialidade da casa. Ainda que isso nos custe um bocado de negócios perdidos, acreditamos ser o caminho correto a seguir, a longo prazo.

Essa postura foi justamente o principal atrativo para a Natura, creio. Donos de uma presença inquestionável junto ao público feminino, nos deram como desafio criar uma voz para travar diálogos reais com homens. Confiaram a nós a concepção da linha narrativa, projeto editorial, gestão da comunidade e da presença nas redes sociais. Apresentamos até mesmo a sugestão de nome para a empreitada, "Portal Homem", que nos deixou bastante satisfeitos ao ser aprovada.

Para ambas as partes, isto representa um salto ousado. Do nosso lado, pensamos, "Vamos oferecer nosso melhor, nosso real tesouro – a capacidade em criar espaços e narrativas para o homem". Isso é bem diferente de "escrever uns posts". Não estávamos dispostos a colocar isso na mesa facilmente. Do lado deles, um passo em falso poderia custar alguns milhões de reais e pesados danos em imagem. Porém, ao longo das negociações ficou clara a visão da Natura, da Gommo (tecnologia) e da AG2 Publicis Modem, agência responsável pelo projeto, que apresentou nossa proposta e defendeu nossa participação. Estavam dispostos a mirar fora da curva.

E assim fizemos.

Quem aí reconhece a imagem destaque?

Há quatro anos e alguns meses, enquanto espancava as primeiras letras de nosso artigo inaugural, não vislumbrava tal cenário. Uma das maiores marcas de cosméticos do mundo, junto a uma das maiores agências digitais do mundo, nos convidando como criadores de narrativas. Reconhecimento inigualável, um marco.

O Portal Homem vai se distinguir do que leem aqui em muitos sentidos, ainda que possa soar similar. Desviamos da óbvia preocupação estética que poderiam imaginar ao tomar conhecimento de um portal chancelado pela Natura. Focamos em conversas autênticas com homens, pensando no que seria um tom masculino e proprietário com gênese nos valores Natura, mas fundamentalmente distinto do aspecto feminino. Um posicionamento sutil.

No entanto, a melhor maneira de explicar é pedir a cada um que leia e acompanhe nosso trabalho por lá. Vamos compartilhar os destaques do Portal Homem periodicamente no PdH. Por hora, recomendo os seguintes textos:

É isso, caros. Acessem www.portalhomem.com.br, acompanhem o Twitter @portal_homem e deixem seus comentários, críticas, pauladas e elogios. Abração!


publicado em 10 de Agosto de 2011, 10:56
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura