A conversa sobre paternidade é uma das mais importantes do nosso tempo. Venha para o PAI: Os desafios da paternidade atual, discutir e colocar em prática o tema.
Compre já o seu ingresso!

Até onde pode nos levar uma bunda presa na cadeira...

Preguiça pode ser considerada doença? Pelo menos é o que pensam os pesquisadores Richard Weiler e Emmanuel Stamatakis, segundo notícia do Daily Telegraph. O mote da pesquisa feita no Reino Unido é uma suposta forte ligação entre inatividade física – o tão falado, mas pouco combatido, sedentarismo – e a saúde fraca.

Segundo eles, a inatividade física deveria ser reconhecida como doença por causa das significativas taxas de morbidade (a quantidade de casos diagnosticados na população estudada) e mortalidade (o número de mortes dentro da mesma população) associadas ao sedentarismo, provando que a preguiça não seria exatamente um pecado capital, ainda que seja essa a profissão daquele cunhado que vive lhe pedindo dinheiro emprestado.

O estudo confirma o que já se sabia há tempos: o sedentarismo não causa apenas obesidade. Outro estudo publicado pelos mesmos médicos, no final de maio, mostra que a lista de males provocados pela inatividade física continua com "doença cardíaca, diabetes tipo 2, problemas de saúde mental e pressão alta".

Corredor novato (funcionário do McDonald's?) dando uma descansada após os primeiros 90 metros.

Retoques e remendos só pioram a situação

Sinceramente? Essa pesquisa é ótima pra mostrar que a cultura da lipo – cirurgias feitas de forma indiscriminada para fins estéticos – é uma fábrica de sonhos que terminam no dia seguinte. Se o cidadão já não fazia exercícios, imagine então após cortar fora aquilo que o incomodava! Resumo: ficará facilmente suscetível a adoecer ou voltar ao peso anterior.

Não existe fórmula mágica. Redução de estômago, controle de peso, nutrição adequada, exercícios físicos: nenhum desses, de forma isolada, nos deixará saudáveis. O conjunto de práticas saudáveis, com o acompanhamento médico e o bom e velho equilíbrio dão conta do recado.

Sou obrigado a admitir: pelo naipe dessas doenças aí em cima, estou levantando da cadeira agora mesmo.


publicado em 18 de Agosto de 2010, 17:22
89399bd29d6965db6b0f256284031a98?s=130

Pedro Bizareli

Finge pesquisar Fisiologia e Biofísica pra torrar a bolsa de iniciação científica em belos pratos de nhoque de espinafre à bolonhesa e em ávidas tentativas de marcar o segundo gol no PES. Responde no twitter por @bizareli.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura