A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

As torcidas mais malucas da Europa

O que canta quem canta nos estádios europeus?

Nas últimas semanas a gente aproveitou a reta final da Champions League e te convidou para um percurso pelo futebol europeu. Relembramos jogos históricos, listamos jogadores brasileiros que marcaram época, falamos sobre o sentimento de amor à camisa e fizemos uma análise das lições que podemos tirar da Europa e aplicar aqui, no Brasilzão. Mas você deve ter notado que ficou faltando uma coisa.

Ficou faltando falar justamente do motivo pelo qual tudo isso existe: a torcida. Afinal de contas, a gente já não sabe mais se tem 'tanta gente fanática por futebol porque ele é muito legal' ou se 'o futebol é muito legal porque tem tanta gente fanática por ele'.

De um jeito ou de outro, a verdade é que não existe outro esporte capaz de movimentar tantas multidões. E a nossa experiência nas Olimpíadas mostrou que quando outros esportes experimentam a sensação de ter uma 'torcida de futebol' a coisa pode fugir do controle, hue hue.

É por isso que, para encerrar esse percurso, a gente vai falar do motor de tudo isso. Assim, quando o narrador abrir o áudio da torcida na próxima transmissão, você vai entender o que eles estão cantando e até acompanhar se quiser.

Graças à plataforma FanChants você pode conhecer o grito de praticamente qualquer torcida do mundo. Eles reúnem arquivos de áudio dos cantos, colocam a letra e até fazem uma 'tradução' para o inglês, se você quiser entender o que, sei lá, a torcida de algum time russo canta.

Abaixo separei alguns vídeos de algumas das torcidas mais malucas da Europa. É uma galera apaixonada que vai desde o famoso Liverpool até o quase completamente esquecido Estrela Vermelha.

Manchester United

Eu nunca fui à Manchester, mas me disseram que, ressalvas à parte, não há muito o que se fazer por lá além de beber muito e talvez assistir a uma bela partida de futebol. Ao que me parece, é exatamente isso que os torcedores do Manchester United gostam de fazer. Vencendo ou perdendo sempre há uma desculpa para lotar os pubs e usar a criatividade etílica para bolar as piores mais divertidas musiquinhas de toda a Europa.

Link Youtube

Liverpool

Já a torcida do rival Liverpool é bem diferente. Os caras tem o privilégio de cantar Beatles no estádio sem pegar mal e aí ficaram conhecidos pelo gosto refinado nas arquibancadas. O maior exemplar disso é o coro pré-jogo de "You'll never walk alone" que já foi inclusive motivo de artigo aqui no PdH:

Link Youtube

Borussia Dortmund

Outra torcida que eu particularmente gosto muito é a do Borussia Dortmund. Além de compartilharem do episódio citado acima, quando cantaram a música junto com a torcida do Liverpool num confronto de Champions League, os caras são conhecidos por montarem a Muralha Amarela quando jogam em casa. Suas músicas podem até não ser tão famosas por aqui (o idioma não ajuda), mas seus mosaicos são:

Link Youtube

Frankufrt

Ainda na Alemanha, podemos destacar a torcida do pequeno Frankufrt. Eles não são tão conhecidos e não aparecem tanto por essas bandas, mas nem por isso são menos apaixonados. Os caras tem uma capacidade de sincronia enorme e pulam muito. Tem vídeos dos caras fazendo tremer a arquibancada, aqui destaquei um que não tem o melhor ângulo, mas dá pra ter uma ideia:

Link Youtube

Fenerbahce

Não muito longe dali, na Turquia, também há uma torcida conhecida por se divertir bastante durante as partidas de futebol. Os caras do Fenerbahce também puxam a coreografia. Eu precisava terminar esse texto, mas não conseguia parar de ver o vídeo:

Link Youtube

Galatasaray

E pra ninguém ficar com ciúme lá na Turquia, vale destacar também a torcida do Galatasaray. Eles fazem de tudo: bandeiras, mosaicos, cantos, fumaça. E aí o estádio sempre vira uma loucura com eles:

Link Youtube

Ajax

Se o Liverpool tem sua música característica, o Ajax também tem. E nesse caso é Three Little Birds, de Bob Marley. A festa que esses caras fazem fica bonita:

Link Youtube

Estrela Vermelha

Dá Sérvia vem o destemido Estrela Vermelha e se o time é a estrela vermelha o estádio não pode ficar de outra cor que não seja essa. É por isso que seus torcedores pintam o estádio de vermelho com seus sinalizadores e fazem a festa sempre que o time entra em campo. E quem não pula, passa frio.

Link Youtube

Panathinaikos

Já que essa torcida do Estrela Vermelha até dá um gostinho de Libertadores, vamos deixar as coisas um pouco mais latinas e descer até a Grécia para conhecer a torcida maluca do Panathinaikos. Lá, os caras não torcem só pro futebol, mas tem pro basquete (como é o caso) e para os outros esportes do clube, o importante é honrar o amor à camisa. E olha só que legal:

Link Youtube

***

Teria muito mais pra completar, abrangendo outros países e torcidas de clubes até maiores, mas essa parte eu deixo pra vocês: e aí, quais outras merecem entrar na lista?

A gente se fala nos comentários.

Mecenas: Esporte Interativo e SKY

Quer ver o espetáculo que as torcidas da Juventus e do Real Madrid estão preparando para a final da Champions League?

A partir de R$ 89,90 por mês, você assina SKY, acompanha todos os jogos da Champions pelo Esporte Interativo e de quebra, ganha mais uma enorme variedade de canais de esporte, filmes, séries e cultura.

Ligue para 4004-2868 ou acesse aqui.


publicado em 12 de Maio de 2017, 13:56
Breno franca jpg

Breno França

Editor do PapodeHomem, é formado em jornalismo pela ECA-USP onde administrou a Jornalismo Júnior, organizou campeonatos da ECAtlética e presidiu o JUCA. Siga ele no Facebook e comente Brenão.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura