Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

As 50 cidades mais violentas do mundo

O Novo Mundo ainda está em guerra.

Basta olhar a pesquisa feita pela organização não governamental Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, que utilizou as taxas de homicídio do ano de 2013 para classificar as cidades como mais ou menos violentas.

violenciaenacapulco

Separadas as 50 cidades mais violentas do mundo, três são africanas (Cidade do Cabo, Nelson Mandela Bay e Durban, todas na África do Sul). O resto está aqui, no grande Haiti.

16 delas são cidades brasileiras:

5. Maceió;

7. Fortaleza;

9. João Pessoa;

12. Natal;

13. Salvador;

14. Vitória (ES).

15. São Luís;

23. Belém;

25. Campina Grande;

28. Goiânia;

29. Cuiabá;

31. Manaus;

39. Recife;

40. Macapá;

44. Belo Horizonte;

46. Aracaju.

Fora isso, ainda temos cidades em Honduras, Venezuela, Guatemala, El Salvador, México e Estados Unidos.

Veja a lista completa

cidades

Alguns pitacos

Toda essa estatística seria ainda pior, não só no Brasil, mas para todos os países envolvidos. Há uma quantidade considerável de mortes não contabilizadas -- seja no Faroeste Caboclo brasileiro ou no norte mexicano tomado pelo narcotráfico -- e erros de dedução por parte das autoridades, como neste caso recente:


Adolescente gay é achado desfigurado após se perder em festa em SP


Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto na madrugada do último sábado (11), na avenida Nove de Julho, região central de São Paulo. O jovem tinha sido visto pela última vez em uma festa destinada ao público gay na República (centro).
Dentro da boate, Kaique Augusto Batista dos Santos teria dito a amigos que havia perdido a carteira e o celular. O grupo se separou para procurar os objetos, e Kaique não foi mais visto.
Segundo pessoas da família de Kaique que fizeram o reconhecimento do corpo, não havia dentes na boca do garoto. Uma barra de ferro estava dentro da perna dele. As causas da morte descritas no atestado de óbito são traumatismo craniano, traumatismo intracraniano e agente contundente.
O boletim de ocorrência foi registrado como suicídio no 2º DP (Bom Retiro), mas ainda não há, segundo a Polícia Civil, evidências do que aconteceu e linha de investigação ainda pode mudar.
Folha de S. Paulo, online de 16/01/2014.

Outro ponto é o do armamento sem controles por parte da população civil, que detém 90% das 15 milhões de armas de fogo do país. Dessas, metade é ilegal, ou seja, não possui registro e certamente estão nas mãos de pessoas não capacitadas para utilizá-las.

Os Estados Unidos acabam entrando nas estatísticas pelo mesmo motivo, devido a facilidade com que pessoas não capacitadas tem  para obter uma arma de fogo.

Os países citados -- em maior ou menor medida -- estão se desenvolvendo e parcelas da população estão ascendendo, enquanto boa parte ainda permanece no abandono e ostracismo. Para alcançar essa escalada, geralmente em locais onde o Estado não atua de qualquer maneira, acabam adotando a prática de negócios que envolvem violência e, claro, intimidação por morte e vinganças.


publicado em 22 de Janeiro de 2014, 08:00
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna Do Amor. Tem dois livros publicados, o livro Do Amor e o Ela Prefere as Uvas Verdes, além de escrever histórias de verdade no Cartas de Amor, em que ele escreve um conto exclusivo pra você.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura