Estamos procurando um autor para escrever sobre saúde do homem no PdH! Topa? Mais informações aqui.

Audi TTs: dirigindo um supercarro esportivo

A vontade de enfiar pé no acelerador até sentir o carro decolar é a primeira reação de qualquer ogro. Comportamento amador.

O grande barato ao dirigir uma belezinha mais cara do que o bônus anual de um CEO não é só a velocidade ou as mulheres virando o pescoço. É saber explorar o que o carro tem pra te oferecer. Mesmo os donos dessas máquinas costumam desconhecer todo os recursos disponíveis.

Sub-aproveitar um carro desses é como contratar o Alex Atala para ser seu cozinheiro particular e pedir macarrão à bolonhesa, todos os dias.

Audi TTs

Por isso, aqui vão algumas dicas para aproveitar realmente bem um supercarro quando chegar sua vez de dar uma voltinha.

1. Conheça tudo que puder antes de entrar nele

O manual completo é enorme, eu sei.

Leia o manual resumido, lá vai encontrar as principais características e funções. A ficha técnica do Audi TTs que dirigimos no PapodeHomem é:


  • Tração integral nas 4 rodas

  • Motor 2.0 turbo

  • 272 CV

  • 350 Nm de torque

  • Peso: 1.415 kg

  • Câmbio S-tronic 6 velocidades e dupla embreagem

  • Velocidade máxima: 250km/h - limitado eletronicamente (dizem por aí que o carro atinge 290km/h)

  • Sistema de som Bose

Valor do carango: R$ 315.482,00

Audi TTs

Em comparação, os 350 Nm de torque quase igualam o TTs a uma caminhonete a diesel. Os carros 1.6 costumam não ter nem metade desse número. 272 cavalos de potência é quase o quádruplo de um carro 1.0.

Na prática, estamos falando de 0 a 100 km/h em 5.2 segundos.

Dois detalhes realmente maneiros desse carro:


  • acima de 130 km/h, se estiver com o botão Magnectic Ride acionado, a suspensão vai ser ajustada, ficando mais firme e levemente mais baixa. O aerofólio também vai levantar automaticamente, usando a aerodinâmica para "colar" o carro no chão e dar mais estabilidade.

  • o Modo S do câmbio deixa o carro com uma tocada mais esportiva, esticando as trocas de marcha. Andar nesse modo na cidade seria burrice e desperdício de combustível.

2. Conheça as ruas e estradas onde vai dirigir

Sabe por que os carros esportivos e super esportivos não costumam vir com navegador GPS? Ninguém com um carro desses sai pisando onde não conhece – e não me refiro só à posição dos radares, mas também das curvas, retas, saídas e, no caso do Brasil, buracos.

Buracos ferram a suspensão, podem causar bolha nos pneus e amassar a roda, em especial de carros esportivos com pneu de perfil baixo.

Audi TTs

3. Abasteça com uma gasolina decente

Colocar gasolina comum no seu TTs  é como dar vinho Sangue de Boi pra Scarlett Johansson.

Seja generoso. Carros esportivos sempre pedem gasolina Podium. Além de ser a recomendada pelos fabricantes, aumenta o desempenho do motor.

Aproveite a parada no posto para checar pressão dos pneus, nível do óleo e da água.

Gasolina comum vs. Podium
A gasolina Podium é um combustível de alto desempenho, comercializada pela Petrobrás. Em comparação com a gasolina comum, ou mesmo aditivada, ela tem uma octanagem maior, o que significa uma maior resistência à detonação. Na prática, ela faz com que o motor opere com desempenho maior.
Uma gasolina mais pura, a Podium deixa menos resíduos no motor (diminuindo a longo prazo os gastos com manutenção) e libera bem menos enxofre ao ser queimada.
Nem todo carro se beneficia dessa iguaria. Só use se o seu motor for de alto desempenho ou tiver taxa de compressão maior que 9.5.
turbocar.com.br

4. Você não é um piloto, comece devagar

Não pise até o talo na primeira reta que avistar, em 5 segundos o velocímetro vai bater 100 km/h. Se não souber o que está fazendo, vai bater no muro e passar o resto da sua vida pagando um carro que, como já disse, custa mais que o bônus anual de um CEO.

Ande numa rua esburacada, passe em lombadas e sinta se o carro é duro ou macio, faça curvas estreitas. Acostume-se com as dimensões dele e seu desempenho.

5. Banco deitado pra trás é hábito de quem não sabe dirigir

Você pode se achar muito fodão com o banco deitado para trás, mas isso não é um bom hábito. Em especial, num carro com 350 Nm de torque. Você vai deitar na primeira pisada funda, pagando de idiota.

Posicione também os retrovisores de maneira correta, lembrando que quanto mais virados para o carro, menor é o seu campo de visão. As extremidade dos retrovisores costumam ser convexas justamente para diminuir os pontos cegos.

Clint no Audi TTs

6. Escolha o horário

Com um carrão desses você vai querer mais é sair à noite com os vidros abaixados, olhando a mulherada na rua, né? Talvez, mas essa não é a melhor forma de curtir o carro em si. Para isso, acorde acorde cedo e vá pegar uma estrada.

Gosto de sair por volta das 7 da manhã de sábado ou domingo, quando as rodovias têm a paz e o espaço necessários para exercitar a fúria de um carro como esse.

7. Desligue todas as possíveis distrações


  • Esqueça o celular. Coloque no silencioso e tire a vibração ou desligue. Você realmente não quer ser surpreendido por uma ligação quando estiver em alta velocidade.

  • Não deixe objetos soltos que possam ficar "sambando" durante as curvas.

  • Desligue o som. Prefiro reservar os primeiros momentos para ouvir atentamente o motor, a turbina e o asfalto. Em algum momento me canso e sinto vontade de ligar um som (até porque, no caso do TTs, é um sensacional sistema da Bose), mas sempre evito trilhas sonoras capazes de inspirar qualquer tipo de instinto assassino ou agressivo.

Audi TTs

8. Feche os vidros

Ao andar com a janela aberta, você está essencialmente jogando fora todos os anos e fortunas investidas em pesquisas de aerodinâmica e testes em túneis de vento. Além de prejudicar o desempenho do carro, você corre o risco de deixar entrar pedrinhas ou insetos dentro do carro.

9. Não se deslumbre

Você vai receber olhares. Femininos, masculinos, até de animais. Se você não conseguir abstrair disso e prestar atenção no carro e no trânsito, você é apenas um acidente esperando para acontecer.

10. Aproveite, porra

Com todas as preocupações de segurança, responsabilidade e performance em mente, não vá esquecer de se divertir. Todos os homens gostariam de estar em seu lugar e todas as mulheres de estar a seu lado. Você é praticamente um James Bond.

Tenha bom senso nas suas decisões e, aí sim, pise fundo.

Audi TTs
Guilherme também dirigiu, mas só porque era aniversário dele

publicado em 10 de Maio de 2012, 13:38
Fa6216a91d207a00d48a0f1c69f44eb9?s=130

Rodrigo Cambiaghi

Gerente de Mídia do PapodeHomem, é especialista em mídia programática e monetização de sites. Reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, games, horta de casa, cozinha e a louça que não acaba nunca.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura